Melhores Práticas » Dicas para tornar seu hotel ou pousada sustentável

Dicas para tornar seu hotel ou pousada sustentável



 

Reunimos todas as dicas já dadas no Portal para tornar seu hotel ou pousada sustentável.

 

São dicas simples e algumas sem nenhum custo para serem implementadas, mas que farão grande diferença para o meio ambiente e para a comunidade onde seu empreendimento atua.

 

-> Veja a segunda parte da matéria com todas as dicas para tonar seu hotel ou pousada sustentável já dadas no Portal <-

 

Seja criterioso na seleção de áreas para implantação de gramados. Apesar de cumprirem funções de lazer e bem-estar, exigem manutenção constante e alto consumo de água.

 

Não plante árvores e plantas que não sejam nativas da região (consomem mais água, não atraem a fauna local, entre outros problemas).

 

Instale um sistema de captação de água de chuva para utilização em jardins e quintais e, se possível, nos vasos sanitários. É economia para você e para o planeta!

exemplos-tanque-slim-captacao-agua-chuva

 

Utilize toalhas e roupas de cama danificadas como panos de limpeza.

 

Reguladores de tensão elétrica para refrigeradores podem economizar até 20% de energia.

 

Substitua o uso de galões de água por filtros ou purificadores de água, é economia para o ambiente e para você! E não se esqueça de abolir o uso de copos descartáveis!

 

Disponibilize lixeiras específicas para materiais recicláveis nas áreas comuns, nos quartos e em locais de acesso exclusivo de funcionários.

 

Dê preferência a pratos da culinária local em seu cardápio.

 

Um sistema de comando computadorizado para elevadores pode gerar uma economia de até 40% no consumo.

 

torneira-eletronicaTorneiras eletrônicas podem economizar até 70% de água por uso.

 

Em algumas máquinas de lavar roupa a energia gasta para aquecer a água pode chegar a 90% do total consumido na lavagem.

 

Na garagem rebaixe as luminárias instaladas entre as vigas do teto da garagem. Dessa forma o nível de iluminação aumentará.

 

Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, otorneira_gotejando que representa 1.380 litros por mês;

 

Um filete de água de mais ou menos dois milímetros desperdiça 4.140 litros de água
por mês;

 

Um furo de dois milímetros no encanamento, para uma pressão de 15 m de coluna de água, desperdiça, aproximadamente, 3.200 litros por dia.

 

 

Não utilize porções individuais de alimentos (manteiga, geleia, açúcar). Utilize porta condimentos e forneça porções individuais apenas quando solicitado.

 

Telhado verde! Traz conforto térmico e acústico, vantagens estéticas e arquitetônicas e pode reduzir em até 30% o consumo de energia. telhado_verde

 

Prefira máquinas de lavar “frontload”, que apesar de custarem mais caro, gastam muito menos energia.

 

Controladores de vazão de chuveiro podem economizar até 70% de água por uso.

 

Chuveiros econômicos utilizam menos água e energia e seu payback médio é 5 meses.

 

 

Bacias sanitárias com caixa acoplada ou de dois fluxos podem economizar de 50% a 70% de água por acionamento.

 

onibus-turistico

Disponibilize o itinerário dos ônibus da região e incentive seu uso. Os transportes são os maiores emissores de CO2 durante uma viagem.

 

Em locais espaçosos é melhor utilizar poucas lâmpadas de maior intensidade luminosa ao invés de várias lâmpadas de menor intensidade.

 

Não se esqueça de quando for desativar lâmpadas fluorescentes, desligar também o reator, caso contrário, ele continuará consumindo energia.

 

A lâmpada fluorescente não deve ser jogada no lixo comum, nem em aterros sanitários, porque possui mercúrio (elemento químico) e fósforo em sua composição. É classificada como contaminante químico. Caso tenha destino inadequado, a lâmpada fluorescente pode poluir o ar, solo, lençóis freáticos, rios, chuvas, animais e o homem, comprometendo a cadeia alimentar. Deve ser destinada a empresas de reciclagem.

 

A utilização de sensores de presença em garagens pode significar uma redução de até 67% em relação ao consumo de energia em ambientes sem o equipamento.

 

Faça as simulações de seu hotel e descubra o quanto você gasta atualmente e o quanto poderia economizarwww.ecocasa.org/simuladores.php

dispenser-de-shampoo


Utilize dispensers para amenities! Você evita muitas embalagens desnecessárias e ainda gera economia na compra dos refis.

 

Nas garagens, sempre que possível, ilumine somente as áreas de circulação dos veículos e não os boxes.

 

Que tal utilizar os “restos” de sabão e sabonetes como detergente para limpar panos de limpeza?

 

Você sabia que existem financiamentos especiais para compra de equipamentos que economizem energia? Veja mais sobre o  PROESCO do BNDES.

 

Equipamentos eficientes: Substitua todos os eletro-eletrônicos que tenham mais de 02 anos de uso e não possuam selo Procel.

 

Realize um inventário das emissões de CO2 de seu empreendimento e viajantes e, se possível, compense essas emissões.

 

Você sabia que existem sensores que desligam automaticamente o ar condicionado quando portas e janelas são abertas? É uma ótima forma de conscientização e economia de energia.

 

Amigo hoteleiro, você sabia que existem  equipamentos de medição individualizada de energia e água por quartos ou andares? É uma ótima forma de encontrar desperdícios de energia ou de água.

 

Paredes vivas são uma ótima forma de deixar o ambiente mais fresco e aumentar o apelo estético de seu empreendimento.

 

Mostre que seu hotel é contra a exploração sexual. Imprima e coloque sinalização contra essa pratica em seu empreendimento. (Clique para aumentar)

 

exploracao-sexual1exploracao-sexual10exploracao-sexual4exploracao-sexual2

 

 

Patrocine eventos da região. Pode ser através de recursos financeiros, hospedagens, divulgação em site e outros. É uma ótima forma de ajudar a trazer recursos para a comunidade local e ainda ajuda a divulgar a cidade!

 

Instale sensores de presença em locais onde não seja possível utilizar lâmpadas econômicas (locais onde as lâmpadas são acesas e desligadas muitas vezes ou que não necessitam ficar acesas o tempo todo, como em jardins, garagens e banheiros coletivos).

 

Que tal criar um guia da região com estabelecimentos de pequenos produtores (restaurantes e bares de donos locais, artesanato, guias turísticos, curso de culinária, linhas de ônibus, dentre outros)? Aproveite para listar as trilhas da região, locais históricos, breve historia da região e etc. Está é uma ótima forma de ajudar a comunidade local e ainda fazer om que seu hóspedes volte mais vezes e recomende a região à amigos.

 

Sabemos que a venda de água é uma fonte de recursos para seu hotel. Mas analise a opção de disponibilizar água de filtro em moringas  gratuitamente para seus hóspedes. Você diminui o uso de embalagens descartáveis e ainda oferece um mimo ao seu hóspede.

 

Vede todas as portas e janelas em locais com ar condicionado e não esqueça de conscientizar os colaboradores para manter tudo fechado quando este equipamento estiver ligado. Lembre-se, o ar condicionado é um dos maiores vilões da conta de luz!

reciclando oleo cozinha

 

 

Óleo usado? Separe-o e encaminhe para empresas recicladoras, ou faça ainda mais, e seja um ponto de coleta para a comunidade local. Veja oque é  feito com o óleo usado que é encaminhado para as empresas recicladoras.

 

 

 

-> Veja a segunda parte da matéria com todas as dicas já dadas no Portal <-

 

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.