Caixa Livre » Que tal fazer uma viagem, curtir descansar e ainda ajudar o planeta?

Que tal fazer uma viagem, curtir descansar e ainda ajudar o planeta?



Para se fazer um bom turismo sustentável, não é apenas com a hospedagem que devemos nos preocupar. O momento do deslocamento até o nosso destino também pode ser feita de maneira menos prejudicial ao meio ambiente. Aos adeptos a viagens de avião, uma notícia triste: esse é um dos meios de transporte mais agressivos com relação a poluição atmosférica, chegando a emitir cerca de 1900 gramas por quilômetro, em aviões de 200 pessoas.

 

Claro que nem sempre temos a chance de escolher o meio de transporte menos poluente, até porque não tem como chegar daqui na Europa apenas de bicicleta, por exemplo, mas há alguns pequenos detalhes que fazem a diferença na hora da viagem. Optar por companhias aéreas que disponibilizam aeronaves menos poluentes é uma opção para quem tem a necessidade de fazer a viagem aérea. Levar pouca bagagem também: quanto menos peso, menos emissão de gás carbônico.

 

Os que preferem ou precisam viajar de carro são provavelmente os que possuem mais maneiras de tornar a viagem sustentável por si só. Viajar em grupo dentro do mesmo carro é um exemplo disso. Ao invés de cada um ir sozinho ou de casal em seus respectivos carros, que tal rachar a gasolina e começar a aproveitar a viagem desde a saída de casa? Além de ser mais econômico e mais divertido, quanto mais gente dentro do mesmo carro, menos poluente é sua viagem. Sistema de carona funciona na cidade, no dia-a-dia e pode funcionar muito bem em sua próxima viagem.

 

Antes de viajar, pense em revisar alguns itens como a calibragem do pneu, com isso além de ter uma maior estabilidade, você ainda economiza no combustível. Aproveite que vai dar essa conferida e troque os filtros de óleo e ar, que farão a atmosfera respirar um pouco menos de poluentes.

 

Se estiver calor, aproveite a paisagem da estrada e abra os vidros do carro! Deixe o ar condicionado desligado: o rendimento do seu veículo será maior, pois o motor não perderá a potência e, de quebra, você economiza o dinheiro do combustível. Sabemos como o ar condicionado é um grande vilão no consumo e, convenhamos, o valor do combustível não anda nada agradável.

* Vale lembrar que em alta velocidade, devido ao atrito gerado pelo vento, o consumo de combustível será menor se mantivermos os vidros fechados e o ar ligado em baixa potência.

 

Como todo cuidado é pouco, um item importante a se verificar antes de sua viagem é se os pneus estão em bom estado e caso tenha que trocá-los, dê preferência para deixar os antigos pneus para empresas que reciclam.

 

E um item que não deve faltar, aliás nem na viagem nem em qualquer outro lugar, é a boa e velha educação. Então nem pense em jogar lixinhos pela janela! Deixe um saquinho dentro do carro e vá depositando ali o seu lixo de percurso até chegar ao destino e então livre-se dele em uma lixeira apropriada. Este cuidado, além de ser um bom hábito, também ajudará na preservação da natureza e beleza dos percursos. Isso inclui cigarros que são altamente prejudiciais, podendo ser inclusive responsáveis por incêndios.

 

O estilo de vida sustentável está se tornando tão importante hoje em dia, que muitas empresas dão incentivos aos clientes que optem por um estilo de vida que prevaleça o meio ambiente. A Minuto Seguros, por exemplo, dá desconto no seguro de carros que são menos poluentes. Fica aí a dica para aqueles que escolheram viajar de carro! O meio ambiente e seu bolso agradecem.

 

 

Rebeca Fernandes, Março de 2015

[email protected]

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.