Caixa Livre » Parque ecológico em Balneário Camboriú

Parque ecológico em Balneário Camboriú



 

parque-ecologico-raimundo-malta-balneario-camboriu-sc-entrada

 

Durante o ano de 2015 o Portal EcoHospedagem realizou o projeto “Na Rota da Sustentabilidade“, projeto em que visitamos as sete regiões mais turísticas do estado de Santa Catarina em busca de opções de turismo sustentável. Confira agora um dos passeios realizado por nós durante o projeto.

 

 

 

Parque Natural Raimundo Malta, uma opção de ecoturismo para as crianças em Balneário Camboriú

 

Apesar de morarmos em Itajaí, cidade vizinha a Balneário Camboriú, nunca tínhamos ouvido falar do Parque Natural Raimundo Malta, nem nós, nem grande parte da população da região.

 

Porém durante nossas pesquisas sobre opções de turismo sustentável na região encontramos algumas reportagens sobre o parque e então decidimos ir visitá-lo, e tivemos uma agradável surpresa!

 

parque-ecologico-raimundo-malta-balneario-camboriu-sc-trilha

 

O parque fica do outro lado da BR 101, mas ainda na cidade de Balneário Camboriú, e funciona apenas na parte da tarde. Chegamos ao parque num domingo, logo no inicio da tarde, por volta das 13h30, e ele estava bem vazio, mas nas trilhas encontramos algumas famílias passeando.

 

Na entrada do parque fica um senhor cuidando do livro de visitantes e passando as informações sobre o funcionamento do parque. Dentro do parque existem 07 opções de trilhas, algumas de mata mais fechada, outra de gramado, outra que forma um corredor de bambuzal e ainda uma que acompanha o rio que passa ao lado do parque, mas todas são bem fáceis e curtas.

 

parque-ecologico-raimundo-malta-balneario-camboriu-sc-placa

 

Por ser final de semana, uma parte do parque fica fechada, pois é ali que existe a “farmácia natural”, local onde são cultivadas plantas medicinais e também onde fica o viveiro de mudas da prefeitura, onde nascem as árvores que serão plantadas na cidade. Esta parte fica fechada pois os colaboradores que cuidam dessa área trabalham apenas durante a semana.

 

O legal é que tanto as plantas medicinais como as mudas são distribuídas gratuitamente para a comunidade. E é lá dentro que fica a Secretaria do Meio Ambiente do município.

 

Mas voltando ao nosso passeio, logo na entrada do parque há uma grande placa com o mapa do parque, indicando todas as trilhas disponíveis. Seguindo em frente há um parquinho para a criançada e uma grande área gramada, ótima para fazer um picnic ou simplesmente estender uma canga e relaxar.

 

Mais a frente ainda existe uma área com várias mesinhas e bancos na sombra de árvores, para que quiser lanchar por ali. Vale dizer que não são permitidos animais de estimação dentro do parque.

 

parque-ecologico-raimundo-malta-balneario-camboriu-sc-trilha2

 

No dia da nossa visita fizemos 06 das 07 trilhas disponíveis, todas são curtas e bem tranquilas, ideal para a criançada! Todas as trilhas são sinalizadas e bem acessíveis. Só fica um alerta MUITO IMPORTANTE levem repelente!

 

Não façam como nós que esquecemos. O parque em si não tem mosquitos, mas as trilhas… Fomos quase levados por eles! Levamos umas 30 picadas cada um.

 

Foi assim nosso passeio ao Parque Natural Raimundo Malta, uma ótima opção para quem estiver em Balneário e quiser fazer algo diferente do que apenas ir para praia, além de ser uma boa oportunidade para um passeio de contato com a natureza para a criançada.

 

Informações

Funcionamento: Diariamente das 13:00 às 17:00

Endereço: Final da Rua Angelina, Balneário Camboriú

Contato: 047 3363-7145 – www.facebook.com/parqueraimundomalta

 

Por Thiago Cagna

 

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.