Melhores Práticas » Qual a situação atual de seu hotel em relação a sustentabilidade?

Qual a situação atual de seu hotel em relação a sustentabilidade?



 

Está pensando em implantar a sustentabilidade em seu empreendimento? Você sabe por onde começar? Faça um diagnóstico de sustentabilidade!

 

 

Um dos primeiros passos para implementar as ações de sustentabilidade em sua empresa é fazer um diagnóstico atual da mesma. Isto é, deve-se ver como seu hotel, pousada ou resort está, hoje, em relação a sustentabilidade e aonde você quer e pode chegar, e a partir daí definir quais ações socioambientais implementar.

 

O seu hotel consome muita água e energia? Então, talvez, o primeiro passo seja atuar nesses pontos. A sua pousada fica em uma região muito carente? Então porque não começar pelas ações sociais para ajudar a comunidade? Fica em uma região de mata nativa? Então vamos desenvolver ações de conscientização de hóspedes e colaboradores para preservar essa mata.

 

Resumindo, para agir, precisamos, primeiro, saber onde agir, onde estão os pontos fracos e fortes de seu empreendimento, quais são as oportunidades e as fraquezas do local onde seu hotel está instalado e como você, como empresário, pode ajudar.

 

Abaixo trecho retirado do modelo de implantação de sustentabilidade em empreendimentos do setor hoteleiro desenvolvido pelo Portal EcoHospedagem.

 

 

3.3 Diagnóstico de sustentabilidade do empreendimento

 

Faz-se necessária uma visão profunda da situação atual da organização em relação aos critérios de sustentabilidade para então, com base nas melhores práticas do setor e em práticas inovadoras adaptadas de outros setores, desenvolverem-se as ações necessárias e viáveis para inserir a sustentabilidade na organização.

Um empreendimento do setor de hospedagem turística tem responsabilidade direta sobre a situação social, ambiental e econômica de sua região, como podemos observar:

 

Ambiental

  • comercio local - feira turismo e sustentabilidadeCompra produtos de fornecedores que utilizam mão de obra escrava ou infantil.
  • Seus fornecedores despejam resíduos tóxicos em rios e/ou oceano.
  • Seus clientes são responsáveis pela degradação da região e seus pontos turísticos (lixo, utilização excessiva de água, poluição da água e etc.).

 

Social

  • A organização contrata mão de obra estrangeira não trazendo benefícios à comunidade local.
  • Os salários pagos a funcionários da comunidade local são abaixo da média não permitindo a estes ter um padrão de vida aceitável.
  • Seus clientes têm grande influência negativa na comunidade local, como, por exemplo, estimulando o turismo sexual e mudança da cultura local.

 

Financeiro

  • A organização utiliza de forma ineficiente os recursos naturais da região, não gerando o retorno adequado a comunidade.
  • Atrasa os salários de funcionários e pagamento a fornecedores.
  • A organização não prospera, trazendo degradação a comunidade local (abandono de imóvel, perda de empregos e etc.).

 

 

3.3.1 Coleta de dados

Esta etapa compreende no levantamento de informações internas do empreendimento, necessárias para analisarmos a situação atual da organização perante seus stakeholders (funcionários, comunidade local, fornecedores, governos e outros) e para elaboração do inventário da estrutura física do empreendimento para calculo de payback e outros.

 

3.3.1.1 Ambiental

É analisada a situação ambiental da organização desde suas operações internas, como o consumo de energia e água, geração de resíduos e emissões de efluentes tóxicos, e a situação ambiental de seus colaboradores e fornecedores.

 

3.3.1.2 Social

Diferente do critério ambiental, as ações sociais da organização não podem ser quantificadas tão facilmente, e por isso muitas vezes são deixadas de lado por não demonstrarem claramente o retorno financeiro do investimento.

O setor turístico e de hospedagem têm impacto social direto na comunidade local, seja através dos funcionários do empreendimento ou dos recursos que seus clientes trazem para a comunidade (através de compra de artesanato, visita a restaurantes, contratação de guias locais, entre outros), além de impactar também seus fornecedores através de utilização de fornecedores locais, pagar preços justos e etc.

A capacidade de mudança social (positiva ou negativa) das organizações desse setor pode ser demonstrada nos casos abaixo.

