Roteiros de Ecoturismo em Minas Gerais

Roteiros de Ecoturismo em Minas Gerais




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de roteiros de Ecoturismo em Minas Gerais, região Sudeste do Brasil

 

 

2. Integrado Caminho Velho da Estrada Real – MG/RJ

 

87. As Serras e Um Sexto Sentido

 

123. Rota Verde – Pampulha – Meio Período – Belo Horizonte

 

125. Instituto Inhotim – Brumadinho – Um Dia

 

126. Rota das Grutas Peter Lund – Circuito das Grutas – Dois Dias ou Mais – Belo Horizonte e região

 

127. Ouro Preto e Parque Estadual do Itacolomi – Dois Dias ou Mais

 

128. Rota Horizontes da Cidade – Serra do Curral e Mangabeiras – Meio Período

 

 

2. Integrado Caminho Velho da Estrada Real – MG/RJ

Estado(s): Minas Gerais, Rio de Janeiro. Temas: Cultural, Ecoturismo, Religioso.

mariana_minas_gerais  - Ecoturismo em Minas Gerais

Mariana – Minas Gerais

Esse é o Roteiro que faz todo o caminho que as mercadorias e riquezas faziam no século XVII. É a famosa e charmosa Estrada Real, que vai de Ouro Preto – MG – a Paraty, no Rio de Janeiro. Com o intenso movimento, caminhos como esse se tornaram importantes para o desenvolvimento da Região Sudeste. Ao longo de suas margens nasceram vilas, arraiais e povoados que o turista não pode deixar de conhecer.

Ao percorrer essa inestimável rota, o turista visita minas de ouro, como a da Passagem, em Mariana, a maior do mundo aberta ao público, ou ainda apreciar as monumentais obras de Aleijadinho, em Congonhas. Outras belezas, como o Parque das Águas, em Caxambu, esperam pelos visitantes. Uma estrada por onde passavam, além de ouro e diamante, reis, rainhas, príncipes, princesas e toda a monarquia, com seus súditos, só poderia mesmo guardar encantos e muita beleza.

 

Destinos desse roteiro

Belo Horizonte Essa é BH, cidade de avenidas largas e arborizadas que encanta os visitantes por sua arquitetura ousada e vida cultural latente.

Ouro Preto Já em 1980 a cidade de Ouro Preto era declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.

Tiradentes Essa pequena cidade traz aos turistas grandes atrações. Com apenas 6.5 mil habitantes, Tiradentes é uma importante cidade histórica que preserva bastante o seu patrimônio arquitetônico.

Rio de Janeiro Difícil escrever sobre o Rio de Janeiro sem ser redundante. O Rio de Janeiro continua lindo, como já disse Gilberto Gil. E tem tudo para ficar ainda mais lindo.

Paraty Cheia de atrações, Paraty é um dos destinos mais visitados do estado do Rio de Janeiro.

Mariana A cidade nasceu às margens do Ribeirão do Carmo, no final do século XVII e hoje é um Monumento Nacional. Seus principais atrativos são a Basílica da Sé e Mina da Passagem.

Congonhas Congonhas abriga a obra Profetas de Aleijadinho. Esculpidas em pedra sabão pelo mestre Aleijadinho entre 1795 e 1805, os doze profetas são obras monumentais, verdadeiro cartão-postal da região. Declarados pela UNESCO, em 1985, Patrimônio Cultural da Humanidade, as esculturas são consideradas o maior conjunto estatuário barroco do mundo e a grande obra-prima da arte colonial brasileira.

São João Del-Rey Aqui ainda se mantém a bela e curiosa tradição colonial, a linguagem dos sinos. Conhecer a Igreja de São Francisco de Assis e fazer o passeio de trem, além de conhecer os ateliês dos santeiros, carpinteiros e sineiros são opções imperdíveis no turismo da cidade.

Caxambu Caxambu (MG) localiza-se na região da Serra da Mantiqueira. A cidade concentra um dos maiores complexos hidrominerais do mundo, nomeado Parque das Águas, com 12 fontes de água mineral.

