O que posso fazer? » Que tal escolher uma agência de turismo responsável?

Que tal escolher uma agência de turismo responsável?



Se você é daqueles turistas que prefere não ter trabalho e opta por usar uma agência de viagem para fazer todos os preparativos para suas tão esperadas férias, que tal escolher uma agência de turismo que aplique os conceitos de sustentabilidade em seu escritório, como ações que geram economia de água e energia, e que também cobrem de seus fornecedores, hotéis, operadores de viagem, guias, entre outros, que estes desenvolvam ações socioambientais.

 

decoracao_cama com elefantes turismo e sustentabilidadeEssa é uma das melhores formas de incentivar a adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia do turismo, pois as agências são o elo entre o cliente e o produto final, tendo assim grande poder sobre esses fornecedores.

 

Imagine a revolução que se daria no turismo nacional se uma grande agência ou operadora de turismo, como a CVC ou Tam Viagens, passasse a adotar critérios mínimos de sustentabilidade na escolha de seus fornecedores! Uma grande quantidade de empresas do setor passaria a adotar tais práticas para atender aos clientes desta operadora ou agência, e a partir dai, seus concorrentes teriam que seguir no mesmo caminho.

 

Este caminho já foi feito em vários outros setores, como é o caso da rede de supermercados Wall Mart, que passou a dar incentivos para que seus fornecedores criassem produtos mais sustentáveis. E no próprio turismo já existem mobilizações semelhantes, como é o caso da operadora de turismo internacional TUI, um dos maiores operadores turísticos da Europa, com 79 operadoras turísticas em 18 países, possui um guia para práticas sustentáveis para hotéis.

 

grupo de ecoturismo turismo e sustentabilidade

 

“Aspiramos a liderança no desenvolvimento sustentável dentro da indústria de viagens de lazer e queremos desenvolver esta bandeira no mercado global. No longo prazo, acreditamos que este objetivo ajudará a construir valor para o acionista da TUI Travel e contribuirá para nós operando um negócio forte, agora e no futuro.”

Missão TUI Travel

 

 

Já no Brasil uma nova e similar campanha foi lançada recentemente pela BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que promove a primeira edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, iniciativa que visa estimular a cultura da sustentabilidade no setor. A premiação reconhecerá as melhores práticas do mercado, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro.

Veja mais sobre o Prêmio BRAZTOA clicando aqui.

 

Veja no link a seguir algumas agências de turismo brasileiras que desenvolvem ações de sustentabilidade em seus empreendimentos e/ou cobram este tipo de ação de seus fornecedores.

 

Agências Conscientes no Brasil

 

 

Veja aqui outras formas para tornar sua viagem mais sustentável.

 

Clique aqui para ver outras dicas simples de sustentabilidade.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.