Temas Variados » Qual o ar condicionado mais econômico? Qual o melhor? Guia completo!

Qual o ar condicionado mais econômico? Qual o melhor? Guia completo!



 

 

O consumo de energia para uso de ar condicionado em casa chega a responder por mais de 5% de toda a eletricidade produzida no Brasil. Isso se traduz em cerca de 195 milhões de toneladas de dióxido de carbono, uma média de quase 2 toneladas por ano para casas com ar condicionado. Siga estes passos para diminuir a energia que você usa para o resfriamento.

 

 

Em nossa publicação você poderá tirar suas dúvidas sobre ar condicionado:

1 Reduzir a necessidade de ar condicionado

2 Conhecer os diferentes tipos de ar condicionado existentes no mercado

3 Saber mais sobre o ar condicionado com sistema Inverter, o mais econômico do mercado

4 Diferença de preços dos modelos disponíveis no mercado

5 Qual a potência ideal para meu ar condicionado?

6 Como melhorar a eficiência do seu ar condicionado , antigo ou novo

 

 

Reduzir a necessidade de ar condicionado

Antes de pensar em mudar seu aparelho de ar condicionado, a forma mais barata para economizar dinheiro e energia reduzir a necessidade de uso do aparelho. A maior parte das dicas vale para diminuir o uso do aparelho para resfriamento como também para aquecimento. Isso pode ser feito de várias maneiras :

1. “Isole” sua casa ou empreendimento

Melhorar o isolamento e vedação de ar impede o calor de entrar em sua casa e empresa. Sua maior prioridade deve ser para verificar como está o isolamento e buscar por possíveis vazamentos de ar em seu imóvel.

 

2. Livrar-se de aparelhos ineficientes

Aparelhos ineficientes emitem uma grande quantidade de calor. Dê atenção especial na analise da necessidade de trocar geladeiras ou freezers antigos, substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou LEDs  e desligar equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso.

 

3. Dê preferência por acabamentos exteriores “frios”

Ao substituir seu telhado ou a pintura de sua casa, o uso de cores vivas ou outras coberturas “frias”, como isolantes térmicos ou tetos verdes, pode reduzir o pico de demanda de refrigeração de 10-15%. Há uma série de opções para revestimento e pintura que podem ajudá-lo neste trabalho. Como telhas especiais refletoras, uso de produtos isolantes em baixo das telhas, como Tetrapack, uso de telhados verdes ou ainda de tintas refletoras de luz.

 

4. Sombras ou melhorar janelas

Para evitar a incidência do sol mais quente durante o verão, considere usar persianas horizontais nas janelas com face leste e oeste. Proteja janelas face sul com árvores que percam suas folhas durante o inverno ou similares, para que você possa tirar proveito do sol durante o inverno. Janelas localizadas em paredes faze sul, que recebem mais sol do verão, devem ter vidros especiais que bloqueiam a passagem de radiação solar, diminuindo a temperatura interna do ambiente.

 

5. Opção Fan  ou uso de ventiladores

O modo Fan (ventilador) dos aparelhos de ar condicionado utilizam menos energia do que a refrigeração e podem ser suficientes para atingir os níveis de conforto desejado a menos que você more em um clima muito úmido .

Os ventiladores de teto refrescam o ambiente criando um baixo nível de “efeito vento frio”. Enquanto a umidade interna não for sufocante , eles podem ser bastante eficazes. Vale lembrar que um ventilador refresca as pessoas, ele não reduz a temperatura ambiente propriamente dita, por isso desligue-o quando você sair do ambiente.

A menos que seu imóvel seja em um clima muito úmido , a instalação de exaustores de ar no telhado são uma maneira muito eficaz de resfriamento de todo o ambiente, sem uso de ar condicionado ou ventilador . Esses exaustores retiram o ar quente da casa , induzindo a entrada do ar externo mais fresco, resfriando o ambiente e ainda criando o efeito ventilador devido a corrente de ar.

 

Veja outras dicas para diminuir o consumo de energia em sua casa ou empreendimento.

 

 

Conheça os diferentes tipos de ar condicionado

 

Ar condicionado tipo Janela

São projetados para serem instalados em peitorais de janelas. Todos os componentes ficam em uma mesma unidade, ou seja, o compressor, condensador, válvula de expansão ou bobina, evaporador e serpentina de resfriamento ficam fechados em uma única caixa. Uma vez que o ar condicionado tipo Janela é uma única unidade, é preciso menos esforço para instalar, bem como para realizar sua manutenção.

