Temas Variados » Emprego e renda através da reciclagem de bitucas de cigarro

Emprego e renda através da reciclagem de bitucas de cigarro



Coleta seletiva e produção de materiais ecológicos a partir de bitucas de cigarro contribuem para conscientização e inclusão social

 

Após vencer a luta contra o fumo dentro dos quartos e das dependências de hotéis, pousadas e resorts, estes empreendimentos têm de lutar contra a sujeira gerada pelas cinzas e pelas bitucas nos locais destinados para os fumantes.

Pensando nisso e no grande impacto que esses resíduos trazem para a natureza, a Rede Papel Bituca atua na recolha e transformação das bitucas em novos produtos, trazendo emprego e renda a partir de um produto que antes ia parar nos rios, mares e lixões.

 

coletores-e-armazenagem-de-biticas-reciclagem-de-bituca-de-cigarro

Coletores de bituca e bomba armazenadora

 

 

Males do cigarro

 

Aproximadamente 5 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por doenças decorrentes do fumo, destas, 200 mil no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a segunda maior causa de mortes por conta dos fumantes ativos e a terceira de fumantes passivos no mundo.

Além de todo o dano causado à saúde de fumantes e não fumantes, o cigarro também é um grande vilão para o meio ambiente. Dependendo do tipo de solo em que é descartada, a decomposição da bituca de cigarro demora em média quatro anos, o que tem sido um dos maiores problemas ambientais das metrópoles, florestas, campos e até para a vida silvestre e marinha.

 

 

A Rede Papel Bituca

 

como-funciona-reciclagem-de-bituca-de-cigarro

Nascida a partir do desejo de diminuir estes impactos, a Rede Papel Bituca (RPB) organizou ONG’s e empresas sociais que, juntas, desenvolveram uma solução inclusiva e inovadora para promover a conscientização dos fumantes.

 

Esta solução é a coleta seletiva e correta destinação das bitucas de cigarro, transformando-as em papel, que é utilizado na confecção de produtos ecológicos, promovendo a inclusão social e a geração de renda.

 

“Podemos dizer que essa é uma tecnologia social que realmente gera valor em todos os pilares do que entendemos por sustentabilidade, ou seja, um processo economicamente viável, que gera inclusão social e benefício para o meio ambiente”, explica Rafael Henrique – gestor da Rede Papel Bituca.

 

A RPB oferece às empresas participantes o serviço de coleta e correta destinação das bitucas geradas em um estabelecimento ou evento, com equipamentos adequados, logística de retirada do resíduo, ações de conscientização sobre o programa e prioridade de compra dos produtos ecológicos feitos de papel bituca.

 

Vários setores já estão envolvidos e atuam na Rede Papel Bituca (RPB), estruturando, viabilizando ou expandindo suas ações e resultados. A Plural Indústria Gráfica, localizada em Santana de Parnaíba, São Paulo, é uma das empresas que já realiza a coleta de bitucas em suas instalações, onde mantém cerca de 920 funcionários.

 

“Adotar iniciativas sustentáveis e inovadores como a instalação de coletores de bitucas de cigarro em nosso parque gráfico é uma ação que está alinhada com o compromisso socioambiental e ético da PLURAL. A campanha para a correta destinação das bitucas é dirigida a todos profissionais da gráfica e ressalta a importância desta atitude para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico, além de alertar quanto aos males do cigarro à saúde.  Naturalmente, existe uma percepção de nossos clientes e parceiros em relação aos aspectos ambientais e sociais da PLURAL, que agregam valor ao nosso negócio.” – diz Jeniffer Guedes, Engenheira Ambiental da PLURAL Indústria Gráfica.

 

 

O Processo

 

Outro elo desta cadeia é a transformação das bitucas em papel. A Seed Paper, empresa pioneira na fabricação artesanal do Papel Semente desde 2008, foi convidada a participar da Rede Papel Bituca e desenvolveu a metodologia de transformação das bitucas de cigarro em papel reciclado artesanal, se constituindo como o primeiro POT – Pólo de Transformação das Bitucas – no Brasil.

 

processo-de-reciclagem-bituca-reciclagem-de-bituca-de-cigarro

Processo de reciclagem

 

“A possibilidade de utilização das bitucas de cigarro transformando-as em papel reciclado artesanal proporcionou a contratação de mais mão de obra de uma comunidade de baixa renda e em situação de risco, na cidade de Atibaia, interior de São Paulo, gerando, além de renda, inclusão social e a elevação da auto-estima desses jovens contratados”, diz Sergio Martinho, responsável pela administração da empresa social IPS Comércio, que produz o Papel Bituca, além do papel semente e do papel cimento, todos papéis reciclados artesanalmente.

 

O último elo dessa cadeia são as ONGs que recebem esse papel e os transformam em produtos como cadernos, pastas, porta-retratos, sempre utilizando mão de obra de pessoas em condição de vulnerabilidade, gerando renda e inclusão social.

Fica nossa sugestão para que você hoteleiro entre em contato com o pessoal da Rede Papel Bituca ou que disponibilize algum recipiente adequado para a recolha desses resíduos. É importante também a conscientização de colaboradores e turistas quanto aos malefícios do cigarro, bem como o perigo do descarte inadequado de cinzas e bitucas em locais como florestas ou praias.

 

Como descrito, seu empreendimento pode ajudar a Rede Papel Bituca através da coleta de bitucas ou através da compra de produtos fabricados a partir desse material. Veja mais nos sites abaixo.

 

produtos-rede-papel-bituca-reciclagem-de-bituca-de-cigarro

Produtos feitos de bituca reciclada

 

Sobre a Rede Papel Bituca – www.redepapelbituca.org.br

Sobre Plural Indústria Gráfica – www.plural.com.br

Sobre a Seed Paper – www.seedpaper.com.br

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



14 Respostas para Emprego e renda através da reciclagem de bitucas de cigarro

  1. Vágner Camargo diz:

    Olá boa tarde, trabalho na polícia militar de estado de são Paulo capital
    Gostaria de saber como proceder para colocar um ponto de coleta onde trabalho para iniciar um trabalho de conscientização ambiental

    • Vágner como vai? Nossa sugestão é que entre em contato com o pessoal da Rede Papel Bituca (www.redepapelbituca.org.br) que possivelmente poderá ajudá-lo.

      Thiago Cagna, Portal EcoHospedagem

  2. marcelo diz:

    Olá! Quero saber como faço para fazer esta reciclagem e como me tornar fornecedor de bimbas para serem recicladas! Pois no meu trabalho recolho milhares de bimbas ao dia que estão sendo jogadas no lixo!

  3. Benisa Ramos diz:

    Gostaria de saber onde posso encontrar os coletores e se tem deles para vender,e como trabalhare como posso trabalhar, grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.