Melhores Práticas » O que fazer com os restos de sabonetes e shampoo?

O que fazer com os restos de sabonetes e shampoo?



 

Dispenser de amenities reduzem desperdício de produtos

 

Dispensers permitem que o hóspede use apenas o necessário para cada lavagem evitando sobra de produtos (que normalmente são jogados fora) e também o uso desnecessário de muitas embalagens plásticas.

 

Veja o exemplo da Pousada Encantos da Terra, localizada em Canela, Rio Grande do Sul, que possui dispenser de amenities em seus aposentos.

 

desperdicio-de-amenities-em-hoteis

 

Estima-se que apenas nos Estados Unidos sejam descartadas mais de 2.6 milhões de barrinhas de sabonete por dia!

(Fonte: www.globalsoap.org)

 

 

Além de economizar recursos naturais e evitar desperdícios, o uso de dispensers, que existem em várias formas, tamanhos e designs, gera economia financeira para o empreendimento, que passará a comprar as amenities em grandes quantidades e não pagará pelas pequenas embalagens. E esta é uma ação de sustentabilidade que será muito bem vista pela sociedade.

 

dispenser-de-sabonete-e-shapoo-basicos-ecohospedagem_0

Dispensers comuns

Vale lembrar que os preços variam de R$ 20,00 até R$ 200,00.

 

Alguns sites nos quais é possível adquirí-los:

www.brasilimportador.com

www.hidroshop.com.br

www.cec.com.br

www.torneiraeletronica.com.br

www.homebits.co.uk

 

dispenser-de-sabonete-e-shapoo-completos-ecohospedagem_amenities

Dispensers alto padrão

 

Mas se mesmo assim, você hoteleiro ainda não estiver convencido dos benefícios ou por qualquer outra razão não puder deixar de oferecer as pequenas embalagens, ainda resta uma opção (não a melhor, mas talvez a “menos pior”).

 

 

Doe ou recicle os restos de sabonetes

 

A outra opção para causar menos impactos ao meio ambiente é doar ou reciclar os restos de sabonetes deixados pelos hóspedes ou que sobram em sua casa.

 

Em alguns países, como os Estados Unidos, já existem ONG’s que recebem doações dos restos de sabonetes de hotéis, pousadas e resorts e através de um processo industrial os transformam em novas e grandes barras de sabonete que são doadas a países em que as condições sanitárias são precárias.

 

 

Só para se ter uma ideia, apenas uma ONG americana, a Clean  the World,  já evitou que mais de 600 toneladas de restos de sabonetes fossem enviados a aterros sanitários, rios e córregos. Já são mais de nove milhões de barras novas distribuídas a quem mais precisa delas!

 

Já que por aqui não conseguimos encontrar instituições ou empresas que desenvolvam um trabalho similar ao citado e as ONGs americanas não recebem estes produtos do Brasil (o custo e emissões do transporte não compensam), a sugestão para os hoteleiros e donas de casa do Brasil, é reutilizar essas sobras em casa ou no empreendimento.

 

sabometes-reciclados

Basta levar as sobras de sabonete ao fogo e ir acionando água até a mistura ficar líquida, e depois é só guardar o produto em uma garrafa e utilizá-lo quando for limpar o chão, quintal ou similares. É uma ação simples, que não dá muito trabalho (as sobras podem ser armazenadas na alta temporada e o líquido preparado na baixa) e que já é desenvolvida por alguns empreendimentos aqui no Brasil, como por exemplo o Hotel Bühler, localizado em Visconde de Mauá.

 

Hoteleiro, seja qual for a ação adotada, uso de dispensers ou reutilização das sobras para limpeza, lembre-se de dar preferência aos produtos biodegradáveis, que agridem menos a natureza.

 

E você amigo turista, leve, sempre que possível, seu próprio shampoo, condicionador e sabonete. Você evitará o uso desnecessário de embalagens plásticas e desperdício de produtos. E em sua casa, se possível, utilize dispensers também! É economia para você e para o planeta!

 

Vale lembrar, seja em um hotel ou em casa, o mínimo que pode (e deve) ser feito, é encaminhar as embalagens de shampoo, sabonetes, hidratantes e outros para a reciclagem. Se não houver coleta seletiva em sua rua, separe seus resíduos que podem ser reciclados e leve-os para um ponto de coleta mais próximo.

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Tem uma boa prática? Conte para nós.

 

Veja outras ações para implementar em seu empreendimento

 

Uso de lâmpadas econômicas

Instale dispenser de sabonete e shampoo em seu empreendimento

Sistema de chave cartão/eletrônica

Programa de reuso de toalhas

Aplicar conceitos de arquitetura sustentável

Isolamento térmico de telhados com Tetrapack

Instalação de telhados verdes

Redutor de vazão para torneiras

Testes simples para verificar se há vazamento de água

Como fazer o tratamento de resíduos em seu empreendimento

Como realizar o tratamento natural de esgoto

O que fazer com os restos de sabonete usados

Como fazer produtos de limpeza naturais?

Como instalar um sistema de captação de água de chuva

Relatório de sustentabilidade

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



5 Respostas para O que fazer com os restos de sabonetes e shampoo?

  1. Anônimo diz:

    Pegue a sobra do sabonete poe dentro de uma meia de homem e amarre bem firme coloca na máquina de lavar ou tanquinho dá para lavar a roupa e tápete e ainda fica perfumado.oo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.