 

projeto social apoiado pelo hotel canto das aguasO Hotel Canto das Águas apoia o Projeto Grãos de Luz e Griô, melhorando a qualidade da educação de mais de 1200 crianças na Chapada Diamantina, oferecendo apoio e formação a professores em escolas municipais da zona rural e urbana de Lençóis. O Projeto promove ainda oficinas de artesanato com retalhos e papéis reciclados para adolescentes, que ao completar 16 anos estudam e praticam o cooperativismo de reciclagem de papel, vendendo seus produtos inclusive para o Hotel Canto das Águas.

 

A Pousada do Mondego é um dos fundadores de uma ONG local que busca a preservação cultural e histórica de Ouro Preto, como patrimônio mundial designado pela UNESCO, bem como a manutenção da qualidade de vida na cidade. Uma das questões tratadas visa minimizar os impactos causados pelo tráfego pesado no centro histórico, que coloca em risco estruturas centenárias e causa poluição sonora.

 

 

3.3.1.3 Financeiro

Ao menos que sua organização seja uma ONG ela deve visar o lucro, do contrário não podemos falar em ações socioambientais, pois sem lucro a organização deixará de existir e, por conseguinte suas ações também. Até mesmo uma ONG tem que visar o “lucro”, no caso uma entrada de recursos maior que sua saída, para que então essa diferença possa ser aplicada em atuais e novos projetos mantendo e aumentando os benefícios a sociedade.

A busca pelo lucro deve coexistir com as ações socioambientais da organização, o lucro financia as ações da organização e, consequentemente, as ações da organização têm que viabilizar o lucro no longo prazo.

praia2011guaruja1Temos um exemplo claro deste estreito e sensível ciclo em muitas cidades do litoral de São Paulo. Cidades como o Guarujá e Riviera de São Lourenço que, até pouco tempo atrás, quando foram “descobertas” pelos primeiros hotéis, pousadas, imobiliárias e shoppings tinham como atrativos, além de sua proximidade com a cidade de São Paulo, sua beleza natural e seu “status” de refúgio ao stress da cidade.

Porém pouco tempo depois, devido a despreocupação de empreendimentos e governos locais com questões ambientais e sociais, essas cidades são evitadas por muitos de seus antigos frequentadores que viram suas belezas naturais serem destruídas e poluídas, sua “calmaria” sumir e seu então fácil acesso “triplicou” de distância por causa dos longos congestionamentos.

E aqueles primeiros empreendimentos viram suas margens de lucro diminuir devido a grande concorrência, seus clientes “fugirem” para outro refugio devido à violência, e a vida pessoal de seus proprietários e colaboradores ser alterada para sempre. E essa mudança não para, pois com margens cada vez menores as ações sociais e ambientais serão ainda menores e o processo de deterioração continuará.

 

3.3.2 Pesquisa com funcionários

É fundamental a realização de questionário com todos os colaboradores do empreendimento para se ter um panorama do conhecimento destes sobre o tema, para então se elaborar a estratégia de abordagem para este público.

 

 

Fonte: Modelo de implantação de sustentabilidade em empreendimentos do setor hoteleiro desenvolvido pelo Portal EcoHospedagem.

 

Depois de realizada as etapas acima, juntamente com um diagnóstico da região onde atua o empreendimento o hotel deve estar pronto para fazer uma analise critica dos pontos encontrados para assim encontrar as ações socioambientais ideais para o caso.

 

 

Veja outras ações para implementar em seu empreendimento

 

Uso de lâmpadas econômicas

Instale dispenser de sabonete e shampoo em seu empreendimento

Sistema de chave cartão/eletrônica

Programa de reuso de toalhas

Aplicar conceitos de arquitetura sustentável

Isolamento térmico de telhados com Tetrapack

Como funcionam e para que servem os telhados verdes

Redutor de vazão para torneiras

Testes simples para verificar se há vazamento de água

Como fazer o tratamento de resíduos em seu empreendimento

Como realizar o tratamento natural de esgoto

O que fazer com os restos de sabonete usados

Como fazer produtos de limpeza naturais?

Como instalar e os custos de um sistema de captação de água de chuva

Como fazer e para que serve um relatório de sustentabilidade

Porque ter uma política de sustentabilidade para seu empreendimento

Bomba de Calor – Aquecimento de água através do calor do ar ambiente

Faça um guia da região e incentive a comunidade e a cultura local

Várias formas de reuso de materiais

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



2 Respostas para Qual a situação atual de seu hotel em relação a sustentabilidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.