Caixa Livre » Os primeiros passos para implantar a sustentabilidade

Os primeiros passos para implantar a sustentabilidade



Veja também

Como fazer e para que servem os relatórios de sustentabilidade

Porque ter uma política de sustentabilidade para seu empreendimento

Como escrever uma política de sustentabilidade

Os passos para se construir uma política de sustentabilidade

 

 

Adotar medidas sustentáveis tornou-se estratégico para empresas de diversos setores da economia, mas se tratando de micro e pequenas empresas essas ações tornam-se ainda mais importantes. Isto porque a sustentabilidade tornou-se um diferencial, uma vantagem, na disputa com empresas maiores.

 

artesanato2As grandes empresas não possuem a flexibilidade, nem a facilidade que as micro e pequenas empresas têm para poder implantar novas ações, mudar o jeito de fazer. E é por isso que as empresas menores têm de aproveitar essa facilidade e atrair novos clientes, pessoas conscientes e que dão preferência por empreendimentos responsáveis.

 

É neste contexto que os pequenos hotéis e pousadas passaram adotar ações de sustentabilidade para diferenciar-se de seus concorrentes. E no setor de hospedagem, essas ações ganham ainda mais importância e repercussão, pois esses empreendimentos possuem grande influência sobre o meio ambiente e principalmente sobre a comunidade local.

 

O turismo se bem feito, seguindo os preceitos da sustentabilidade traz benefícios à natureza e aos moradores locais, mas se mal administrado, pode causar danos irreparáveis! Veja nosso post que mostra quatros casos de turismo, dois que trouxeram benefícios aos envolvidos e dois que causaram danos a natureza e as pessoas.

 

Para desenvolver um trabalho bem feito de sustentabilidade, o primeiro passo de qualquer empreendimento é inserir a sustentabilidade em sua estratégia, o que exige da empresa, entre outras coisas:

 

– Criar uma visão e uma missão que levem em conta as questões socioambientais

 

– Conscientizar todos os colaboradores, fornecedores e clientes sobre essa nova estratégia (veja aqui exemplo de folder para conscientização de hóspedes)

 

– Desenvolver e implantar as ações sociais e ambientais. Aqui em nosso portal você pode ver vários exemplos de ações já implementadas. Estas podem ser vistas em nossos cases do mês, dicas da semana, melhores práticas do setor, dentro outros. Veja abaixo como desenvolver este item.

relatorios-de-sustentabilidade-1

 

– Controlar se as ações estão saindo como o desejado. Uma das ferramentas para realizar esse controle é através dos relatórios de sustentabilidade, do qual falamos em nosso post “Como fazer e para que servem os relatórios de sustentabilidade”.

 

– Mostrar para as pessoas o que seu empreendimento está fazendo. Não é errado fazer propaganda das ações que você desenvolve, o errado é anunciar o que você não faz! Se seu empreendimento desenvolve boas ações socioambientais, cadastre-o em nosso portal e seja visto por turistas conscientes que dão preferência por este tipo de hotel quando vão viajar.

 

 

 

Desenvolvendo e implantando ações sociais e ambientais

 

Nesta etapa, além de pesquisar pelas boas práticas do setor, o hotel, pousada ou resort têm de analisar todas as atividades desenvolvidas para sua operação. Isto é, deve-se analisar todas as ações realizadas pela empresa e a partir daí avaliar qual o impacto delas sobre o meio ambiente e a sociedade e como esses impactos podem ser mitigados.

 

Usando o Guia Atualizado de Implementação da Norma de Sustentabilidade NBR 15401 (que pode ser baixado aqui) deve-se seguir os seguintes passos:

 

 

1 – Mapear as atividades desenvolvidas em cada setor

 

O mapeamento das atividades do meio de hospedagem e fundamental para o conhecimento organizacional do seu negocio e para implementação de qualquer sistema de gestão. Elaborar um fluxo das atividades de cada área do meio de hospedagem possibilita a realização do próximo passo, onde são identificados os aspectos do meio de hospedagem ligados a sustentabilidade (ambiental, sociocultural e econômica).