 

Vantagens

• Tudo em uma única unidade

• Menos esforço para a instalação

• Custos menores em comparação com outras variedades

 

 

Ar condicionado tipo Split

São compostos por duas unidades, uma interna e outra externa. A unidade instalada dentro do ambiente, retira o ar quente do ambiente e coloca ar frio em seu lugar. Já a unidade externa, que contém o compressor, é ligada à unidade interna , através de tubos de drenagem e cabos elétricos. É esta unidade que joga fora o ar quente.

 

Vantagens

• Unidade interna ocupa menos espaço para instalação

• Normalmente, mais silencioso do que os aparelhos do tipo Janela

• Pouca influencia na decoração do ambiente

• Pode ser instalado em locais sem janelas

 

Ar condicionado tipo Torre

Estes também são conhecidos como aparelhos de ar condicionado de chão . Como os aparelhos do tipo Split , uma torre  é composta por duas unidades, uma interna e outra externa. No entanto , a unidade interna não necessita de instalação na parede . É um aparelho que fica no chão. Condicionadores de ar de torre geralmente têm alta capacidade de refrigeração e é mais adequado para ambientes muito grandes.

 

Vantagens

• Indicado para o resfriamento de alta capacidade

• Ideal para grandes ambientes

• Não precisa de janelas ou instalação de parede

 

 

Ar condicionado tipo Cassete

Estes aparelhos de “economia de espaço” são projetados para serem instalados em tetos. O painel desses aparelhos de ar condicionado é projetado para combinar com todos os tipos de decoração. Eles são elegantes e conhecidos por oferecer boas performances . A maioria dos aparelhos de ar condicionado tipo teto não necessitam de dutos . Eles são perfeitos para grandes espaços onde as ar condicionado tipo Janela ou tipo Split podem ser instalados.

 

Vantagens

• Economia de espaço

• Capaz de esfriar grandes áreas

• Funciona mesmo em locais onde não há saída para o exterior

• Não influencia a decoração

 

 

Diferenças entre os principais tipos de ar condicionado

 

 

O ar condicionado mais econômico do mercado. Ar condicionado tipo Inverter

 

O Inverter não é um tipo de ar condicionado e sim um modo de funcionamento, que pode estar em todos os tipos de aparelhos. Aparelhos do mesmo tipo, como os do tipo Split, por exemplo, podem ou não ter essa tecnologia. E os aparelhos com a tecnologia Inverter serão sempre mais caros. Mas não se deixe enganar, durante sua vida útil o aparelho com esta tecnologia gerará muito mais economia do que os outros.

 

Fazendo uma comparação simples, hoje no mercado temos as impressoras super baratas, custando menos de R$ 250,00. Mas na hora de comprar os cartuchos de tinta vem o susto! Em alguns casos, após 5 trocas apenas, já gastou-se mais em cartuchos do que o valor pago pela impressora. E os cartuchos terão que ser trocados por um longo tempo, enquanto a impressora não.

 

Então na hora de comprar um ar condicionado é necessário avaliar o custo do aparelho ao longo de sua vida útil, seu preço de compra, sua funcionalidade, sua potência e, principalmente, seu consumo de energia. Aparelhos mais eficientes, ajudam você a economizar grande quantidade de dinheiro e ajudam o meio ambiente, diminuindo o consumo de energia elétrica.

 

Outra vantagem dos aparelhos com tecnologia Inverter é que eles são mais silenciosos do que os aparelhos convencionais, com velocidade fixa.

 

 

Mas qual a diferença?

 

 

 O que é um aparelho de velocidade fixa?

Este tipo de ar condicionado possui apenas um motor do compressor que é ligado ou desligado.

 

Ele funciona semelhante a um aquecedor de ar, que desliga quando a temperatura desejada é atingida e liga novamente quando a temperatura cai para um nível definido.

 

O que é a tecnologia Inverter?

Esta tecnologia utiliza um inversor de motor do compressor variável, semelhante a um carro. Ele simplesmente desacelera e acelera conforme necessário para manter a temperatura escolhida. Ele não desliga nunca, operando então sempre em baixa potencia, evitando picos de consumo de energia.

 

É como nos automóveis, onde mantendo uma velocidade constante, sem grandes variações, o consumo de gasolina é muito menor do que com freadas e acelerações frequentes. Afinal seu automóvel gasta mais gasolina na cidade ou na estrada?

