Temas Variados » Hotel ecológico x Hotel sustentável X Greenwashing

Hotel ecológico x Hotel sustentável X Greenwashing



Quantas vezes já vimos uma propaganda de uma empresa dizendo ser sustentável por fazer algum tipo de doação para ONG’s ou que por possuírem um produto que gasta menos energia que o concorrente já se auto-intitulam sustentáveis? Já outras empresas não fazem nada além do que manda a lei, como, por exemplo, não usar trabalho infantil ou escravo e já se dizem responsáveis….

Devido a grande quantidade de empreendimentos do setor hoteleiro que se dizem ecológicos ou sustentáveis indevidamente (o famoso greenwashing), vamos desvendar alguns conceitos e termos utilizados.

 

Vamos começar pelas diferentes definições de ecoturismo:

O termo Ecoturismo foi introduzido no Brasil no final dos anos 80, seguindo a tendência mundial de valorização do meio ambiente, mas foi com a Rio 92 que esse tipo de turismo ganhou visibilidade e impulsionou um mercado com tendência de franco crescimento.

Ecoturismo é uma idéia nova e que caiu na boca do povo. É um termo que funciona, e muito bem, para atrair clientes. O problema está em seu entendimento, pois para alguns o termo significa turismo ecologicamente correto, para outros é sinônimo de turismo na natureza, turismo alternativo, responsável, ético, verde, ambientalmente correto ou ainda turismo sustentável.

 

Abaixo alguns conceitos que encontramos pela internet:

 

“Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.”

(EMBRATUR e Ministério do Meio Ambiente)

 

“O Ecoturismo caracteriza-se pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que possam proporcionar a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre. Assim, o Ecoturismo pode ser entendido como as atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a conservação e a educação ambiental.”

(Ministério do Turismo)

 

“A prática do Ecoturismo pressupõe o uso sustentável dos atrativos turísticos. A distribuição dos benefícios resultantes das atividades eco turísticas deve con­templar, principalmente, as comunidades receptoras, de modo a torná-las prota­gonistas do processo de desenvolvimento da região.”

(Ecoturismo, Orientações básicas, Mtur 2008)

 

“Ecoturismo é “viagem responsável para áreas naturais que conservam o meio ambiente e sustentam o bem estar da população local”. Às vezes é definido como uma subcategoria do turismo sustentável ou um segmento da cadeia de turismo. Ecoturismo inclui interpretação e aprendizado, é desenvolvido em pequenos grupos por pequenas empresas (de preferência geridas pela comunidade local) e particularmente por populações rurais.”

(www.gdrc.org/uem/eco-tour/eco-sust.html)

 

“Ecoturismo é o turismo com tema ou propósito ecológico, mas não necessariamente sustentável. Pode-se pegar um avião (e emitir toneladas de carbono) e ir ver espécies ameaçadas de pingüim.”

(uk.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090528103747AAOpWzg)

 

Definições de turismo sustentável e hotel sustentável:

De acordo com a Agenda 21 para o setor de viagem e turismo, “Turismo sustentável é a aquele que opera em harmonia com o meio ambiente, comunidade e culturas e então estes passam a ser beneficiados permanentemente”.

 

Usando a definição de Brundtland (1987) como ponto de partida, a OMT (Organização Mundial do Turismo), define turismo sustentável como:

“O desenvolvimento do turismo sustentável vai ao encontro das necessidades atuais dos turistas e das regiões anfitriãs e, ao mesmo tempo, garante oportunidades para o futuro. É a gestão de todos os recursos de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e estéticas possam ser satisfeitas mantendo-se, ao mesmo tempo, a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas de apoio à vida.”

 

Segundo a ABNT, certificadora da norma de turismo sustentável (NBR 15401), sustentabilidade é:

“O uso dos recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável, de forma que o atendimento das necessidades atuais não comprometa a possibilidade de uso pelas futuras gerações.”