 

mapeamento-das-atividades-de-arrumacao-da-uh

 

 

2- Identificar quais os aspectos do meio de hospedagem estão ligados a sustentabilidade

 

A atividade de identificar os aspectos e impactos possibilita localizar e apontar quais são as melhorias necessárias para ampliar o desempenho do seu negocio em relação a sustentabilidade em suas três dimensões (ambiental, sociocultural e econômica).

aspectos-do-meio-de-hospedagem-ligados-a-sustentabilidade

 

 

2.1 – Identificar os aspectos e impactos de cada atividade desenvolvida no empreendimento

 

identificacao-de-aspectos-e-impactos

 

 

2.2 – Avaliar a significância de aspectos e impactos identificados na etapa anterior

 

significancia-de-aspectos-e-impactos

 

 

3 – Depois de identificados e avaliados os possíveis impactos do meio de hospedagem sobre o meio ambiente, comunidade local e economia, deve-se então prosseguir com a implantação das atividades escolhidas como prioritárias.

 

 

Veja também: Como fazer e para que servem os relatórios de sustentabilidade

Porque ter uma política de sustentabilidade para seu empreendimento

Como escrever uma política de sustentabilidade

Os passos para se construir uma política de sustentabilidade

 

Como citado no texto segue algumas publicações que podem ajudá-lo na implementação da sustentabilidade em seu hotel, pousada ou resort.

 

Que tipo de turismo você faz? Bom para todos envolvidos ou predatório?

Mostra dois casos de turismo bem desenvolvido e que traz benefícios a todos envolvidos e dois casos em que apenas alguns empresários tiveram benefícios com o turismo

 

Folder de conscientização para hóspedes

Exemplo de folder usado na conscientização de turistas para a questão socioambiental.

 

Exemplos de ações socioambientais

Melhores práticas do setor

Cases do mês

Check list de possíveis ações

Dicas de sustentabilidade

Hotéis já cadastrados e suas ações

 

 

Cadastre seu empreendimento

Seu hotel, pousada ou resort desenvolve boas ações sustentáveis? Então deixe os turistas saberem, cadastre-se gratuitamente em nosso portal.

 

Guia atualizado de implementação da norma de sustentabilidade NBR 15401

Guia bem completo desenvolvido pela ABNT que mostra passo a passo como implantar a norma 15401.

 

 

Veja outras dicas em nossas dicas da semana.

 

Conheça as ações de sustentabilidade desenvolvidas por outros empreendimentos em nosso cadastro das melhores práticas do setor.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



4 Respostas para Os primeiros passos para implantar a sustentabilidade

  1. Murilo diz:

    ola.boa tarde!!! otimo texto e bastante esclarecedor!!
    Estou fazendo algumas pesquisas sobre urbanização e sustentabilidade, queria saber se você pode me auxiliar com algumas informações sobre, e como implantar algumas medidas de sustentabilidade em uma cidade, desde já agradeço !

    • Murilo como vai? Agradecemos sua visita! Nosso conhecimento maior é de sustentabilidade no turismo, não tanto em cidade sabe. O que talvez possamos lhe ajudar são com dicas para as pessoas implementarem em suas casas ou empresas, ações pessoais mesmo, dicas que inclusive estão no Portal. Agora ações maiores, não temos tanto conhecimento…

      Um abraço!

  2. Juliana diz:

    Bom Dia,
    Meu TCC é na área de Gestão Ambiental em meios de hospedagem.
    Achei o site super interessante.
    Vocês teriam algum material relacionando as ações ambientais no setor hoteleiro, que poderiam me passar.

    Atenciosamente,
    Juliana

    • Olá Juliana como vai? Todo o material que temos está disponibilizado nas publicações do Portal. temos matérias sobre boas práticas do setor e também alguns materiais para download na página: http://ecohospedagem.com/downloads/

      Caso precise de algo específico que não consiga encontrar no Portal, favor nos contactar novamente e tentaremos ajudá-la.

      Atenciosamente,

      Thiago Cagna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.