Temas Variados » Recanto Ecológico e Morada Ekoa. Nossa chegada ao litoral de Santa Catarina

Recanto Ecológico e Morada Ekoa. Nossa chegada ao litoral de Santa Catarina



Chegamos à sexta, e última, reportagem sobre a Acolhida na Colônia e suas propriedades. O projeto é um incentivo ao Agroturismo e favorece muitas comunidades rurais de Santa Catarina. Nesta última publicação, falaremos de nossa visita ao Recanto Ecológico e a Morada Ekoa, já no litoral Catarinense.

 

-> Veja mais sobre a Acolhida na Colônia <-

 

acolhida-na-colonia_recanto-ecologico_vidal-ramos_familia

Casal de proprietário Ceso e Solange

 

Nossa visita ao Recanto Ecológico iniciou-se no final da tarde de um domingo, e apesar de rápida, pudemos conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo casal de proprietários Ceso e Solange. O sítio, como a maioria das propriedades da região e dos sítios que visitamos, produzia, até pouco tempo atrás, apenas o fumo. Planta que traz prejuízos para quem planta e quem fuma!

 

Até que um dia, os proprietários viram que tinham que mudar de vida e passaram a produzir alimentos orgânicos. Foram da água para o vinho.

 

acolhida-na-colonia_recanto-ecologico_vidal-ramos_plantacao-alface

Pés de alface ou árvores de natal?

 

Hoje a propriedade, além de abastecer moradores e empreendimentos na cidade, também fornece para as escolas locais e recebe muitos estudantes e turistas. O simpático casal faz questão de apresentar a todos, principalmente as crianças, que são recebidas quase que mensalmente, como é feita a plantação orgânica.

 

Durante a visita Solange nos conta sobre o manejo correto da água das nascentes, a importância da compostagem de resíduos orgânicos e os benefícios de não se utilizar agrotóxicos.Por lá também é possível conhecer as ferramentas utilizadas no campo, bem como o calendário astronômico agrícola, que é utilizado para o plantio.

 

acolhida-na-colonia_recanto-ecologico_vidal-ramos_visita-guiada

 

Infelizmente nosso tempo estava curto, e depois de um bate-papo acompanhado de um delicioso suco orgânico de manga, nos dirigimos a nossa última parada do roteiro, a Morada Ekoa.

 

 

Morada Ekoa

 

A Morada Ekoa é um pouco diferente de todas as outras propriedades da Acolhida. Já começa por sua localização, a Morada fica na praia, logo ao lado da praia do Rosa, em Imbituba. Por lá, também não existe a plantação de alimentos em grande escala. Apenas algumas árvores frutíferas para consumo dos moradores e turistas.

acolhida-na-colonia_morada-ekoa_imbituba_externa

Varanda e vista externa

 

Mas mesmo assim a propriedade entrou, recentemente, para o projeto da Acolhida. Entrou, por estar situada no litoral, dando assim mais uma opção para os turistas que gostariam de viajar pelas propriedades do projeto, mas que preferem ir para praia, ou que já conhecem as propriedades do interior e queiram agora aproveitar um pouco das belezas do litoral catarinense.

 

Além de estar na praia, a propriedade desenvolve várias ações ambientais inspiradas na permacultura. Lá todo o esgoto é tratado de forma natural, o banheiro da casa principal é seco, isto é, não utiliza água.  Os chalés e a casa principal foram construídos utilizando o superadobe, que possui benefícios como não utilizar pilares ou vigas, utilizar terra ao invés de cimento, e reduzir o consumo de energia após a construção estar terminada.

 

acolhida-na-colonia_morada-ekoa_imbituba_estrutura

Quarto e iluminação natural

 

Outras ações de sustentabilidade desenvolvidas são o uso de iluminação natural, lâmpadas econômicas, compostagem de alimentos e a criação de animais para a produção de ovo e leite.

 

Mas voltando a nossa visita, fomos recebidos pela simpaticíssima avó do proprietário, Dona Ruth, que adiou sua volta para Brusque só para nos receber, já que seu neto, Felipe e sua esposa Carol, estavam trabalhando. Felipe, aliás, trabalha dando aulas de kitesurf e stand up paddle, uma ótima pedida para os turistas que forem visitá-los.

 

acolhida-na-colonia_morada-ekoa_imbituba_familia-e-janta

 

Depois da chegada de Felipe a conversa rolou na mesa de jantar, nos deliciando com uma ótima torta salgada feita (e decorada) pela Carol. No bate-papo descobrimos, por exemplo, que Felipe que é Engenheiro Ambiental e já morou na Nova Zelândia e no Havaí, construiu a pousada como exemplo prático de seu projeto de TCC para a faculdade. Colocou em prática tudo que aprendeu sobre permacultura e mostrou que uma construção com esta técnica, além de prejudicar muito menos a natureza, é também mais barata, no curto e no longo prazo.

 

Hoje a pousada conta, além da casa principal, com mais dois chalés, também construídos em adobe.

 

acolhida-na-colonia_morada-ekoa_imbituba_trilha-para-o-rosa

Trilha para a Praia do Rosa

 

Na manhã do dia seguinte Felipe nos levou para fazer uma trilha até a praia do Rosa, uma trilha bem fácil, que dura um pouco mais de uma hora, e de onde pode-se ver belas paisagens. Sem contar que a trilha pode começar e terminar com um refrescante banho de mar.

 

 

 

Veja as outras matérias sobre os roteiros da Acolhida na Colônia

 

 

O Projeto Acolhida na Colônia

Veja como começou e como funciona o Projeto Acolhida na Colônia

 

 

A produção do FUMO e seus malefícios

Como o turismo ajudou várias famílias a se livrarem das plantações de fumo

 

 

Sítio Recanto da Natureza

Pernoite e visita à propriedade que realiza produção para subsistência e para turistas

 

 

Sítio Walmeling e Sítio Vida Nova

Pernoite, visita à propriedade com foco na agroecologia e frutas orgânicas no sistema colhe e page

 

 

Sítio Colina 

Pernoite, visita à propriedade com foco na agroecologia, trilha para cachoeira e passeio a cavalo

 

 

Sítio Vô Bubi e Sítio Nono

Pernoite, trilha para cachoeira, visita ao engenho colonial, passeio de charrete e produção de flores.

 

 

Sítio Recanto Ecológico – www.facebook.com/recantoecologico

Morada Ekoa – www.moradaekoa.blogspot.com.br

Acolhida na Colônia – www.acolhida.com.br

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



3 Respostas para Recanto Ecológico e Morada Ekoa. Nossa chegada ao litoral de Santa Catarina

  1. Pingback: Stand Up e Pizza Orgânica em Imbituba e Baleias em Garopaba |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.