Temas Variados » Os passos para se construir uma política de sustentabilidade

Os passos para se construir uma política de sustentabilidade



 

Para mostrar a importância de se desenvolver uma política de sustentabilidade e como escrevê-la, o Portal EcoHospedagem traz três artigos mostrando exemplos reais, passos a tomar e que pessoas devem participar do desenvolvimento de uma política de sustentabilidade.

 

Depois de falarmos da importância e da necessidade de se ter uma política de sustentabilidade e como escrever uma política de sustentabilidade, agora mostraremos os passos para se construir uma política de sustentabilidade.

 

Os passos a serem seguidos dependem muito do estágio em que o empreendimento se encontra (práticas de sustentabilidade e tempo de existência) e da estrutura da empresa (tamanho, numero de funcionários, organograma e etc.).

 

O importante é que todos participem da construção da política. Mesmo que o número de funcionários seja muito grande, é importante ter um representante dos mesmos participando da elaboração da nova política.

 

 

ponto-de-exclamacao-verde-sustentabilidade

Além de ser escrita, a política tem que ser implementada e entendida por todos na empresa, e, para tal, a participação de todos em sua formulação é imprescindível. É muito mais fácil as pessoas entenderem, participarem e “comprarem” a ideia da política de sustentabilidade se elas tiverem participado de sua construção, se elas souberem qual a importância disso para elas e para o planeta.

 

 

Para empresas que estão no começo de suas ações de sustentabilidade, num primeiro momento, talvez não seja necessário escrever uma política totalmente completa e detalhada, mas é importante que todos (ou os principais) temas sejam abordados.

 

A política pode ser aperfeiçoada com o tempo, o que ficará mais fácil de ser feito a medida que as pessoas vão se familiarizando com tema.

 

 

Um exemplo dos passos a serem seguidos para se escrever uma política:

 

treinamento-para-sustentabilidade-no-hotel-portal-do-sol-socorro-sao-paulo

Conscientização de colaboradores no hotel Portal do Sol

1-      Formar um grupo, com representantes da direção e dos funcionários, responsável pela elaboração da política

2-      Reunir toda a direção e fazer um esboço da nova política

3-      O grupo responsável pelo projeto deve fazer uma análise do esboço

4-      Reunião entre grupo e direção para finalizar a política

5-      Formatar a política

6-      Informar sobre a nova política aos colaboradores e fornecedores

7-      Colocar a política no site da empresa e enviá-la aos clientes já cadastrados

8-      Release para imprensa

 

 

 

Alguns exemplos de política de sustentabilidade para empreendimentos do setor de hospedagem.

 

1 – O Hotel “Sol e Mar” está comprometido em promover o encantamento de seus clientes pelas belezas naturais nordestinas e excelência no atendimento, através de:

– Comprometimento com os princípios do turismo sustentável, legislação aplicáveis e atendimento as expectativas de todas as partes interessadas quando ao desempenho sociocultural e ambiental.

– Qualidade nos serviços e produtos

– Melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da sustentabilidade suportada pela racionalização do uso dos recursos naturais, capacitação contínua dos colaboradores, integração com a cultura e comunidade local, inovação e criatividade na prestação de serviços.

 

2 – A direção da Ecolocolândia – Hospedagem Sustentável no Pantanal, tem como compromisso a gestão sustentável do empreendimento, contemplando:

a)      A conservação do meio ambiente, do patrimônio sociocultural da região, respeitando a legislação vigente;

b)      A satisfação das necessidades dos clientes, dos acionistas, colaboradores e comunidade local;

c)       O estabelecimento de mecanismos e procedimentos que promovam sua melhoria contínua;

d)      A ampla divulgação desta política a todos os interessados, visando seu conhecimento e entendimento.

Dica: A Política de sustentabilidade precisa ser comunicada e entendida por todos no empreendimento. Portanto, faça um texto simples e direto e não se esqueça de explicá-lo para todos os colaboradores.

 

Veja também:

Como fazer e para que servem os relatórios de sustentabilidade

Os primeiros passos para implementar a sustentabilidade

Porque ter uma política de sustentabilidade para seu empreendimento

Como escrever uma política de sustentabilidade

 

 

Exemplos de políticas de sustentabilidade de hotéis e pousadas cadastrados no Portal EcoHospedagem

 

Pousada Telhado Verde, Búzios, Rio de Janeiropousada-telhado-verde-buzios-rio-de-janeiro-jardim

A política da Pousada Telhado Verde é a busca permanente da satisfação de seus hóspedes e da sustentabilidade de seu empreendimento e da comunidade, através de práticas comerciais éticas e transparentes, do uso consciente e responsável do meio ambiente e recursos naturais e do incentivo e patrocínio a ações que visem ao desenvolvimento social e educacional.

 

Outeiro de Minas EcoSPA, Itabirito, Minas Gerais

O Eco SPA Outeiro de Minas tem como política prestar serviços que tragam bem-estar e melhoria na qualidade de vida dos clientes, oferecendo atividades de lazer, relaxamento e diversão, com carinho e profissionalismo.

Resgatamos a simplicidade dos ambientes rurais, conjugando-a a excelência na prestação dos serviços e o respeito ao meio ambiente.

Temos como objetivo buscar a melhoria contínua em nossos processos, respeitar as legislações vigentes, proporcionar aos nossos colaboradores um ambiente de trabalho saudável e participar do desenvolvimento da comunidade local, gerando lucratividade aos acionistas.

 

Hotel Pousada Blumenberg, Canela, Rio Grande do Sul

A Pousada Blumenberg tem como política promover a satisfação do cliente e o desenvolvimento sustentável da empresa em conjunto com a comunidade. Nossos princípios de gestão respeitam a ética e legislação vigente. Apoiamos eventos e ações de geração de renda, trabalho e qualificação profissional visando à valorização sociocultural e ambiental da região. Buscamos racionalizar o uso de insumos como forma de preservar a natureza, minimizando eventuais impactos ambientais. Definimos procedimentos para melhoria contínua da qualidade dos serviços e satisfação dos clientes, proprietários, colaboradores, fornecedores, parceiros e comunidade.

 

 

Outros hotéis e pousadas cadastrados no Portal EcoHospedagem e que já possuem uma política de sustentabilidade escrita e implantada:

 

Novotel Morumbi, São Paulo

Hotel Ville la Plage, Búzios, Rio de Janeiro

Don Ramón, Canela, Rio Grande do Sul

Pousada Encantos da Terra, Canela, Rio Grande do Sul

Canto das Águas, Chapada Diamantina, Bahia

Vila Naiá, Ponta do Corumbau, Bahia

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.