Programa Accor “Plant for the Planet”

Programa Accor “Plant for the Planet”



 

A Accor investe no programa “Plant for the Planet” e confirma a sua mobilização em prol do desenvolvimento durável

 

 

plant-for-the-planet-accor

A Accor confirma o seu empenho em prol do desenvolvimento durável, associando os seus 4 mil hotéis ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) “Plant for the Planet: a campanha em prol do plantio de mil milhões de árvores”.

 

Uma iniciativa mundial que envolve a responsabilidade dos hoteleiros e dos clientes

 

“Plant for the Planet” é um programa de reflorestamento mundial particularmente inovador, que visa a financiar plantações de árvores, investindo 50% das economias de lavagem de roupa geradas pelo comportamento responsável dos hoteleiros e dos seus clientes.

 

Consiste em incentivar os clientes a conservarem as suas toalhas de banho durante mais de uma noite. Este programa será implementado nos 4 mil hotéis do Grupo. Desde já, 52 hotéis encontram-se empenhados numa fase piloto.

 

Nesta perspectiva, a Accor dispensa formações específicas aos empregados repartidos pelos andares e às camareiras. Uma campanha de sensibilização da clientela também está a ser organizada. Cada cliente é pessoalmente solicitado através de um documento de informação que indica “Aqui as SUAS toalhas plantam árvores” e que se encontra afixado na casa de banho.

 

 

3 milhões de árvores em 2012, 7 regiões florestais no mundo

 

 

“Este projecto deverá permitir-nos financiar o plantio de três milhões de árvores daqui até ao final de 2012”, declara Gilles Pélisson, Administrador e Director Geral do Grupo Accor.

“Tenho muito orgulho pelo facto de o Grupo se ter empenhado junto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente neste projecto de reflorestamento que mobiliza os hoteleiros e os clientes de todas as nossas marcas, desde os económicos até aos de luxo.”

 

A Accor contribuirá para o reflorestamento de 7 regiões no mundo. Nesta perspectiva, o Grupo trabalhará em estreita colaboração com 7 associações escolhidas pelas suas capacidades de conduzirem ações de plantio, desenvolvendo ao mesmo tempo uma atividade econômica local.

 

Na França, por exemplo, através do Programa Forestavenir da Forestour, a Accor participará na luta contra o efeito estufa, contribuindo para o reflorestamento das florestas do Sudeste da França.

 

Com SOS Sahel em África, a Accor contribuirá para a regeneração do litoral senegalês através do plantio de filaos (casuarina equisetifolia) na zona de Les Niayes, com vista à restauração do meio natural, evitar a invasão de areia das bacias pantanosas e criar, a médio prazo, rendimentos locais.

 

Na Ásia, a Accor colaborará com Plant a Tree Today (PATT), para a protecção de uma bacia hidrográfica na Tailândia e a criação de um centro de educação para o meio ambiente. Por fim, em colaboração com a associação Nordesta Reflorestamento e Educação e 10 comunidades locais no Brasil, o Grupo participará no reflorestamento das margens do Rio São Francisco, com vista a favorecer a restauração dos ecossistemas naturais e de ajudar na melhoria da qualidade da água.

 

 

Campanha em prol de mil milhões de árvores 

O PNUMA empenhou-se na iniciativa “Plant for the Planet: a Campanha em prol do plantio de mil milhões de árvores”, com o Príncipe Alberto II de Mónaco e o Professor Wangari Maathai, Prémio Nobel da Paz em 2004, cujo “Movimento do Cinturão Verde” apoia ações de reflorestamento em África.

 

Graças a esta iniciativa mundial, mais de 1,6 mil milhões de árvores foram plantadas em 2007. “Todos os países são afetados pelo desmatamento”, declara Achim Steiner, Director do PNUMA. “Com este projeto para o reflorestamento, a Accor actua também para combater o aquecimento climático, restaurar os ecossistemas, erradicar as epidemias e preservar a água doce do planeta.”

 

A contribuição da Accor para “Plant for the Planet” inscreve-se no Programa Earth Guest, lançado pela Accor em 2006 para conduzir a sua política de desenvolvimento durável nos cinco continentes e em todas as actividades profissionais do Grupo.

 

Com Earth Guest, a Accor implementa, assim, canteiros “EGO”, que se dedicam à protecção da infância, ao desenvolvimento local, à promoção de uma alimentação equilibrada e à luta contra as epidemias, bem como canteiros “ECO”, consagrados ao controlo da energia, à limitação do consumo de água, à gestão dos resíduos e à manutenção da biodiversidade.

 

Earth Guest day, uma jornada de mobilização dos 150 mil funcionários do Grupo

 

Em 22 de Abril, por ocasião do Dia Mundial da Terra, a Accor mobiliza também os seus 150 mil funcionários sobre o tema do desenvolvimento durável. O Grupo organiza, pelo segundo ano consecutivo, o seu “Earth Guest day”.

 

Esta operação consiste em desenvolver acções dedicadas ao desenvolvimento local, à saúde e à preservação da natureza nos 100 países em que o Grupo se encontra implantado.

 

Accor, grupo mundial e líder europeu no sector da hotelaria, líder mundial na área de serviços às empresas e às autarquias públicas, está presente em cerca de 100 países, com 150 mil funcionários.

Põe ao serviço dos seus clientes o know-how adquirido desde mais de 40 anos, nas suas duas grandes atividades profissionais:
– A hotelaria, com as marcas Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Suitehotel, Ibis, all seasons, Etap Hotel, Formule 1 e Motel 6, representando 4 mil hotéis e cerca de 500 mil quartos em 90 países, bem como as suas atividades complementares, nomeadamente Lenôtre;
– Os serviços: 30 milhões de pessoas beneficiam em 40 países das prestações da Accor Services (recursos humanos, serviços de marketing, gestão de gastos profissionais).

 

Fonte: www.accor.com

(Fonte: www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese/CampaignNews/Accor.asp)

 

 

Abaixo todas as publicações relacionadas ao grupo Accor

Acompanhamos o plantio de árvores do grupo Accor na Serra da Canastra

Confira como foi nossa visita ao Novotel Morumbi, São Paulo

Ações socioambientais do Novotel Morumbi, São Paulo

Ações de sustentabilidade do grupo Accor

Programa de reuso de toalhas do grupo Accor

 

Por Thiago Cagna

Deixe seu comentário também!

Comentários