Temas Variados » Por que minha empresa deve ter uma política de sustentabilidade?

Por que minha empresa deve ter uma política de sustentabilidade?



 

Qual a importância de se ter uma política de sustentabilidade escrita e implementada? Ela é mesmo necessária? Como fazer?

 

 

Para mostrar a importância de se desenvolver uma política de sustentabilidade e como escrevê-la, o Portal EcoHospedagem traz três artigos mostrando exemplos reais, passos a tomar e que pessoas devem participar do desenvolvimento de uma política de sustentabilidade.

 

Neste primeiro artigo mostraremos a importância e a necessidade de se ter uma política de sustentabilidade.

 

Veja também:

Como fazer e para que servem os relatórios de sustentabilidade

Os primeiros passos para implementar a sustentabilidade

Como escrever uma política de sustentabilidade

Os passos para se construir uma política de sustentabilidade

 

 

politica de sustentabilidade-accor-hoteis-conscientizacao

Conscientização sobre o programa de sustentabilidade da rede Accor

A política de sustentabilidade é um dos primeiros passos para que um programa de sustentabilidade seja bem desenvolvido. É a política que, se bem escrita, e principalmente bem implantada, norteará o caminho a ser seguido pelo empreendimento e por seus funcionários.

 

E é através desta política que em momentos decisivos para a empresa, como, por exemplo, na decisão de um novo investimento ou a contratação de funcionários, os gestores e funcionários levarão em conta os objetivos socioambientais na tomada de decisão.

 

Por exemplo, quando a administração do hotel decide que é chegada a hora de expandir o número de quartos, se este não tiver uma política de sustentabilidade bem implementada, poderá decidir por construir os novos quartos ou chalés em qualquer local e sem qualquer cuidado com a natureza, sem levar em conta os impactos que esta obra pode gerar sobre a natureza e a comunidade.

 

Já um empreendimento que tenha uma política de sustentabilidade escrita e bem implementada, saberá que na hora de construir novas instalações ou contratar novos colaboradores, terá que avaliar os impactos que isso causará. Assim o hotel poderá optar por comprar apenas materiais de construção de baixo impacto ambiental, ou dar preferência por contratar pedreiros da região onde está inserido.

 

Uma política é importante também para mostrar aos funcionários que a empresa está comprometida com a natureza e com a comunidade local, e que para trabalhar ali, o funcionário deve levar esses aspectos em consideração na hora de tomar decisões.

 

comercio local - feira turismo e sustentabilidade

Comércio local

 

Mostra ao funcionário, por exemplo, que quando ele for comprar alimentos para serem servidos no café da manhã, estes alimentos devem ser, de preferência, de produtores da região, e se possível serem de origem orgânica, isto é, não conterem agrotóxicos.

 

Por isso, a importância da política de sustentabilidade estar bem implementada. Não adianta ela ser de conhecimento apenas da diretoria, todos no hotel, pousada ou resort têm que conhecê-la e entendê-la. Todo novo colaborador deve ser “apresentado” à política da empresa no momento de sua contratação.

 

A política nada mais é do que uma “declaração” da empresa dizendo a todos os interessados (stakeholders) como ela atua em relação aos temas ambientais e sociais e de como seus colaboradores devem se comportar perante esses temas.

 

Na próxima publicação contaremos como escrever uma política de sustentabilidade. É mais fácil do que muitos imaginam.

 

 

Veja também: 

Como fazer e para que servem os relatórios de sustentabilidade

Os primeiros passos para implementar a sustentabilidade

Como escrever uma política de sustentabilidade

Os passos para se construir uma política de sustentabilidade

 

 

Hotéis e pousadas cadastrados no Portal EcoHospedagem e que já possuem uma política de sustentabilidade escrita e implantada:

 

Pousada Telhado Verde, Búzios, Rio de Janeiro

Outeiro de Minas EcoSPA, Itabirito, Minas Gerais

Novotel Morumbi, São Paulo

Hotel Ville la Plage, Búzios, Rio de Janeiro

Don Ramón, Canela, Rio Grande do Sul

Pousada Encantos da Terra, Canela, Rio Grande do Sul

Hotel Pousada Blumenberg, Canela, Rio Grande do Sul

Canto das Águas, Chapada Diamantina, Bahia

Vila Naiá, Ponta do Corumbau, Bahia

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.