Itamonte Itamonte (MG) abriga corredeiras e cachoeiras cinematográficas, localizada bem próxima as Agulhas Negras no Parque Nacional do Itatiaia. A cidade é muito procurada para a prática do ecoturismo e esportes de aventura.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

87. As Serras e Um Sexto Sentido – MG

Estado(s): Minas Gerais. Temas: Rural, Ecoturismo.

lagoa_da_pampulha_belo_horizonte  - Ecoturismo em Minas Gerais

Lagoa da Pampulha, Belo Horizonte

Na região central do Circuito Serras Verdes, a centenária Cambuí, às margens da Rodovia Fernão Dias, é o ponto de partida para um roteiro pelas serras capixabas. Seu mercado municipal, suas igrejas, suas casas e suas belezas naturais preservam o clima romântico das pequenas e aconchegantes cidades.

Em Gonçalves, o turista desfruta das maravilhas do Circuito das Cachoeiras, de tamanhos diferentes e beleza rara. O Vale do Sertão do Canta Galo é também um lindo local para se contemplar as pedras, cachoeiras e mirantes.

Em Camanducaia, vale a pena tomar o trenzinho rumo ao povoado de São Mateus. No mesmo circuito, o trekking pode ser a melhor pedida durante o passeio na cidade de Extrema. No Pico dos Cabritos, atividades holístico-terapêuticas também aguardam o viajante. Há ainda o charmoso distrito de Monte Verde, a 1.600 metros de altitude, muito procurado por casais que buscam romantismo. Na Fazenda Hotel Itapuá, há trilhas com corredeiras tomadas por seus moradores ilustres: os beija-flores. Sentidos, sensações, cenários e emoções aguardam o visitante nesse roteiro.

 

Destinos deste roteiro

Belo Horizonte Essa é BH, cidade de avenidas largas e arborizadas que encanta os visitantes por sua arquitetura ousada e vida cultural latente.

Extrema No Pico dos Cabritos, atividades holístico-terapêuticas aguardam o viajante e o trekking pode ser uma boa pedida na cidade.

Camanducaia Em Camanducaia vale a pena tomar o trenzinho rumo ao povoado de São Mateus e conhecer as grutas José Pereira, do morro do Selado e da pedra de São Domingos, além da bela cachoeira do Quinzinho, onde se pode pescar trutas.

Cambuí Na região central do Circuito Serras Verdes, a centenária Cambuí, às margens da Rodovia Fernão Dias, é o ponto de partida para um roteiro pelas serras mineiras. Seu mercado municipal, suas igrejas, suas casas e suas belezas naturais preservam o clima acolhedor das pequenas cidades interioranas.

Gonçalves Em Gonçalves, o turista segue a rota serrana e desfruta das maravilhas do Circuito das Cachoeiras, cada uma mais agradável do que a outra. O Vale do Sertão do Canta Galo é também um lindo local para se contemplar: pedras, cachoeiras, mirante. Quem curte se exercitar tem trilhas que podem cansar as pernas, mas jamais os olhos. Quando a fome bater, basta deliciar-se na Oficina de Geléias Exóticas.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

123. Rota Verde – Pampulha – Meio Período – Belo Horizonte

Estado(s): Minas Gerais. Temas: Ecoturismo.

 

Jardim japonês_belo_horizonte  - Ecoturismo em Minas Gerais

Jardim japonês, belo Horizonte

 

Deslocar-se ao longo da orla da Lagoa da Pampulha é permitir-se explorar a paisagem e tudo que ela pode revelar. Área predominantemente residencial, o entorno da lagoa exibe ao visitante de um lado, um espelho d’água que parece tender à infinitude e do outro a tranqüilidade de um bairro cujo privilégio reside no traçado urbanístico entremeado pela abundante vegetação local. Este roteiro, que inclui o Parque Ecológico, o Jardim Japonês, o Aquário da Fundação Zoobotânica e o Jardim Botânico, é, com certeza, o mais verde dos roteiros da cidade, quase uma provocação, que instigará o visitante a questionar a concretude da cidade grande e do caos moderno.

 

Veja matéria completa sobre o roteiro em: Roteiros turísticos em Belo Horizonte. Rota Verde – Pampulha e Rota Niemeyer – Pampulha

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

125. Instituto Inhotim – Brumadinho – Um Dia

Estado(s): Minas Gerais. Temas: Ecoturismo e Cultural.

 

Instituto Inhotim_belo_horizonte  - Ecoturismo em Minas Gerais

Instituto Inhotim

 

O Instituto Inhotim é uma das maiores atrações cultural e natural do país. Localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, Inhotim combina museu de arte contemporânea e jardim botânico, e reúne um grande conjunto de obras de arte de relevância internacional. As obras podem ser visitadas a céu aberto ou em galerias, situadas em belos jardins. Assim, o visitante tem uma vivência ativa com o espaço ao percorrer jardins, paisagens de florestas e ambientes rurais, entre trilhas, montanhas e vales. Em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, além de cinco lagos e reserva de mata preservada.
O Instituto oferece também duas opções de visitas temáticas ou facilitada pelo educador: Visita Temática Ambiental e Visita Temática Arte.

