Melhores Práticas » Reciclando suas pilhas

Reciclando suas pilhas



Apesar do título ser reciclando suas pilhas, este é o segundo passo a ser tomado. O mais importante é reduzir a quantidade de pilhas produzidas. Mas como fazer isso se elas são necessárias para fazer os equipamentos eletrônicos funcionarem?

 

pilhas-usadas-coletadas-reciclagemCom a tecnologia que nos rodeia é praticamente impossível vivermos sem o uso de pilhas e baterias. Mas pode-se reduzir, e muito, o uso desses produtos, que contém materiais tóxicos, através da utilização de pilhas recarregáveis. E de quebra, além de ajudar o meio ambiente, você ainda ajuda seu bolso, já que evita a compra de pilhas novas.

 

As pilhas em seu estado normal não são nocivas aos seres humanos. O problema é quando elas são descartadas como lixo normal e vão parar nos lixões e aterros sanitários. Em caso de vazamento ou ruptura da blindagem da pilha, pode ocorrer a contaminação por metais com alta capacidade de poluição. Estes metais podem entrar na cadeia alimentar e causar doenças graves em seres humanos e animais.

 

ponto de interrogacao verde

 

Você sabia? O Brasil produz cerca de 800 milhões de pilhas comuns por ano, o que representa seis unidades descartadas por habitante.

(Fonte: silcon.com.br, 2012)

 

Hoje, o preço das pilhas recarregáveis está bastante acessível, podendo-se encontrar marcas famosas a partir de R$ 3,00 a unidade e carregadores a partir de R$ 20,00. Assim já no terceiro ciclo de uso o investimento se paga.

 

Mas como adotar o uso de pilhas recarregáveis em hotéis se já temos problemas com as pilhas normais? Abaixo um caso prático que podem ajudar a encontrar uma solução para tal problema.

 

coletores-de-pilhas-convencionais-reciclagemA pousada Telhado Verde, localizada em Búzios, no Rio de Janeiro, possui 03 controles remotos em cada uma de suas 12 suítes, o que fazia com que a quantidade de pilhas descartadas fosse muito grande. Pensando em diminuir o impacto sobre o meio ambiente a pousada passou a utilizar pilhas recarregáveis em todos os controles e junto com essa mudança adotou também o uso de um bilhete, em baixo das pilhas, falando da importância dessa ação para o meio ambiente. Com a adoção do bilhete, a pousada conseguiu reduzir bastante os casos de extravio de pilhas.

 

Os proprietários da pousada Telhado Verde possuem outro empreendimento, no qual no final da estadia os hóspedes são solicitados a devolver os controles na recepção, facilitando o controle para a prevenção de perdas.

 

Veja outras ações de sustentabilidade desenvolvidas pela pousada Telhado Verde.

 

Nós do Portal EcoHospedagem acreditamos que a melhor forma de implementar a ação de substituir as pilhas normais por pilhas recarregáveis é a conscientização, tanto de colaboradores como hóspedes. Ao mostrar a importância desta ação, a participação e repercussão da mesma será muito maior.

 

ponto de interrogacao verde

 

Você sabia? Hoje apenas 10% das pilhas produzidas no mundo são recarregáveis. (Fonte: batteryuniversity.com, 2011)

 

 

Voltando ao título de nossa postagem, uma ação complementar a já citada é a disponibilização de recipientes para a coleta de pilhas usadas de hóspedes, colaboradores e comunidade local. Sabe-se, que durante as viagens o uso de equipamentos eletrônicos como maquinas fotográficas, barbeadores e outros é muito grande e, consequentemente, o uso de pilhas também.

 

coletores-de-pilhas-garrafa-de-vidro-reciclagemPor isso ofereça um local apropriado para que os turistas e também os funcionários e as pessoas da redondeza depositem suas pilhas e baterias usadas. Depois é só levar esses resíduos a um ponto de coleta (hoje muitos supermercados, farmácias e bancos são pontos de coleta).

 

Sugerimos ainda que sejam utilizados recipientes feitos de material reaproveitado, evitando a produção desnecessária de resíduos.

recipientes-alternativos-para-coleta-de-pilhas-usadas-reciclagem

 

Veja mais sobre a gestão de resíduos sólidos em seu empreendimento. 

 

Veja outras dicas em nossas dicas da semana.

 

Veja outras ações para implementar em seu empreendimento

Uso de lâmpadas econômicas

Instale dispenser de sabonete e shampoo em seu empreendimento

Sistema de chave cartão/eletrônica

Programa de reuso de toalhas

Aplicar conceitos de arquitetura sustentável

Isolamento térmico de telhados com Tetrapack

Instalação de telhados verdes

Redutor de vazão para torneiras

Testes simples para verificar se há vazamento de água

Como fazer o tratamento de resíduos em seu empreendimento

Como realizar o tratamento natural de esgoto

O que fazer com os restos de sabonete usados

Como fazer produtos de limpeza naturais?

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



2 Respostas para Reciclando suas pilhas

  1. Manuel Fortuna diz:

    em V. N. de Gaia onde é possível depositar uma quantidade grande de pilhas?

  2. Adalberto Scala diz:

    Gostei muito da matéria de reciclagem do sabonete e das pilhas……

    Parabéns…..!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.