 

Quando o ar condicionado com esta tecnologia é ligado, o compressor funciona a uma alta velocidade a fim de refrigerar ou aquecer o quarto rapidamente. À medida que a temperatura ambiente se aproxima da temperatura desejada , o compressor fica mais lento, e passa a trabalhar para manutenção de uma temperatura constante. Qualquer flutuação brusca na temperatura ambiente é detectada automaticamente e a velocidade é ajustada para trazer a temperatura ambiente de volta à temperatura definida.

 

 

Sistema Inverter x Normal

 

• Unidades Inverter são aproximadamente 30% – 50% mais eficientes do que as unidades de velocidade fixa.

• Aparelhos com tecnologia tipo Inverter atingem a temperatura desejada mais rapidamente.

• O controle de velocidade da unidade externa também significa um funcionamento mais silencioso, funcionalidade especialmente importante em áreas residenciais.

• Não há flutuações de temperatura, maximizando o nível de conforto

 

 

Diferença de preços dos modelos disponíveis no mercado

Abaixo comparação realizada no mês de Março de 2014, com aparelhos de marca similar e potência 18.000 btus em uma mesma loja virtual.

*12.000 btus

 

 

Como sei a potência ideal do aparelho?

Algumas várias variáveis tem que ser levadas e conta na hora de calcular a potencia ideal de seu aparelho, como:

  • Período do dia em que o local pega sol e se pega sol direto
  • Dimensões do ambiente
  • Quantidade de pessoas
  • Quantidade de equipamentos eletrônicos
  • Quantidade de janelas e portas
  • Tipo de cobertura/telhado
  • Região do país
  • Tipo de uso (comercial ou residencial)

 

Por isso recomendamos utilizar o calulador do site da Lg, que fo o mais completo e amigável que encontramos. www.lge.com/br/simulador-de-capacidade

 

Mas, grosseiramente, o calculo pode ser feito da seguinte forma:

• Para cada metro quadrado, multiplica-se por 600 BTU
• Cada pessoa adicional soma 600 BTU (a primeira pessoa não é contabilizada)
• Cada equipamento eletrônico soma 600 BTU

 

Ex.: Uma sala com 30m² para três pessoas com dois computadores
30m² x 600 BTU + 1200 BTU (duas pessoas, pois a primeira não conta) + 1200 BTU (dois computadores) = 20400 BTU

 

*Se o cômodo ficar diretamente exposto ao sol, aconselha-se considerar 800 BTUs para cada medida.

 

Uso correto do ar condicionado aumenta sua vida útil

Os aparelhos de ar condicionado têm uma vida média de 10 à 12 anos. Mas seguindo alguns procedimentos de manutenção adequados, um modelo de qualidade pode funcionar por até 20 anos:

 

1. Reduzir o uso excessivo

• Utilize o ar condicionado apenas quando a ventilação natural é insuficiente para arejar o ambiente

• Desligue o aparelho quando for sair do ambiente por longos períodos de tempo

• Mantenha sempre todas as portas e janelas fechadas quando estiver operando um ar condicionado

 

2. Aumente seu conforto utilizando ventiladores

Com um ventilador de teto, você provavelmente vai se sentir confortável com a temperatura fixada em 25° C. Já sem o ventilador esta temperatura teria que ser mantida mais baixa. Cada grau aumentado no ar condicionado significa uma economia média de 1 a 3 % na conta de eletricidade”.

 

3. Limpe os filtros de ar mensalmente

O filtro de um ar condicionado do tipo Central nunca deve ficar sujo o suficiente para impedir o fluxo de ar, pois isso pode causar danos irreversíveis ao aparelho. O condensador deve ser limpo por um profissional a cada dois anos, ou até mesmo anualmente em locais empoeirados.

Filtros em aparelhos localizados em quartos podem simplesmente ser removidos (normalmente localizados atrás da grade de entrada de ar ) e lavados para remover o pó preso.

Muitas unidades modernas têm um indicador alertando para quando o filtro precisa ser limpo. Caso contrário, é uma boa ideia verificar o filtro a cada dois meses durante o verão.

 

4. Contratar um técnico profissional para inspecionar, limpar e ajustar seu sistema a cada 2-3 anos

• Durante este tempo o gás do refrigerador do seu aparelho pode precisar de recarga. Esta recarga pode melhorar a eficiência do sistema em até 20%.

