Case do Mês » Lagamar EcoHotel, ações sustentáveis desde sua construção!

Lagamar EcoHotel, ações sustentáveis desde sua construção!



 

lagamar-ecohotel-cananeia-sao-paulo-quarto

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Visitamos pessoalmente o Hotel Lagamar, localizado na comunidade do Mandira, bem próximo a cidade de Cananéia, no litoral sul do estado de São Paulo. Na verdade essa visita começou há 4 anos atrás, quando teve inicio a construção do hotel.

 

Isso porque toda a construção foi contada por meio de um blog criado pelo proprietário, Roberto, e nós do Portal EcoHospedagem acompanhamos tudo. E enfim, após um pouco mais de 2 anos da inauguração do empreendimento, fomos conhecer de perto as ações sustentáveis desenvolvidas por lá.

 

E as ações começaram desde a construção do empreendimento. Que além de ter utilizado quase integralmente mão de obra local durante a obra, tudo que era possível de ser reaproveitado, foi. Janelas, portas, móveis, escadas, deck da piscina, decoração, mesas, cadeiras e muitos outros detalhes foram comprados já usados ou como materiais de demolição, fazendo com que uma quantidade muito menor de produtos novos fossem usados, evitando assim o uso de matéria prima para fazê-los.

 

Uma ação que ajuda muito o meio ambiente, e que também da todo um charme ao empreendimento.

 

Além disso, ainda pensado na etapa de construção do empreendimento, várias áreas do hotel contam com telhas que permitem a passagem de luz solar, além de ter muitas janelas em quase todos os ambientes, permitindo o uso de luz natural durante a maior parte do dia.

 

Pensou-se também no melhor uso possível da ventilação natural para diminuir a temperatura interna dos ambientes, como através do uso de ventilação cruzada em quase todos os ambientes. Isso permite com que o hotel não utilize ar condicionado, que consome muita energia (de qualquer forma o empreendimento possui alguns aparelhos móveis de climatização, para os clientes mais encalorados).

 

lagamar-ecohotel-cananeia-sao-paulo-externa

 

 

Algumas ações sustentáveis que vimos no Lagamar Ecohotel:

 

Vazão das torneiras das pias dos quartos é menor do que 6 litros por minuto

– Os vasos sanitários são com caixa acoplada, que são mais econômicos que os vasos de pressão

– Possui a estrutura adaptada para receber hóspedes com deficiência física

– Evita o uso de saches individuais de alimentos, como saches de açúcar ou sal

– Serve algumas opções de alimentos orgânicos no café da manhã, como geleias

– Trabalha apenas com ingredientes da culinária local em seu restaurante

– Oferece plano de saúde para os colaboradores

– Indica pequenos empreendimentos geridos por membros da comunidade

– Em parte do empreendimento utilizou tinta natural para a pintura das paredes

– Possui uma piscina natural, com água corrente, evitando o uso de químicos para a limpeza da água

 

 

 

Quem nos apresentou o empreendimento foi o simpático casal de proprietários, que cuida pessoalmente de tudo, o jornalista (e blogueiro) Roberto e sua esposa Katia. Mais um daqueles casais, como muitos outros que já encontramos em nossas visitas, que fugiram do caos da cidade de São Paulo em busca de uma vida mais tranquila.

 

O empreendimento, que possui 13 quartos, sendo um deles adaptado, fica ao pé de uma montanha, cercado de muito verde e com um grande lago. Possui quartos que acomodam até quatro pessoas, ou ainda os quartos menores, para um casal, mas que possuem uma ótima varandinha de frente para o lago.

 

É um empreendimento para quem busca uma opção de contato com a natureza, em que a noite, já que nenhum quarto possui televisão, o turista dormirá com o som do meio ambiente. Também não fica próximo a praia, não sendo indicado para os turistas que vão a Cananéia com este único objetivo.

 

lagamar-ecohotel-cananeia-sao-paulo-piscina

 

Em um dos espaços sociais do empreendimento fica o restaurante, tocado pelo próprio Roberto. Um ambiente super gostoso, que foi construído utilizando muitos móveis reaproveitados e que dão um charme todo especial ao espaço. Ali é servido o café da manhã, composto principalmente por produtos feitos no próprio hotel ou comprados de vizinhos.  Também são servidos almoço e jantar, quando agendado pelo hóspede.

 

O restaurante, como citado na página do empreendimento e ressaltado pelo casal, segue os princípios do movimento Slow Food, o que significa que dão prioridade para os produtos típicos da região e os ingredientes da estação e as refeições e os alimentos são tratados como algo realmente especial, algo prazeroso, e não apenas como comida.

 

Outro grande destaque do empreendimento são as ações na área externa do hotel. Por lá, vimos, por exemplo, que todos os resíduos recicláveis gerados no empreendimento são encaminhados para a reciclagem (em que os proprietários levam estes resíduos para um reciclador na cidade, já que a prefeitura local não faz esse tipo de coleta), e os resíduos orgânicos são compostados no próprio empreendimento.

 

lagamar-ecohotel-cananeia-sao-paulo-externa2A propriedade esta localizada em meio a muito, mas muito verde, o que permite total contato do hóspede com a natureza, possuindo inclusive duas trilhas (sendo uma delas autoguiada) dentro da área do hotel.

 

Além disso todo o efluente do empreendimento é tratado de forma natural, separando o tratamento entre as águas cinzas (pias e chuveiros) e as águas negras (vaso sanitário). Tudo é tratado por meio de sistema de raízes e por evapotranspiração, permitindo que a água volte limpa para o meio ambiente.

 

Outras ações de sustentabilidade do Lagamar Ecohotel:

 

– Possui bicicletas disponíveis para uso dos hóspedes

– Possui uma horta com temperos que são utilizados no restaurante do empreendimento

– Incentiva a prática de leitura entre os hóspedes, deixando vários livros disponíveis para os turistas

Todas as lâmpadas do empreendimento são econômicas ou de Led

– Possui sensores de presença nas áreas externas do empreendimento, evitando que as lâmpadas fiquem acesas sem necessidade

– Seca toda a roupa de cama e toalhas no varal, evitando o uso de máquina de secar

– Substitui parte dos produtos de limpeza tradicionais por receitas naturais ou produtos ecológicos

 

A espera de dois anos para conhecer o Ecohotel Lagamar valeu a pena, pois o empreendimento atendeu nossas expectativas. Tanto pelas ações de sustentabilidade que vimos como pela estrutura.

 

Com uma construção bem distribuída, incorporada ao meio ambiente em que esta, com espaços muito bonitos e bem cuidados, todos seguindo um padrão rústico/natural.

 

Um hotel recomendado para quem busca calmaria e contato com a natureza e ainda com menos impacto ao meio ambiente!

 

lagamar_cananeia_sao-paulo__logo2

Estrada Municipal do Ariri km 6 s/n (13) 3851-1341 / (11) 98145-5317
www.lagamarecohotel.com
Aposentos/tipo: 13 apartamentos
Diária média: R$ 180 a R$ 260,00

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Abril/2016

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.