O que posso fazer? » Florybal – Um parque diferente

Florybal – Um parque diferente



 

Anões, dinossauros, gigantes da floresta, homens de pedra,pinguins…Aproveitando nossa passagem para visitar hotéis e pousadas com ações sustentáveis em Canela e Gramado, fomos conhecer o Parque Terra Mágica Florybal, um parque temático, com atrações lúdicas voltadas principalmente para crianças e que, além de desenvolver ações socioambientais, proporciona um grande contato entre o turista e a natureza.

 

A região de Canela e Gramado, além de ser muito famosa pelos eventos Natal Luz e Um Sonho de Natal, em que as cidades ficam repletas de decorações natalinas, é também muito famosa por suas fábricas de chocolates. Lá é possível encontrar várias fábricas, que abastecem as inúmeras lojas da região e também do Sul do Brasil.

 

Uma das fábricas, e talvez a que possuam mais lojas na região, é a Florybal. É impossível não notar, pelo menos uma, das muitas lojas da marca. Isto porque todas possuem muitos personagens, locais para fotos e interatividade com o turista.

 

 

E com o intuito de trazer ainda mais turistas para a região, além de criar mais empregos para a comunidade a Florybal inaugurou recentemente o Parque Terra Mágica Florybal.

 

O Terra Mágica Florybal, inaugurado em Dezembro de 2011, fica na estrada para a Cascata do Caracol, um dos maiores atrativos da região, e não é um parque normal. Por lá não encontramos grandes brinquedos ou montanhas russas, o parque busca, através de criaturas místicas, dinossauros, animais da florestas, entre outros, mostrar um pouco mais da história do chocolate e temas relacionados à natureza.

 

Logo na entrada do parque passamos por uma caverna onde encontramos uma fonte de chocolate e uma sala para degustação. Continuando a visita passamos pela mini fazenda de cacau, pela floresta mágica, mundo animal, homens de pedra, primatas, aldeia dos índios, território dos dinossauros entre outros.

 

Todas essas atrações remetem à importância da natureza. Inclusive o caminho entre uma atração e outra é todo realizado por meio de trilhas entre a mata que foi preservada pelo parque.

 

Podemos destacar algumas atrações, como o Guardião da Floresta, com seus imponentes 11 metros de altura, que simboliza proteção à natureza. A começar pela simulação que faz do nobre gesto de escorar em si uma árvore que necessitava de apoio, até que esta restabeleça suas raízes. Para facilitar e tornar mais eficaz sua tarefa, conta com a parceria de uma águia que visualiza com facilidade qualquer desajuste natural, o que agiliza as soluções necessárias. O Guardião tem junto a si um mirante, quase da sua altura, para proporcionar aos visitantes do parque ampla apreciação desse espaço verde.

 

O parque também traz atrações culturais, como a contação de história, com muita música e risadas, sobre a invenção do chocolate. Ou ainda a atração “primatas”, em que o visitante pode conhecer alguns de seus costumes e modo de vida, retratando o que se pode considerar o ponto de partida para a vida socializada que hoje vivemos, tendo como base, a própria rotina desses nossos remotos ancestrais.

 

O parque ainda conta com atrações como o cinema 7D, o Voo do Dino e um grandioso castelo com características arquitetônicas da era medieval, onde se encontram o restaurante e a praça de alimentação. Abaixo deste espaço há o teatro infantil, além de uma pequena loja com artigos diversos produzidos na região, souvenires do parque e muito chocolate. Na parte superior ao restaurante encontra-se o playground, com brinquedos eletrônicos à disposição do público.

 

Porém como o objetivo do Portal EcoHospedagem é incentivar as práticas de sustentabilidade no turismo não poderíamos deixar de citar as ações socioambientais desenvolvidas no parque.

 

 

Ações sociais

 

Na parte social podemos destacar que além de manter mais de 60 colaboradores da região durante todo o ano, isto é, na baixa e na alta temporada, trazendo assim mais segurança para esses trabalhadores e suas famílias, o parque ajuda com parte do plano de saúde e oferece transporte e alimentação para todos.

 

 

O parque também recebe e fornece alimentação gratuita a alunos de até 5° série de escolas do Rio Grande do Sul que queiram visitar o parque. E oferece valores especiais para alunos da 5° a 9° série.

 

Também iniciou no ano de 2012 uma campanha de troca de ingressos por doação de alimentos, campanha que arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos para instituições da região. Para este ano a campanha já está confirmada para o mês de maio.

 

 

Ações Ambientais

 

Quanto ao meio ambiente, além de proporcionar o contato direto do turista com a natureza, o parque também utiliza água de chuva para o funcionamento de suas cascatas, utiliza copos biodegradáveis no restaurante, possui torneiras e vasos sanitários que consomem menos água, atuam na conscientização dos alunos que visitam o parque, contando com um espaço exclusivo para o projeto “Sementinha de Amor”, em que as crianças recebem uma aula de ecologia e levam uma muda ou semente para plantarem em suas casas.

 

As trilhas do parque foram construídas de forma a impactar o mínimo possível na natureza, possui lixeiras separadas para a reciclagem em todo o parque e placas de identificação das árvores.

 

 

Fica nossa recomendação do Parque Terra Mágica Florybal, uma opção de turismo diferente, que coloca o turista em contato direto com a natureza e que traz conscientização ambiental e cultural para crianças e adultos.

 

Contato

www.parqueterramagicaflorybal.com.br

Estrada do Caracol Km 5, nº 1630, Canela, Rio Grande do Sul

(54)3282.7262

 

 

Veja aqui outras formas para tornar sua viagem mais sustentável.

 

Clique aqui para ver outras dicas simples de sustentabilidade.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.