O que posso fazer? » Preparativos para viajar com seu Pet. O que não podemos esquecer!

Preparativos para viajar com seu Pet. O que não podemos esquecer!



 

Por Luciana Azevedo Martins, properietária da pousada ecofriendly Encanto da Bocaina e dona do brincalhão labrador MAX

 

 

Considerados como membros da família, os animais de estimação estão cada vez mais viajando para os quatro cantos do país. E visando este público, que não sai de casa sem seu animalzinho de estimação, algumas pousadas e hotéis já estão se adequando para receber esse novo membro.

 

Mas para uma viagem sem grandes surpresas, é necessário uma preparação adequada para tal. Escolher o destino ideal, saber o que levar e como se comportar são fundamentais para uma viagem tranquila e inesquecível!

 

 

Planejando a viagem

O primeiro passo é escolher um destino onde ele, além dos donos, possa se divertir bastante. Afinal,  ele precisa de atenção redobrada quando está fora de casa, em um ambiente desconhecido. Se o cãozinho poder ficar a maior parte do tempo por perto e acompanhar seus donos nos passeios, seria o ideal, pois assim a aventura será positiva para todo mundo!

 

Algumas  pousadas e hotéis permitem que o pet fique junto de seus donos no quarto e viabilizam as refeições em locais onde os pets possam acompanhar seus donos. Assim ele fica mais seguro e diminui a ansiedade gerada pela mudança de ambiente.

 

Então, antes de se programar, vale pesquisar quais meios de hospedagem aceitam animais de estimação e quais suas regras.

 

 

Em nossa loja virtual você encontra produtos ecológicos e sustentáveis para tornar a viagem com seu cãozinho mais tranquila e sustentável! São kits de viagem eco, bolsa de transporte feitas de lona de caminhão, saquinhos biodegradáveis e muito mais!

www.ecohospedagem.lojaintegrada.com.br

 

 

Itens básicos para garantir a segurança e bem estar dele:

– Providenciar uma etiqueta de identificação na coleira, com nome do cão e o telefone para contato caso ele se perca.

 

– Verificar se as vacinas estão em dia. No inverno, uma boa dica é vacinar contra a tosse canina. Tosse dos canis. Animais que ainda não completaram a vacinação não devem/podem viajar. Assim como cães doentes. Uma visita rápida ao veterinário para saber como anda a saúde dele é importante também.

 

– Fazer uso de um bom anti-pulgas e anti-carrapatos, principalmente se o destino for zona rural, onde a incidência destes parasitas é maior.  Outra sugestão é o uso de repelentes próprios para animais, à base de citronela, para deixá-los protegidos contra os mosquitos.

 

– Levar alguns itens de higiene como algodão, cotonetes e toalhas. Dependendo do destino escolhido, seu animalzinho tem que estar preparado para enfrentar lagos, cachoeiras ou trilhas, e é bom estar preparado para o que der e vier!
– É excencial um kit com itens de primeiros socorros como pomada cicatrizante, soro para limpeza, antialérgico  e dipirona (todos de uso veterinário).

 

– Outro detalhe super importante é que o cão deve saber e atender bem os comandos básicos de obediência do seu dono (senta, vem, fica, etc). Assim, você se sente seguro para passear com ele e evitar contratempos.

 

Transportando seu animal de estimação

– O ideal é sempre preferir viajar em horários mais frescos, a noite ou logo pela manhã, principalmente no verão. Em alguns casos, o ar condicionado deverá estar sempre ligado para que o animal não sofra tanto com o calor.

 

– Acomodá-lo sempre no banco traseiro e fazer o uso do cinto de segurança a fim de garantir a segurança de todos: das pessoas e do animal. Dependendo do porte, caixa de transporte ou cadeirinha com cinto é a solução mais adequada.

 

– Ter à mão um bebedouro e oferecer água sempre nas paradas estratégicas para as necessidades fisiológicas que devem ser de duas em duas horas, pelo menos.

 

– Levar ração suficiente para toda a viagem, potes de água e ração, coleira, brinquedos e cama. Sacos coletores de dejetos e tapetes higiênicos – caso ele use – também são importantes para manter o ambiente limpo.

 

 

Em nossa loja virtual você encontra produtos ecológicos e sustentáveis para tornar a viagem com seu cãozinho mais tranquila e sustentável! São kits de viagem eco, bolsa de transporte feitas de lona de caminhão, saquinhos biodegradáveis e muito mais!

www.ecohospedagem.lojaintegrada.com.br

 

Chegando no destino

– Logo ao chegar, leve o seu cão na guia para dar uma volta pela pousada/ hotel, assim ele já marca seu território, faz suas necessidades e vai se ambientando com o novo local, se acostumando com os novos odores. Sabemos que a mudança temporária de local gera ansiedade e estresse nos animais e fazendo isso, você minimiza essa situação.

 

– Verifique os locais onde ele pode circular e também fazer suas necessidades.

 

– Mantenha ele sempre na guia, a não ser que esta esteja liberada pela pousada/hotel.

 

– Recolha todos os dejetos do seu animal e os descarte em local apropriado.

 

 

É importante  seguir todas as regras da pousada para não fechar as portas para outras experiências.

 

Aproveite bem o passeio e a companhia do seu mascote e traga da viagem momentos inesquecíveis!

 

 

Este texto foi escrito por Luciana Azevedo Martins, proprietária da pousada Encanto da Bocaina, localizada em São José do Barreiro, cerca de 300 kilometros de São Paulo e do Rio de Janeiro, pousada em que seu cãozinho será muito bem vindo! A pousada, além de ser totalmente ecofriendly, possui também muitas ações socioambientais, tornando-a uma ótima opção para um final de semana revigorante em meio a natureza.

 

Veja como foi nossa visita a pousada Encanto da Bocaina

www.ecohospedagem.com/case-do-mes-pousada-encanto-da-bocaina

Veja aqui outras formas para tornar sua viagem mais sustentável.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Preparativos para viajar com seu Pet. O que não podemos esquecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.