Temas Variados » Guia de Sustentabilidade para Instalações Domiciliares. Água e Energia

Guia de Sustentabilidade para Instalações Domiciliares. Água e Energia



A UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura e Paz, e a Prefeitura de São Paulo desenvolveram um Guia de Sustentabilidade para Instalações Domiciliares, que traz informações sobre como economizar água e energia em residências, condomínios e empresas.

 

Um ótimo trabalho que atua na conscientização das pessoas para o bom uso destes recursos naturais. Abaixo algumas das principais informações do guia.

 

No final da página você encontra o Guia Completo.

 

 

Água

 

Chuveiros e Duchas

 

Você sabia que as duchas consomem muito mais água que os chuveiros elétricos convencionais? Em média, um banho de ducha consome 328% mais água do que o anterior.

 

 

Hoje existem chuveiros elétricos que dão a sensação de uma grande vazão de água, mas que na verdade possuem aeradores (misturam ar na água), e por isso o consumo de água é reduzido. Quando for comprar um chuveiro é só perguntar pelos mais econômicos.

 

 

Vasos sanitários

 

Outra opção para economizar água são os vasos sanitários de dois fluxos. O ideal é comprar os produtos que já vêm equipados com estes sistemas. Mas para os consumidores que já possuem vasos sanitários e não querem trocá-los, existem alguns kits adaptadores no mercado.

 

Para os locais que possuem as válvulas de pressão, aquelas que ficam nas paredes, a recomendação é o Kit Adaptador de Válvulas, que transforma as válvulas convencionais, com um só botão em válvulas economizadoras, com dois botões:

www.leroymerlin.com.br/detalhe-do-produto/-/produto/87748654 www.econoagua.com.br/economia-agua/produto/privadas/kit-hydra-max.htm

 

Já para os locais que possuem os vasos com caixa acoplada, que já consomem menos que os de válvula, também há o kit adaptador (que custa cerca de R$ 80,00).

 

Para os que preferirem não gastar, existe a opção de colocar uma garrafa cheia de água dentro da caixa e assim diminuir a quantidade de água dentro da mesma e, consequentemente, diminuir a água utilizada em cada descarga.

 

* Lembre-se, existem garrafas de tamanhos diferentes. Teste a que melhor se adapta a sua caixa e que permita uma descarga eficiente. Afinal não adianta utilizar a garrafa e ter que dar duas descargas toda vez.

 

Torneiras e redutores de vazão

 

São muitos os tipos e modelos de torneiras que economizam água. Entre os diferentes modelos existem os de pressão, em que o usuário pressiona o botão e a torneira fica aberta por algum tempo, e os com sensor, em que a torneira liga automaticamente quando o usuário aproxima as mãos da mesma.

 

As opções acima, que são encontradas na maioria das lojas do setor, são boas opções para locais com grande movimento, em que o uso da torneira é rápido, como shoppings, áreas sociais de hotéis e etc.

 

 

Para as residências e os banheiros dos quartos de hotéis e pousadas, o uso destes equipamentos não é aconselhável e, por isso, a melhor opção é o uso dos redutores de vazão. São pequenos equipamentos que são colocados no bocal das torneiras, e que além de permitirem a passagem de menos água, também misturam ar a esta água, fazendo com que o usuário não sinta tanta diferença durante o uso.

 

Os redutores de vazão podem ser utilizados também nas torneiras de pressão ou eletrônicas, reduzindo ainda mais o consumo de água.

 

* Vale lembrar que as torneiras eletrônicas e de pressão, além de serem mais econômicas, são também mais higiênicas, já que neste caso, o usuário não entra em contato com a torneira após a lavagem de suas mãos.

 

 

Confira nossa matéria sobre onde comprar, como funcionam e custos dos redutores de vazão para torneiras – www.ecohospedagem.com/redutor-de-vazao-para-torneiras/

 

Novidade! Agora você pode COMPRAR os redutores de vazão na LOJA do Portal EcoHospedagem -> www.ecohospedagem.lojaintegrada.com.br

 

 

Veja outras publicações relacionadas ao consumo de água

 

– Reutilização de toalhas – Um programa de reuso de toalhas bem desenvolvido traz grande economia de energia e água, trazendo benefícios para o meio ambiente e também para seu bolso.

 

– Testes de vazamento – O primeiro passo para economizar água é evitar o desperdício, para isso alguns testes muito simples podem ajudá-lo nessa tarefa.

 

– Captação de água de chuva – Porque não aproveitar a água da chuva para fins não potáveis? É um recurso gratuito e facilmente coletável. É economia para o planeta e para você.

 

 

 

Energia

 

Chuveiros

 

Os chuveiros são responsáveis, em média, por 26% do consumo de energia de uma casa. Atualmente os chuveiros elétricos econômicos já são muito comuns no mercado, e são encontrados na maioria das lojas do setor. Quando for comprar um chuveiro é só perguntar pelos mais econômicos.

 

Mas para as pessoas e empreendimentos que já possuem chuveiros e não querem, ou não podem trocá-los, a opção são os kits adaptadores. São controles de temperatura instalados nos chuveiros e assim consegue-se controlar a temperatura sem alterar o fluxo de água.

 

Kit adaptador para o controle de temperatura – www.loja.ecoshower.com.br/economizador-de-energia/ecoshower-slim-220v.html#

 

O maior problema dos chuveiros comuns é que para deixar a água mais gelada, por exemplo, as pessoas têm o costume de abrir mais a torneira, fazendo com que o consumo de água e de energia fiquem maiores. O kit adaptador evita isso.

 

 

Iluminação

 

 

Lâmpadas econômicas e sensores de presença ou de luz já são encontrados na maioria dos estabelecimentos do setor. Hoje, sem dúvida, as lâmpadas Led são a melhor opção em iluminação, pois além de consumirem menos energia que as outras lâmpadas, podem ser instaladas em qualquer local.

 

A segunda opção para a economia de energia são as lâmpadas fluorescentes compactas, que também economizam grande quantidade de energia se comparadas as lâmpadas incandescentes normais, mas, ao contrário das lâmpadas Led, não podem ser instaladas em qualquer local e contém um produto altamente tóxico em seu interior.

 

Veja mais sobre quais são as lâmpadas ideais para cada local em www.ecohospedagem.com/nem-sempre-as-lampadas-economicas-sao-a-melhor-opcao/

 

 

Depois de diminuir o consumo de sua residência ou empreendimentos através do uso de equipamentos energeticamente mais eficientes, chegou a hora de se utilizar de uma forma de energia gratuita, a luz solar. Confira nossa matéria completa sobre como usar e os custos de instalação de sistemas de aquecimento solar de água e de produção de energia elétrica através do sol em Diferença entre painel fotovoltaico e painel para aquecimento de água.

 

 

Guia instalações domiciliares da prefeitura de São Paulo – Água e Energia

 

 

Veja outras dicas em nossas dicas da semana

 

Conheça as ações de sustentabilidade desenvolvidas por outros empreendimentos em nosso cadastro das melhores práticas do setor.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.