Melhores Práticas » Quem são os possíveis interessados nas minhas ações sustentáveis?

Quem são os possíveis interessados nas minhas ações sustentáveis?



Quando uma empresa decide desenvolver práticas sustentáveis é importante (e necessário) que ela tenha o apoio e comprometimento de muitas outras empresas e pessoas. É necessário que colaboradores estejam conscientes de sua importância para o projeto, é essencial a participação e engajamento de fornecedores chave, é aconselhável a participação de parceiros, como ONGs e similares.

 

Para um trabalho de sustentabilidade ser bem feito e trazer benefícios reais ao empreendimento e as pessoas, é necessária a participação e engajamento de diferentes players e por isso é muito importante conhecer todas as pessoas e empresas que possuem algum interesse no empreendimento, isto é, pessoas e empresas que podem ser direta ou indiretamente influenciadas pelas ações desenvolvidas pelo empreendimento.

 

 

Quem são meus stakeholders?

 

São considerados stakeholders todas as pessoas ou organizações que possuam algum interesse ou que sejam afetados de alguma forma pelo empreendimento. Para se aplicar a sustentabilidade integralmente todos os stakeholders devem ser ouvidos e têm o direito de tomar parte ou ao menos serem informados das decisões da organização na qual eles têm algum interesse ou dependência.

No modelo proposto todos os stakeholders abaixo ilustrados foram levados em conta no desenvolvimento das ações socioambientais propostas.

 

 

A maioria dos gestores ainda não se deu conta de como podem ser responsabilizados por práticas ilegais ou irresponsáveis de seus fornecedores, muito menos de que seus clientes também estejam sujeitos à responsabilização. A gestão de temas sociais corrente acima e corrente abaixo na cadeia de fornecimento é um dos novos desafios impostos pelo imperativo da sustentabilidade. (Savitz, 2007, p. 55)

 

Abaixo alguns dos benefícios provenientes de um maior e melhor envolvimento com stakeholders.

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.