Case do Mês » Moderno e sustentável. Hotel Eko Residence, Porto Alegre

Moderno e sustentável. Hotel Eko Residence, Porto Alegre



 

hotel-eko-residence-porto-alegre-quarto

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

A estratégia é ser sustentável!

 

Já estávamos há algum tempo para visitar o Hotel Eko Residence, que fica no centro de Porto Alegre. Isto porque o hotel é muito lembrado quando fala-se em hotel sustentável, além de estar em um centro urbano importante, no qual ainda não tínhamos nenhum hotel com o selo de hotel visitado.

Nossa visita começou com um bate papo com a gerente Leila, que desde de o inicio é a responsável pelo projeto de sustentabilidade do empreendimento. Ela nos conta que o hotel passou por uma grande reforma e ampliação em 2010 e desde então adotou a sustentabilidade como parte de sua estratégia. Conversando com a Leila notamos que o grande acerto do empreendimento foi adotar a sustentabilidade como um modelo de gestão e não apenas como uma atividade complementar do hotel.

E a partir do momento que o tema é encarado como estratégico, qualquer decisão, de qualquer área, leva em conta a sustentabilidade. Qualquer ação deverá levar em conta os prós e contra perante o meio ambiente e a comunidade local, antes de ser executado.

 

hotel-eko-residence-porto-alegre-fachada

Qualquer empreendimento que comece desta forma tornará a implementação de ações sustentáveis muito mais fácil, pois todos os colaboradores e gestores estão cientes da importância destas ações para o empreendimento. Ações que exigem, às vezes, um trabalho extra (diferente) do colaborador, e este estando conscientizado, participará com mais vontade das ações.

E foi a partir daí que o Eko Residence começou a implementar suas ações, como criar uma política de sustentabilidade escrita e divulgada, uma política de compras sustentáveis, a gestão/controle do consumo de água, energia, gás e resíduos, entre outras ações gerenciais. Veja AQUI a política e os relatórios anuais de sustentabilidade do hotel

Mas existem as ações que os hóspedes também podem ver, como a sinalização para conscientização da sustentabilidade, os sensores de presença nos corredores, a iluminação dos quartos acionada e desligada por meio de chave-cartão, os vasos sanitários abastecidos com água da chuva, entre outras.

hotel-eko-residence-porto-alegre-coberturaMas não podemos falar apenas das ações socioambientais do Eko Residence, pois além delas o hotel possui uma ótima estrutura pra atender aos turistas. Localizado no centro de Porto Alegre, são 97 quartos, restaurante, loja de conveniência, espaço de conveniência, sala para eventos, garagem, piscina, solarium e fitness center.

Por termos ficado dois dias hospedados no empreendimento, pudemos também conferir e comprovar o delicioso e completo café da manhã servido no restaurante e também ressaltar a comodidade dos quartos. Que além de muito espaçosos, com um espaço bem legal para trabalho, são bem limpos e confortáveis.

Uma estrutura adequada para quem está viajando a trabalho e também para quem esta a passeio. Uma coisa que impressiona bastante é a taxa de ocupação do empreendimento, que é muito alta o ano todo.

Isso devido à estrutura, claro, afinal mesmo sendo eco, se fosse ruim os clientes não voltariam, mas muito também devido às ações socioambientais adotadas, que além de ser um diferencial, fazendo com que a propaganda boca a boca funcione bem. As ações geram também muita mídia espontânea para o empreendimento, que recebe muitos jornalistas e profissionais da área para conhecer o projeto de sustentabilidade.

 

hotel-eko-residence-porto-alegre-cafe

 

Abaixo outras ações sustentáveis desenvolvidas pelo Hotel Eko Residence

 

– Desenvolve programa de reuso de tolhas. Veja como fazer

– Possui dispenser de shampoo e sabonete, diminuindo o uso de embalagens individuais

– Chuveiros e torneiras possuem redutor de vazão de água, diminuindo o consumo de água

– Vasos sanitários são de dois fluxos

– Ar condicionado com sistema inverter, que consome menos energia do que os convencionais

hotel-eko-residence-porto-alegre-cobertura2– Evita o uso de sachês individuais de alimentos no café da manhã, diminuindo o consumo de embalagens

– Realiza a separação e dá o correto destino aos resíduos recicláveis

– Possui uma horta com temperos no empreendimento

– 40% da água quente utilizada é aquecida com o uso de energia solar

– Colaboradores consomem apenas água da rua filtrada, evitando o uso de garrafas e garrafões plásticos

– Colaboradores não comem ou bebem utilizando acessórios descartáveis

– Todas as lâmpadas do empreendimento são econômicas ou LED. Veja onde usar e não usar lâmpadas econômicas

– Possui sensores de presença nos corredores, evitando que as lâmpadas fiquem acesas desnecessariamente. Como funcionam e onde comprar

– Incentiva que os hóspedes adotem ações sustentáveis durante a viagem

– Oferece plano de saúde e participação nos lucros para colaboradores

– Oferece cursos e palestras incompany para colaboradores

– Apoia eventos locais e da comunidade como Semana Lixo Zero, Limpa Brasil – Lets Do It, entre outros

– Atua junto ao SENAC na educação de jovens da comunidade

– Participa ativamente da vida associativa local

– Realiza muitos eventos internos, visando o bem estar dos colaboradores, como festas temáticas em datas especiais, presentes em datas especiais, dia de hóspede e outros

– Realiza o controle rigoroso do consumo de água, energia, gás e geração de resíduos

 

hotel-eko-residence-porto-alegre-quarto

 

Por termos conhecido pessoalmente todas as ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo Hotel, bem como termos nos hospedado e comprovado a qualidade das instalações e serviços, o Eko Residence é uma ótima opção para os turistas que buscam uma opção de hospedagem mais consciente em Porto Alegre.

 

 

hotel-eko-residence-porto-alegre-logoMais informações do Eko Residence Hotel.
Av. Des. André da Rocha, 131 (Centro)
(51) 3225-8644
www.ekoresidence.com.br
Aposentos/tipo: 97 apartamentos
Diária média: R$ 230,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Abril/2015

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.