Melhores Práticas » Preparando a organização para a sustentabilidade

Preparando a organização para a sustentabilidade



Depois de realizado o diagnóstico da região onde o empreendimento está localizado e o diagnóstico interno da empresa (veja aqui como realizar esses diagnósticos), são definidas quais as ações socioambientais serão desenvolvidas.

 

Existem inúmeras ações de sustentabilidade já desenvolvidas no setor hoteleiros e outras centenas desenvolvidas em outras áreas mas que podem ser adaptadas para hotéis, pousadas e resorts.

 

Aqui no Portal EcoHospedagem você pode ver muitas dessas ações em nossas Boas Práticas do Setor, Case do Mês, Como Avaliar se um Hotel é Sustentável, Dicas do Mês e muito outros.

 

Abaixo trecho retirado do modelo de implantação de sustentabilidade em empreendimentos do setor hoteleiro desenvolvido pelo Portal EcoHospedagem.

 

4.1 Priorização das ações

Após a escolha das ações a serem implementadas, deve-se fazer a priorização destas ações.  A priorização é necessária para ajudar a organização identificar quais devem ser tomadas primeiras levando em conta os seguintes critérios (recomendamos seguir a ordem abaixo):

 

  1. Estratégico
  2. Retorno de marketing
  3. Investimento necessário
  4. Facilidade de implementação
  5. Tempo de implementação

 

 

4.2 Preparação da organização

O engajamento de pessoas com o tema sustentabilidade é, principalmente por falta de conhecimento, um dos pontos mais críticos de todo o processo. As pessoas têm medo do novo, gostam do comodismo e não querem mudar.

 

treinamento-para-sustentabilidade-no-hotel-portal-do-sol-socorro-sao-paulo

Conscientização para a sustentabilidade no Hotel Portal do Sol

A primeira etapa para implementar um plano de ação para a sustentabilidade é o envolvimento de todos os funcionários. Se não tivermos o engajamento de todos os colaboradores, as chances de sucesso são drasticamente reduzidas. Para a mensagem ter maior efeito sobre os colaboradores é essencial que estes percebam o envolvimento da diretoria no projeto. Cartas, discursos ou vídeos feitos pela diretoria falando sobre a importância da inserção da sustentabilidade no negocio são fundamentais para o projeto.

 

Dependendo da quantidade de colaboradores, podem ser realizados encontros com todos os funcionários ou em grupos menores. Esses encontros devem ocorrer, preferencialmente, durante o horário comercial e devem contar com um especialista, para mostrar o contexto atual da sustentabilidade e os benefícios dela para todos.

 

Sabe-se que mudar um comportamento é tarefa muito difícil, por isso podemos fazer as pessoas agirem sem perceber a mudança. Por exemplo, pedir para que uma pessoa passe a consumir uma comida local, e não a que esta acostumada, pelo simples motivo de ser melhor para a comunidade talvez não tenha um poder de convencimento tão forte como explicar que a comida local é mais fresca e consequentemente mais saudável.

 

A segunda mensagem não muda o comportamento da pessoa em relação à sustentabilidade, mas atinge o objetivo. Por isso o ideal é utilizarmos as duas mensagens, onde a escolha do cliente esta beneficiando a ele e a comunidade local.

 

A mensagem tem que ser breve, positiva, direcionadora de ação e evitar que a pessoa se sinta culpada.

 

4.2.1 Política de sustentabilidade

Para incentivar e cobrar o envolvimento de todos com a sustentabilidade deve-se criar uma política de sustentabilidade, neste ponto é fundamental a participação de todo o “alto escalão” da organização, demonstrando assim o comprometimento da organização com o tema.

 

relatorios-de-sustentabilidade-1A política de sustentabilidade deve conter uma política ambiental, social e de compras. Nesta etapa a política da organização não precisa ser totalmente completa e detalhada, mas deve abordar os temas principais da sustentabilidade.

 

Veja aqui como criar um política de sustentabilidade para seu hotel, pousada ou resort.

 

Paralelamente a criação da política de sustentabilidade deve-se elaborar o logo e o nome do programa junto aos colaboradores.

 

É primordial que a organização tenha conhecimento e esteja em conformidade com todas as leis (nacionais e internacionais) aplicáveis ao empreendimento. Deve-se levantar todas as leis aplicáveis ao estabelecimento e verificar a conformidade com estas.

 

4.2.2 Marketing interno e externo

Como forma de incentivar outros empreendimentos e moradores da região e dar visibilidade a suas ações socioambientais, é de extrema importância que a organização realize paralelamente a suas ações, um plano Marketing dirigido a todos os interessados no empreendimento. Clientes, através de mídia espontânea, site, publicações entre outros; Funcionários através da comunicação interna; Fornecedores, comunidade local e outros stakeholders através de site, contato direto, publicações, participação em eventos e etc.

noticia de sustentabilidade da unimed

 

Veja aqui  o que é e exemplos de mídia espontânea gerada pelas ações de sustentabilidade.

 

Outro ponto importante é a necessidade de que todas as ações, reuniões, palestras, treinamento e outros similares devem ser documentados. Cada ação deve ter uma ficha com o detalhamento das atividades necessárias para sua implementação, informações como: O responsável pela ação, os envolvidos, os prazos de execução, informações financeiras, metas, procedimentos necessários, equipamentos necessários e outros. Já reuniões, treinamentos, workshops e similares deverão, obrigatoriamente, conter descrição detalhada das atividades desenvolvidas, data e duração e lista de presença dos participantes.

 

No atingimento de cada meta estabelecida é muito importante o reconhecimento público dos méritos dos funcionários que participaram da ação.

 

 

Fonte: Modelo de implantação de sustentabilidade em empreendimentos do setor hoteleiro desenvolvido pelo Portal EcoHospedagem.

 

 

Veja outras dicas em nossas dicas da semana.

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Tem uma boa prática? Conte para nós.

 

 

Veja outras ações para implementar em seu empreendimento

 

Uso de lâmpadas econômicas

Instale dispenser de sabonete e shampoo em seu empreendimento

Sistema de chave cartão/eletrônica

Programa de reuso de toalhas

Aplicar conceitos de arquitetura sustentável

Isolamento térmico de telhados com Tetrapack

Como funcionam e para que servem os telhados verdes

Redutor de vazão para torneiras

Testes simples para verificar se há vazamento de água

Como fazer o tratamento de resíduos em seu empreendimento

Como realizar o tratamento natural de esgoto

O que fazer com os restos de sabonete usados

Como fazer produtos de limpeza naturais?

Como instalar e os custos de um sistema de captação de água de chuva

Como fazer e para que serve um relatório de sustentabilidade

Porque ter uma política de sustentabilidade para seu empreendimento

Bomba de Calor – Aquecimento de água através do calor do ar ambiente

Faça um guia da região e incentive a comunidade e a cultura local

Várias formas de reuso de materiais

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.