Caixa Livre » Diferença entre painel fotovoltaico e painel para aquecimento de água

Diferença entre painel fotovoltaico e painel para aquecimento de água



 

 

O Sol é a maior fonte de energia disponível. Os continentes recebem ao longo do ano mil vezes mais energia do que o consumo anual da humanidade. A grande questão é como aproveitar essa enorme fonte de energia.

 

 

Veja outras formas de economizar água e energia em Guia de Sustentabilidade para Instalações Domiciliares. Água e Energia

 

Duas formas de aproveitamento dessa fonte são: a energia solar fotovoltaica e a térmica. Na energia fotovoltaica ocorre a transformação da radiação solar em energia elétrica, através da criação de uma corrente elétrica pela radiação solar em materiais semicondutores. Já a energia solar térmica consiste no aquecimento da água pela radiação solar. 

 

 

ponto de interrogacao verdeVocê sabia? O aquecimento de água para banho é responsável por 20 a 30% do consumo total de energia de uma casa.

Fonte: noticias.uol.com.br

 

Energia Solar Fotovoltaica

 

A radiação solar é transformada em eletricidade através de painéis solares que geram uma corrente elétrica. Os painéis utilizados nessa transformação são feitos de duas camadas, uma de silício com fósforo e outra de silício com boro, e a iteração dessas duas camadas durante a insolação gera a corrente elétrica.

 

O grande problema da energia fotovoltaica é seu custo, o preço vem sendo reduzido ano a ano, porém o valor das células solares e dos demais componentes para sua instalação como baterias e inversores de carga ainda é elevado, o que torna o custo da energia caro se comparado a outras fontes, sendo mais indicado para lugares que não possuem acesso a rede elétrica.

 

 

Energia Solar Térmica

 

A utilização da energia solar térmica é um processo simples, que começa através de um reservatório de água que transfere água fria para um coletor solar. O coletor é o equipamento responsável por aquecer a água através da radiação solar que incide sobre o mesmo. A captação dessa radiação se dá por placas metálicas que recebem, na maioria das vezes, uma pintura preta para elevar sua capacidade de absorção da luz. A água aquecida no coletor solar é transferida para o Boiler, um reservatório feito de material termicamente isolante para manter a água aquecida até seu uso.

 

A circulação de água no sistema se dá por um processo natural chamado termofissão, que ocorre por causa da diferença de densidade da água quente e fria. Em alguns casos a circulação pode ser induzida por motobombas, processo normalmente feito em sistemas de grande porte. Na figura abaixo se pode ver um sistema simplificado de um coletor solar.

 

 

Fonte: www.dasolabrava.org.br

 

 

Essa forma de aproveitamento da energia solar possui um custo-benefício bem melhor se comprado ao da placa fotovoltaica, isso porque os custos envolvidos são bem menores, porém seu uso é limitado a processos que necessitem de água quente como banho, aquecimento de piscina e alguns processos industriais.

 

 

 

Aquecedor solar de pequeno porte

 

 

Captação de energia solar no setor hoteleiro

 

O setor hoteleiro tem grande necessidade de aquecimento de água, tanto para banho e aquecimento de piscinas, como para a lavagem de roupas. Segundo a DASOL (Departamento Nacional de Aquecimento Solar) estima-se que cerca de 6,24% de toda a energia produzida no Brasil é utilizada para aquecimento de água para banho. Em empreendimentos hoteleiros o aquecimento corresponde a 20% do consumo de energia elétrica e de até 40% do consumo global de recursos energéticos.

Fonte: www.revistahoteis.com.br

Há diversas experiências que mostraram que além de tornar o empreendimento menos impactante ao meio ambiente, a instalação de um sistema de aquecimento solar também é financeiramente vantajosa, pois o custo de instalação do sistema é pago em pouco tempo se comparado com o tempo de vida do mesmo.

 

Para se dimensionar um sistema de aquecimento solar deve ser considerada a necessidade de água quente do empreendimento, a incidência solar no local ao longo do ano e a inclinação do painel solar. Também é importante, na hora de adquirir um equipamento, verificar se o mesmo foi certificado pelo INMETRO, através de seu programa de rotulagem.

 

 

Aquecedor solar de grande porte

 

 

Aquecedor Solar de Baixo Custo

 

No Brasil vêm sendo desenvolvidas diversas iniciativas para se desenvolver sistemas de aquecimento solar mais acessíveis, com o objetivo principal de serem utilizadas em projetos habitacionais para famílias de baixa renda. Esses aquecedores usam materiais mais baratos, como tubos de PVC ao invés de cobre, e isolamento térmico mais simples.

 

Esses sistemas possuem sérias limitações da temperatura máxima atingida pela água e de sua durabilidade, porém seus custos são bem menores que de um sistema normal, sendo uma ótima opção para serem usados de forma complementar a um sistema de aquecimento elétrico. Uma das mais bem sucedidas iniciativas, é o sistema criado pela ONG Sociedade do Sol, que desenvolve pesquisas com aquecedores solares de baixo custo, e oferece manuais em seu site para sua fabricação.

 

 

 

Aquecedor solar de baixo custo

 

 

Onde comprar

 

Uma das primeiras ações ambientais adotadas por um empreendimento que queira tornar-se mais sustentável deve ser a instalação de painéis solares para o aquecimento da água. Isto porque essa tecnologia uni os benefícios ao meio ambiente, através da economia de energia elétrica, com o beneficio econômico para o hotel ou pousada, pois o sistema gera grande economia no médio e longo prazo, favorecendo com que o empreendimento tenha melhor saúde financeira e continue a existir por mais tempo.

 

Independente do sistema de aquecimento escolhido, são necessários estudos prévios para a avaliação do potencial de geração de energia e a viabilidade da instalação. Por isso, a contratação de uma empresa especializada é altamente recomendada. É necessária também a contratação de mão de obra especializada para a instalação do sistema.

 

O custo aproximado de um sistema para aquecimento solar de água para um hotel ou pousada com 30 quartos é de R$ 28.000,00, mais a instalação (2013).

 

Já para uma residência onde moram quatro pessoas, o custo aproximado é de R$ 2.000,00, mais a instalação (2013).

 

Hoje calcula-se que o prazo médio para que o investimento feito seja economizado na conta de luz (payback) seja de dois anos.

 

Veja lista com fornecedores de sistemas de captação de energia solar.

 

 

Para mais informações:

www.dasolabrava.org.br (Departamento Nacional de Aquecimento Solar da ABRAVA)

www.abrava.com.br (A hora e vez da energia solar nos hotéis)

www.sociedadedosol.org.br

 

 

Carlos Eduardo Cagna, Abril de 2013.

 

dudu-jpg

 

Nosso colaborador, Carlos Eduardo Cagna, é Gestor Ambiental formado pela USP.

[email protected]

 

 

 

 

Conheça as ações de sustentabilidade desenvolvidas por outros empreendimentos em nosso cadastro das melhores práticas do setor.

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Diferença entre painel fotovoltaico e painel para aquecimento de água

  1. REGINA ADELIA R.BEZERRA DE MENEZES diz:

    estou construiindo casa na serra no ceara, gostaria de usar energia solar em parte da casa,jardim e varanda, como tambem aquecedor solar para os chuveiros.Qual seria a minha despesa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.