Roteiros de Ecoturismo no Amazonas

Roteiros de Ecoturismo no Amazonas




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Ecoturismo no Amazonas, região Norte

 

 

32. Roteiro Integrado Amazonas e Roraima – AM/RR

 

59. Mamirauá e Projetos de Desenvolvimento Sustentável

 

61. Boi Bumbá e Festivais

 

 

 

32. Roteiro Integrado Amazonas e Roraima – AM/RR

Estado(s): Amazonas, Roraima.Temas: Cultural, Ecoturismo.

manaus_amazonas - Ecoturismo no Amazonas

Manaus – Amazonas

A estrada BR- 174 possui um cenário de viagem singular e liga Manaus a Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. São 992 quilômetros, atravessando municípios, reservas indígenas e comunidades rurais, às vezes completamente desabitadas. O passeio inclui atrativos naturais da exuberante e diversificada floresta e bacia amazônicas, dos lavrados de Roraima e das serras do extremo norte do Brasil. Os atrativos culturais são espetáculo à parte, com forte influência indígena e cabocla. Já a culinária, durante o percurso, apresenta sabores únicos, com pratos à base de peixe e frutas.

A primeira parada é Presidente Figueiredo, distante 107 km de Manaus, com suas cachoeiras, corredeiras, grutas e cavernas. O Parque Nacional do Viruá, em Caracaraí, é outra atração desse percurso “pé na estrada”. A magia e a aventura estão presentes na Rota 174.

 

Destinos deste roteiro

Manaus Você prefere a cidade ou a floresta? Você pode vir a Manaus e escolher depois.

Boa Vista Boa Vista, a única capital brasileira totalmente situada no hemisfério Norte, no estado com maior população indígena do país

Pacaraima Pacaraima localiza-se no nordeste do estado de Roraima e faz fronteira com a Venezuela. Possui como destinos turísticos a Trilha da Nova Esperança e o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada.

Amajari O ponto alto de turismo em Amajari é a Serra do Tepequém. Formada por imensos buritizais, o local é ideal para a prática do trekking até as cachoeiras do Paiva, Sobral, do Barata e do Funil. O visitante mais corajoso pode se aventurar em subida ao platô, ponto culminante de toda a Serra, onde pode ter uma das vistas mais sublimes do vale e da cadeia de serras que delimitam a fronteira Brasil-Venezuela.

Caracaraí O município de Caracaraí pertence à Bacia hidrográfica do médio e baixo rio Branco com inúmeras sub-bacias de regime permanente, incluindo as do rio Anauá. Destaque para o Parque Nacional do Viruá, que preserva os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica que existem ao sul de Roraima.

Presidente Figueiredo Presidente Figueiredo possui diversos roteiros turísticos, entre os passeios estão as Cachoeiras de Pedra Furada, Iracema, Santuário e Salto do Ipi, entre outras. Existem ainda Corredeiras Urubui, Barreto, Santa Bárbara, grutas e cavernas Maruaga, Araras, Batismo e Iracema e Lago de Balbina.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

59. Mamirauá e Projetos de Desenvolvimento Sustentável – AM

Estado(s): Amazonas.Temas: Ecoturismo.

mamiraua_amazonas - Ecoturismo no Amazonas

Mamirauá – Amazonas

No seio da floresta está um exemplo da evolução e da integração do homem com a natureza. Mamirauá é um exemplo de desenvolvimento sustentável. No município de Tefé, a 450 km de Manaus, a Reserva conquistou o título de Melhor Destino de Ecoturismo do Mundo (2003), além de ter recebido outros prêmios internacionais de reconhecimento.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é onde homem e floresta convivem em plena harmonia e a ação de um promove o sustento da outra. Nas várzeas do local estão em média 400 espécies de aves, 45 de mamíferos, 350 de peixes e cerca de 120 tipos de árvore em cada hectare. Toda essa preservação também protege e promove o Homem: a região é administrada de forma participativa, com a população interagindo e decidindo o destino do seu ambiente.

 

Destinos deste roteiro

Manaus Você prefere a cidade ou a floresta? Você pode vir a Manaus e escolher depois.

Manacapuru Manacapuru é a diversidade natural em meio a floresta amazônica! A cidade recebe elevado número de turistas dispostos a curtir as praias, lagos e igarapés da região.

Tefé Tefé possui uma lista de atrativos turísticos e entre eles estão as praias da Ponta Branca, de Itapuã, da Juliana, de Nogueira e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, com 400 espécies de aves, 45 de mamíferos, 350 de peixes e, em cada um de seus 1.124.000 hectares, 120 tipos de árvores

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

61. Boi Bumbá e Festivais – AM

Estado(s): Amazonas.Temas: Cultural, Religioso, Ecoturismo.

parintins_amazonas - Ecoturismo no Amazonas

Parintins – Amazonas

Em Manaus, você vai conhecer os prédios históricos e sua arquitetura exuberante, com destaque para o Teatro Amazonas e o Mercado Municipal. Lá se pode comprar muito artesanato, provar as frutas e ter uma visão geral dos ingredientes que estarão presentes nos pratos que vão ser saboreados na viagem. Passear de barco no incrível encontro das águas do Rio Negro e Solimões e curtir o Complexo Turístico Praia da Ponta Negra completam o percurso. Só estando lá para saber a beleza das praias, lagos e igarapés que a região oferece.

Outra grande atração é o imperdível Festival de Parintins – considerado o maior festival popular do mundo –  entre os dias 28 e 30 de junho. A festa é parte do que toda a cultura indígena trouxe para o que hoje conhecemos como Brasil. Torça pelo boi Garantido ou Caprichoso e aproveite a festa. Não deixe de apreciar também o Festival do Guaraná do Município de Maués, que acontece todos os anos, durante três dias no mês de dezembro, em homenagem a essa frutinha tão emblemática para o brasileiro.

 

Destinos deste roteiro

Manaus Você prefere a cidade ou a floresta? Você pode vir a Manaus e escolher depois.

Parintins Parintins é pura festa. É um dos mais importantes patrimônios culturais da América Latina, graças à mundialmente famosa Festa do Boi.

Maués Aqui ocorre o Festival do Guaraná. Apresenta extensas e belas praias de areias brancas, com belas formações rochosas.

Borba Aqui o destaque fica para a Festa de Santo Antônio de Borba, que atrai milhares de romeiros todos os anos, realizada entre os dias 1 e 13 de junho.

Manacapuru  Mirante do Monte Cristo oferece uma bela vista da região, que tem praias de areias brancas e cachoeiras. Os rios formam regiões de lagos

 

Ir Para Topo Da Página

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.