Temas Variados » Cooperativa transforma pallets em presentes! Reuso de materiais

Cooperativa transforma pallets em presentes! Reuso de materiais



processo-de-fabricacao-de-produtos-recilados-de-palets_0
 

 

 

Cooperativa transforma pallets usados, que antes iam para os lixões, em novos produtos que são vendidos em grandes lojas de material para escritório. É emprego e renda vindo do lixo!

 

 

Na última reportagem de nossa série de visitas a empreendimentos que transformam o que antes ia para o lixo em novos produtos, hoje conheceremos um pouco mais sobre a Unindo Forças. Veja os outros empreendimentos visitados.

 

No ano de 2000, no começo da cooperativa, eram 40 pessoas, depois passaram a ser 20 até chegarem ao mínimo de cinco cooperados. Até que, em 2005, com a ajuda da prefeitura de Barueri, do Instituto Alphaville e do projeto ITCP da FGV, a cooperativa passou por um processo de reestruturação e treinamento, e tem hoje 17 cooperados, que dividem igualmente os lucros e recebem em média R$ 800,00 por mês.

 

cooperativa-unindo-forcas-moveis-de-palet-caixas-acabadasQuem nos apresenta a cooperativa e nos conta mais sobre essa história é Jordânia, uma das fundadoras da cooperativa e que esta lá desde 2000. Os pallets (aqueles suportes de madeiras usados para transportar cargas e que deveriam ser reutilizados pelas empresas, mas não o são) são doados à cooperativa por empresas da região ou, quando a demanda é grande, são retirados pessoalmente por Jordânia.

 

Chegando na cooperativa os pallets são desmontados, os pregos são separados e vendidos, e a madeira segue para o corte e as duas primeiras lixações. Na etapa seguinte os produtos são montados e partem para o acabamento, onde receberão um demanda de cera e serão novamente lixados.

 

Jordânia nos conta que no começo, a maior parte da produção era vendida em feiras e eventos, normalmente organizados pela prefeitura, que sedia espaço para a cooperativa expor seus produtos. Mas além dessa alternativa ser muito trabalhosa, pois os cooperados tinham que parar seus trabalhos para cuidar da organização dos eventos, as vendas eram baixas e variavam bastante.

 

cooperativa-unindo-forcas-moveis-de-palet-fachadacooperativa-unindo-forcas-moveis-de-palet-galpao

 

Hoje depois do apoio das instituições já citadas, a cooperativa realiza um trabalho para a captação de clientes empresariais, que possam vender esses produtos em suas lojas. E como fruto dessa captação de clientes já conseguiu-se parcerias com grandes empresas, como, por exemplo, a TokStok, que passou a vender os produtos da cooperativa Unindo Forças em suas lojas. Jordânia nos conta que já estão procurando mais cooperados para poder atender à demanda crescente pelos produtos feitos de pallets.

 

 

ponto de interrogacao verde

 

* Você sabia? A Unindo Forças calcula que utilize, em média, 1.000 pallets por mês, evitando que estes sejam jogados fora e trazendo renda a 17 cooperados da comunidade carente do Vale do Sol, em Barueri.

 

 

Fica aqui o nosso convite para que conheçam pessoalmente a cooperativa e vejam o trabalho desenvolvido por eles.  E não deixe de utilizar os produtos da cooperativa na decoração de sua casa ou hotel. Esta é a melhor forma de ajudar esses empreendimentos a continuarem crescendo e ajudar a natureza e a comunidade local. No site da Unindo Forças é possível ver os produtos que eles vendem.

 

 

 

cooperativa-unindo-forcas-moveis-de-palet-panfleto

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



4 Respostas para Cooperativa transforma pallets em presentes! Reuso de materiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.