• O técnico deve medir o fluxo de ar sobre a bobina interior. Corrigir as taxas de fluxo de ar pode melhorar a eficiência em até 10%.

• O aparelho pode estar todo ajustado e revisado, porém ainda não irá funcionar de forma eficiente se o sistema de dutos estiver em mau estado. Vedação adequada e isolamento podem reduzir o uso de energia para resfriamento em até 15%.

 

 

Fontes de consulta

www.airconditioner.me.uk/Benefits_of_Inverter_Air_Conditioning.html

www.penguinaircon.com/index.php/Algarve-Air-Conditioning/inverter.html

www.cromaretail.com/air-conditioner-system-types.aspx

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



14 Respostas para Qual o ar condicionado mais econômico? Qual o melhor? Guia completo!

  1. José Carlos diz:

    Ar condicionado bom ecominico se possível de parede sala e aberta com a cozinha

  2. GILBERTO P BUENO diz:

    Quero saber se realmente e verdadeiro ou falso Que ar condicionado Inverter não funciona, isto e não e adequado para as regiões quentes como por exemplo Cuiabá, Rondonópolis e demais regiões com temperaturas constantes acima de 36 a 41 graus
    E o que o pessoal tem comentado que o Sistema Inverter nestas regiões não funciona

  3. Diego Carlos diz:

    muito boas suas dicas e as explicações sempre que estiver assunto sobre economia e produtos em destaques em melhores na eficiência estarei sempre interessado vlw um abraço grato Diego Carlos.

  4. Parabéns mas não podemos esqueçer que ao mesmo tempo que o ar condicionado traz conforto se não for bem utilizado prejudica o ambiente ar condicionado sujo contém fungos acaros prejudiciais a saúde humana desenvolvendo reniti e alergias.

  5. O ar condicionado deve sempre está limpo, a falta de limpeza pode aumentar o consumo de energia em até 30%.outra dica importante é na hora da instalação uma instalação mal executada gasta muita energia também .

  6. Otimo conteúdo sou instalador técnico realmente desde que começei a trabalhar no setor a demanda de serviço triplicou quando chegou o split são varios fatores que fazer um ar condicionado gastar mais ou gastar menos tem muito cliente que usa o ar condicionado com a porta aberta ou até mesmo a janela aberta assim o ar condicionado gasta mais energia ainda vai trabalhar sempre no limite fica a dica use seu aparelho com todo o ambiente fechado para uma perfeita climatização Att : Guilherme pereira abçs amigo otima leitura adorei

  7. Icaro Nogueira diz:

    Gostei muito pelas dicas de como evitar os ar condicionadores! Vejo essa falta de sensibilidade e de tecnicas das construturas e eng civis no Brasil.Eles apenas constroem sem a minima anilise de outros fatores que não venha derrubar suas edificações. Parabens por exaltar as outras possibilidades que amenizam os gastos ou ate evita esses gastos com a compra de equimantos.

  8. Eliseu Vieira diz:

    Olá!
    Quero saber porque vcs fala que o ar inverter e mais econômico, mas quanto olho o selo procel o sansumg 9.000 inverter gasta 17,6 kw/h já o ar carrier normal o selo marca 14,3 kw/h, como vc explica este fato ? qual e o mais Economico?

  9. Mira diz:

    Olá, fiquei com dúvida com relação a eficiência de um aparelho, estou pesquisando qual aparelho vou adquirir e comparo o consumo, a classificação do immetro e quando verifico a eficiência, não entendo o que significa, quanto maior o numero melhor a eficiência ou seria maior o gasto da energia? exemplo: eficiência do Samsung é 3,26 ww e o carrier é 3,3 ww.

  10. O ar condicionado já deixou de ser um objeto de luxo para se tornar um item indispensável em residencias e empresas de todos os tamanhos.

    O Brasil já é o 3º em número de ar condicionado e só em 2013 o mercado faturou R$ 30 Bilhões, o que deve alterar consideravelmente a eficiência energética do nosso país. Por isso, para quem vai comprar um equipamento o recomendado são os Inverter’s, que além de economizar até 60% o consumo de energia, ainda são mais silenciosos.

    Outra dica é manter o ar sempre limpo, a falta de limpeza pode aumentar o consumo de energia em até 30%. Além do risco de contaminação e gastos com manutenção de urgência.

    É isso, parabéns pelo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.