Temas Variados » Para onde vai e no que se transforma o lixo reciclável

Para onde vai e no que se transforma o lixo reciclável



 

Para onde vai e no que se transforma o lixo  reciclável que você separa em sua casa ou hotel

 

cooperativa-limpet-vassouras-de-garrafa-pet-fachada-jpg

Limpet – Vassouras de garrafa pet

Visando incentivar as boas práticas no setor hoteleiro e conscientizar os turistas a participarem das ações desenvolvidas pelos empreendimentos e a desenvolverem ações sustentáveis em casa, a equipe do Portal EcoHospedagem iniciou uma série visitas à cooperativas, instituições e empresas que transformam o que antes ia para o lixo em novos produtos e renda para a comunidade local. São empreendimentos que evitam que produtos já utilizados poluam a natureza e evitam o uso de mais recursos naturais para a produção de novos produtos.

 

Para você que tem um hotel, pousada ou resort e desenvolve um programa de gestão de resíduos ou separa e encaminha seus resíduos para reciclagem, ou para você que ainda não se convenceu das vantagens em realizá-la, conhecer o destino dos materiais recicláveis pode ajudar na conscientização dos seus hóspedes e colaboradores sobre a importância desta ação. Além disso, apresentaremos novos empreendimentos para os quais você pode enviar seus resíduos ou comprar os produtos dessas empresas e assim ajudá-las a continuar realizando este trabalho.

 

Veja aqui como desenvolver um programa de gestão de resíduos para seu hotel, pousada ou resort.

 

cooperativa-avemare-coleta-de-lixo-reciclavel-esteiras-jpg

AVEMARE – Coleta seletiva

E para você, turista, que faz questão de participar e separar seu lixo ou que ainda não o faz, fica nosso pedido para que conheça o trabalho desenvolvido por estes empreendimentos, que trazem benefícios à natureza e a sociedade e ajude-os fazendo sua parte, isto é, separando e encaminhando seu lixo para a reciclagem. Em breve você poderá conferir como foram nossas visitas aos seguintes empreendimentos:

 

Ecoleta – Empresa recicladora de óleo de cozinha, que limpa o óleo usado e o vende para empresas que produzem ração para animais, bicombustível, sabão, entre outros. Emprega 03 funcionários e evita que mais de 50.000 litros de óleo sejam jogados em rios e mares todos os meses! – Veja como foi nossa visita.

 

 

 Em nossa LOJA Virtual você encontra artesanato feito com reaproveitamento de materiais para comprar! Veja mais em www.ecohospedagem.lojaintegrada.com.br

 

Limpet – Franquia Solidária que transforma garrafas pet usadas em vassouras residenciais e industriais. Emprega 04 colaboradores e evita que 11 garrafas sejam jogadas no lixo a cada vassoura produzida. – Veja como foi nossa visita.

 

cooperativa-unindo-forcas-moveis-de-palet-retira-de-pregos-jpg

Unindo Forças – Móveis de palets

Avemare – Associação Vila Esperança de Materiais Recicláveis formada por antigos catadores que trabalhavam no lixão e hoje realizam a coleta e separação de resíduos recicláveis na região de Santana de Parnaíba, em São Paulo. Já são 89 cooperados que possuem renda média de R$ 900,00 com o  que antes ia para o lixo. – Veja como foi nossa visita.

 

Cooperativa Unindo Forças – Cooperativa com 14 pessoas que dividem ingualmente o lucro da transformação e venda de palets de madeira em móveis. A cooperativa que localiza-se no Vale do Sol em Barueri chega a evitar que mais de 1.000 palets sejam jogados nos lixões ou queimados todos os meses. – Veja como foi nossa visita.

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Maio/2012

 

Comentários sobre este post? Clique aqui.

 

Participe de nosso fórum e de sua opinião sobre este e outros empreendimentos sustentáveis.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Para onde vai e no que se transforma o lixo reciclável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.