Temas Variados » Obras de arte e reciclagem. Artesanato com garrafas, papelão, cones e outros.

Obras de arte e reciclagem. Artesanato com garrafas, papelão, cones e outros.



 

 

“ O artesanato mudou minha vida”, é com esta frase que Mauro, artesão de Itajaí, no litoral Catarinense, resume a importância do artesanato para ele. E não foram por questões financeiras, ressalta ele, pois como a maioria dos artesãos, Mauro ainda não consegue sobreviver apenas com a venda de suas obras e por isso tem que dedicar parte de seu tempo para criar projetos para captar recursos por meio de leis de incentivo.

 

 

Mauro começou sua vida profissional trabalhando em diversas profissões, como instalador de tubulação de gás e almoxarife, mas diz que só encontrou sua realização e paz de espírito quando, há 20 anos, quando tinha 30 anos de idade, abandonou tudo e começou a trabalhar com artesanato. E foi ai que surgiu a Caelum, que hoje é a marca de seu trabalho.

 

“Caelum, que se pronuncia Célium e significa céu. Caelum é sua marca e também a morada dos deuses, adotou porque foi para este lugar quando descobriu a arte e a agora é neste local em que vive.”

Livro Caelum

 

Na loja do Portal EcoHospedagem você pode comprar as belas obras da Caelum, além de muitos outros produtos relacionados a sustentabilidade -> loja.ecohospedagem.com.br

 

Atellier e casa do artista

 

O trabalho de Mauro é um dos mais singulares que já conhecemos. Seja por trabalhar majoritariamente com reaproveitamento de produtos ou por trabalhar com pinturas, que parecem rupestres, mas como ele mesmo diz, foram surgindo, sem copiar ou se inspirar em nada.Os nomes das obras também chamam atenção, como Setas e Caminhos, Pássaros Sagrados, Rezadeiras, Suspiro, entre outros.

 

Materiais recicláveis utilizados pelo artesão

 

Hoje Mauro transforma garrafas pet, cones de linha, latas, restos de móveis, papelão, e outros materiais  em obras fantásticas. Todas elaboradas exclusivamente a mão e sem uso de equipamentos elétricos para facilitar ou acelerar a produção. Em seu atelier, localizado nos fundos de sua casa, tudo seca ao sol.

 

 

A matéria prima, como sua produção não é tão grande, vem de amigos ou do próprio consumo de Mauro, mas o que ele gosta mesmo é de transformar coisas diferentes e inusitadas em artes. É o caso de algumas obras que foram criadas com o reuso de partes de uma cortina e uma cama antigos.

 

 

“ Eu gostava de fazer setas, e essas setas foram me mostrando os caminhos”

Mauro Sérgio Santos

 

 

O artesão tem diferentes obras, desde de pratos de papel machê (papelão), passando por bonecos e imagens da cultura local, chegando a quadros lindos e intrigantes. Como ele mesmo diz “ não gosto de ficar fazendo coisas iguais, quando canso de um produto, crio outro”.

 

 

Graças a projetos feitos com captação de recursos através da lei de incentivo, Mauro já possui dois livros contando sua história, o mais atual “Caelum – filosofia, arte e meio ambiente”, conta a historia do autor e traz muitas fotos de seu atelier e seus trabalhos.

 

Exposição de produtos em feira local

 

Atualmente Mauro vende seus produtos em eventos que acontecem em Itajaí e região, além de estar sempre presente na feirinha que recepciona os turistas que descem dos cruzeiros que param na cidade.

 

Com a recente inauguração da Loja do Portal EcoHospedagem, agora você, amigo turista e hoteleiro, também pode conhecer e adquirir as obras de arte do artista plástico Mauro Sérgio Santos sem sair de casa! Acesse nossa loja em: loja.ecohospedagem.com.br

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.