 

Veja matéria completa sobre o roteiro em: Roteiros turísticos em Minas Gerais. Circuito das Grutas e outros

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

126. Rota das Grutas Peter Lund – Circuito das Grutas – Dois Dias ou Mais – Belo Horizonte e região

Estado(s): Minas Gerais. Temas: Ecoturismo e Cultural.

 

Parque Estadual do Sumidouro  - Ecoturismo em Minas Gerais

Parque Estadual do Sumidouro

 

O Brasil tem cerca de três mil cavernas catalogadas. Dessas, duas mil estão em Minas Gerais. As grutas mineiras são um dos principais atrativos para os visitantes que buscam contato com a natureza próximo à Belo Horizonte. A região cárstica de rochas calcárias é mundialmente conhecida por sua riqueza geomorfológica. Esse reconhecimento é resultado das pesquisas do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880), que tornou Minas Gerais referência internacional em arqueologia, paleontologia e espeleologia. A Rota das Grutas de Peter Lund tem como atrativos principais o Museu de Ciências Naturais na PUC-MG, em Belo Horizonte e o Monumento Natural Estadual Peter Lund onde está a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo, região central do estado. A Rota é formada ainda pelo Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, e o Parque Estadual do Sumidouro onde está a Gruta da Lapinha e o Museu Peter Lund, ambos em Lagoa Santa.

 

Veja matéria completa sobre o roteiro em: Roteiros turísticos em Minas Gerais. Circuito das Grutas e outros

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

127. Ouro Preto e Parque Estadual do Itacolomi – Dois Dias ou Mais

Estado(s): Minas Gerais. Temas: Ecoturismo, Religioso e Cultural.

 

Igreja de São Francisco de Assis  - Ecoturismo em Minas Gerais

Igreja de São Francisco de Assis

 

A Histórica Ouro Preto, conhecida como Vila Rica (1711), e que anos depois se tornaria capital da capitania de Minas Gerais. Após a proclamação da independência do Brasil, o vilarejo recebeu o título de Imperial Cidade, sendo reconhecida como Imperial Cidade de Ouro Preto. Manteve-se como capital da província e, posteriormente, do estado até 1897. Conserva grande parte de seus monumentos, sendo elevada, em 1933 foi elevada a Patrimônio Nacional, e tombada cinco anos depois. Em de 1980, durante sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Paris, foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.

Sua região abriga também o Parque Estadual do Itacolomi, uma Unidade de Conservação que era ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real que o chamava de “Farol dos Bandeirantes”. A palavra Itacolomi vem da língua tupi e significa “pedra menina”. Os índios viam o pico como o “filhote” da montanha ou “pedra mãe”. O Parque dispõe de Centro de Visitantes, Museu do Chá e Casa Bandeirista, além de trilhas interpretativas e atrativos naturais.

 

Veja matéria completa sobre o roteiro em: Turismo em Minas Gerais. Roteiros em Ouro Preto e Serra do Curral

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

128. Rota Horizontes da Cidade – Serra do Curral e Mangabeiras – Meio Período

Estado(s): Minas Gerais. Temas: Ecoturismo.

 

Parque Serra do Curral  - Ecoturismo em Minas Gerais

Parque Serra do Curral

 

Não é à toa que Belo Horizonte tem esse nome. A cidade com nome de paisagem fica entre montanhas e é emoldurada pela Serra do Curral, eleita símbolo da capital mineira. De onde se olha pode-se ter uma bela vista, seja nos mirantes, na Praça do Papa, no Parque das Mangabeiras, nas encostas das serras, há sempre um lugar para ver o pôr do sol, fazer caminhadas, trilhas e piqueniques, praticar esportes, ou simplesmente contemplar as belezas naturais à sua volta. A região apresenta formação típica do conjunto que compõe o Quadrilátero Ferrífero e está situado em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Todo o trajeto entre os atrativos que compõem o Roteiro Horizontes da Cidade pode ser realizado a pé.

 

Veja matéria completa sobre o roteiro em: Turismo em Minas Gerais. Roteiros em Ouro Preto e Serra do Curral

 

Ir Para Topo Da Página

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.