 

“Turismo Sustentável é o que relaciona as necessidades dos turistas e das regiões receptoras, protegendo e fortalecendo oportunidades para o futuro. Contempla a gestão dos recursos econômicos, sociais e necessidades estéticas, mantendo a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas de suporte à vida.”

(OMT. Código Mundial de Ética do Turismo. Santiago do Chile: OMT, 1999)

 

 

Mas então qual é a diferença?

O Ecoturismo pode ser considerado como um segmento do turismo, enquanto o turismo sustentável se aplica a todos os seguimentos do turismo.

O ecoturismo caracteriza-se fundamentalmente em dois pilares da sustentabilidade – o ambiental e o econômico, carregando como premissas o cultural e o político no sentido da complementaridade.

Já o Turismo Sustentável confere a cada um desses aspectos a mesma intensidade e engloba todos os seguimentos da cadeia de turismo.

 

O problema.

Devido a falta de unanimidade em relação aos conceitos de turismo ecológico e turismo sustentável, muitas empresas, especialmente agências de viagens, hotéis e resorts, vêm usando erroneamente essas nomenclaturas.

Muitas vezes esses empreendimentos conhecem o real significado dos termos usados, mas aproveitam da falta de conhecimento do público ganhar mais clientes. O típico Greenwashing ou “Maquiagem Verde”!

Muitos empreendimentos localizados em áreas verdes ou em centros turísticos conhecidos por suas atividades de ecoturismo se auto-intitulam ecohotéis ou ecoresorts, porém pouco ou nada fazem para proteger o meio-ambiente.

Já outros empreendimentos realizam ou já realizaram algumas ações sócio-ambientais e por isso se dizem sustentáveis, esquecendo de que a sustentabilidade é uma nova “forma de gestão”, onde toda a estratégia e decisões da empresa têm de estar baseadas na sustentabilidade. Uma ação social fora de uma estratégia em sustentabilidade é filantropia!

 

Possíveis categorias perante a sustentabilidade

 

 

O verdadeiro turismo sustentável?

Pode ser uma viagem a praia, a cidade ou a floresta, pode ser uma viagem em família ou não a questão é fazer uma diferença positiva para as pessoas e os locais que visitamos.  Fazer diferença positiva significa, entre outros:

Ajudar a proteger o meio ambiente

Promover recursos para que famílias locais tenham uma vida digna

Ajudar a preservar a cultura local e suas tradições

Reconhecer que água e energia são bens preciosos e devem ser usados com responsabilidade

 

Para identificar a propaganda enganosa:

Antes de viajar.

– Veja se o empreendimento descreve em seu site, as ações sócio-ambientais que desenvolve. (O ideal é ter uma parte do site especifica para isso)

– Pesquise na internet o nome do empreendimento junto com a palavra sustentabilidade e veja o que encontra. (Empresas realmente sustentáveis são bem faladas em diferentes sites da internet e suas ações são usadas como exemplos para os outros empreendimentos)

 

Durante a viagem.

– Pergunte sobre as ações desenvolvidas. (Em um hotel realmente sustentável todos os colaboradores conhecem as ações desenvolvidas)

– Empreendimentos sustentáveis mostram as ações que desenvolvem, por isso se você não encontrou nada no hotel sobre as ações realizadas, desconfie!

 

Em nosso portal.

Em nosso portal você encontra outras dicas para ajudar em sua escolha e verificação.

– Check list para você realizar enquanto estiver hospedado

– Certificações ambientais e sociais existentes

– Dicas mensais de como deixar sua viagem mais sustentável

– Calcule a emissão de CO2 de sua viagem

– Roteiros de ecoturismo, turismo cultural, comunitário, rural e de aventura.

– Fórum com recomendações de outros viajantes sobre hotéis, resorts, roteiros, cidades e etc.

– Cadastro de hotéis que atendem aos quesitos do ecohospedagem.com

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Setembro/2011

 

Comentários sobre este post? Clique aqui.

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



3 Respostas para Hotel ecológico x Hotel sustentável X Greenwashing

  1. Pingback: Hotel ecológico x Hotel sustentável X Greenwashing | egroup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.