Caixa Livre » Premiação Européia de boas práticas de sustentabilidade no turismo

Premiação Européia de boas práticas de sustentabilidade no turismo



 

O Visions/DestiNet European Sustainable Tourism Awards – VESTAS – foi criado pela Vision on Sustainable Tourism em parceria com o portal de informações DestiNet para apresentar, consolidar e destacar as boas práticas que estão sendo tomadas para tornar levar o turismo o mais sustentável possível.

Hoje existem cerca de 50 agências de viagem que oferecem destinos com ações de sustentabilidade na Europa. Inicialmente, o VESTAS buscou a parceria com o maior número de agências quanto possível para que estas possam indicar seus principais cases.

Em 2011, primeiro ano da premiação, um terço dessas agências indicaram 95 destinos. Destes, 26 candidatos enviaram informações detalhadas sobre o destino e seus esforços e conquistas em relação aos Critérios Globais de Turismo Sustentável e os tópicos DestiNet . Uma equipe internacional de especialistas selecionou 11 destes destinos como as melhores práticas de turismo sustentável na Europa.

 

Agora em 2014 a premiação passou a se chamar VISTAS, e abaixo estão os 5 destinos na Europa premiados por terem desenvolvido boas práticas em prol da sustentabilidade.

 

Cascais(Portugal)

 1° Lugar – Campeão 2014

Categoria costa e Ilha

Cascais (Portugal) oferece aos visitantes uma rara combinação de natureza, história e cultura, praias maravilhosas e instalações de luxo. Promovendo uma mobilidade suave, Cascais disponibiliza o uso gratuito de bicicletas para os turistas. Dois projetos recentes inovadores de restauração da natureza aumentaram consideravelmente a rica biodiversidade costeira da área, apoiando excelentes instalações de educação e informação.

 

 

 

Kuldiga (Latvia)

1° Lugar – Campeão 2014

Categoria destinos de excelência

Kuldiga aventurou-se em um grande projeto de turismo sustentável com produtos inovadores capazes de transformar um belo (mas desconhecido) local em um destino de turismo multi-atividades.

 

 

 

 

 

Werfenweng (Austria)

1° Lugar – Campeão 2014

Categoria Alpes

Na pequena cidade é possível passar um feriado sem utilizar carro e ainda sim, ir para onde quiser. Werfenweng organiza ligações ferroviárias perfeitas para a sua viagem, e na chegada garante mobilidade local, por meio de veículos elétricos e e-carros, carruagens puxadas por cavalos, táxis elétricos, etc.

 

 

 

Durbuy (Bélgica)

2° Lugar 2014

Categoria destinos de excelência

A Bélgica é um famoso destino gourmet na Europa, porém pode ser difícil encontrar os melhores produtos artesanais locais – a menos que você visite a pequena cidade de Durbuy. Com uma ótima infraestrutura de restaurantes, produtores, chefs, receitas, presentes e outros, a cidade é uma boa recomendação para conhecer um pouco da verdadeira Bélgica.

 

 

 

Gozo (Malta)

 2° Lugar  2014

Categoria costa e Ilha

Gozo (Malta) é uma ilha que preserva sua paisagem tradicional, cidades e identidade local. É forte na agricultura orgânica e em programas de educação ecológica. Abriga os mais antigos Templos do mundo listados pela UNESCO. Grandes esforços foram feitos para restaurar seus vales e criar trilhas ecológicas e históricas.

 

Conheça as ações de sustentabilidade desenvolvidas por outros empreendimentos em nosso cadastro das melhores práticas do setor.

 

Por Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.