Roteiros de Ecoturismo no Rio de Janeiro

Roteiros de Ecoturismo no Rio de Janeiro




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Ecoturismo no Rio de Janeiro, região Sudeste do Brasil

 

 

2. Integrado Caminho Velho da Estrada Real – MG/RJ

 

5. Floresta e Mar

 

6. Serra e Mar

 

 

2. Integrado Caminho Velho da Estrada Real – MG/RJ

Estado(s): Minas Gerais, Rio de Janeiro. Temas: Cultural, Ecoturismo.

rio_de_janeiro - Ecoturismo no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Esse é o Roteiro que faz todo o caminho que as mercadorias e riquezas faziam no século XVII. É a famosa e charmosa Estrada Real, que vai de Ouro Preto – MG – a Paraty, no Rio de Janeiro. Com o intenso movimento, caminhos como esse se tornaram importantes para o desenvolvimento da Região Sudeste. Ao longo de suas margens nasceram vilas, arraiais e povoados que o turista não pode deixar de conhecer.

Ao percorrer essa inestimável rota, o turista visita minas de ouro, como a da Passagem, em Mariana, a maior do mundo aberta ao público, ou ainda apreciar as monumentais obras de Aleijadinho, em Congonhas. Outras belezas, como o Parque das Águas, em Caxambu, esperam pelos visitantes. Uma estrada por onde passavam, além de ouro e diamante, reis, rainhas, príncipes, princesas e toda a monarquia, com seus súditos, só poderia mesmo guardar encantos e muita beleza.

 

Destinos desse roteiro

Belo Horizonte Essa é BH, cidade de avenidas largas e arborizadas que encanta os visitantes por sua arquitetura ousada e vida cultural latente.

Ouro Preto Já em 1980 a cidade de Ouro Preto era declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.

Tiradentes Essa pequena cidade traz aos turistas grandes atrações. Com apenas 6.5 mil habitantes, Tiradentes é uma importante cidade histórica que preserva bastante o seu patrimônio arquitetônico.

Rio de Janeiro Difícil escrever sobre o Rio de Janeiro sem ser redundante. O Rio de Janeiro continua lindo, como já disse Gilberto Gil. E tem tudo para ficar ainda mais lindo.

Paraty Cheia de atrações, Paraty é um dos destinos mais visitados do estado do Rio de Janeiro.

Mariana A cidade nasceu às margens do Ribeirão do Carmo, no final do século XVII e hoje é um Monumento Nacional. Seus principais atrativos são a Basílica da Sé e Mina da Passagem.

Congonhas Congonhas abriga a obra Profetas de Aleijadinho. Esculpidas em pedra sabão pelo mestre Aleijadinho entre 1795 e 1805, os doze profetas são obras monumentais, verdadeiro cartão-postal da região. Declarados pela UNESCO, em 1985, Patrimônio Cultural da Humanidade, as esculturas são consideradas o maior conjunto estatuário barroco do mundo e a grande obra-prima da arte colonial brasileira.

São João Del-Rey Aqui ainda se mantém a bela e curiosa tradição colonial, a linguagem dos sinos. Conhecer a Igreja de São Francisco de Assis e fazer o passeio de trem, além de conhecer os ateliês dos santeiros, carpinteiros e sineiros são opções imperdíveis no turismo da cidade.

Caxambu Caxambu (MG) localiza-se na região da Serra da Mantiqueira. A cidade concentra um dos maiores complexos hidrominerais do mundo, nomeado Parque das Águas, com 12 fontes de água mineral.

Itamonte Itamonte (MG) abriga corredeiras e cachoeiras cinematográficas, localizada bem próxima as Agulhas Negras no Parque Nacional do Itatiaia. A cidade é muito procurada para a prática do ecoturismo e esportes de aventura.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

5. Floresta e Mar – RJ

Estado(s): Rio de Janeiro. Temas: Cultural, Ecoturismo, Rural.

paraty_rio_de_janeiro - Ecoturismo no Rio de Janeiro

Paraty – Rio de Janeiro

Um passeio que combina a beleza do litoral e das matas com o rico patrimônio histórico do Estado. Ao sul, o estado possui dezenas de ilhas paradisíacas, praias, enseadas e montanhas. Em Paraty, Patrimônio Nacional, a principal atração é o encantador centro histórico e as muitas ilhas espalhadas pelo recortado litoral. Na Baía de Angra dos Reis estão resorts de elevado padrão e a famosa Ilha Grande, excelente para esportes náuticos.

No leste do estado a beleza é diferente, mas igualmente linda: vegetação exuberante, cachoeiras e recantos paradisíacos e um imponente conjunto de formações rochosas. O Pico das Agulhas Negras, com mais de dois mil metros de altitude, sobressai nesse cenário. Situado no Parque Nacional de Itatiaia, o pico integra circuito muito procurado por montanhistas e adeptos do turismo ecológico.

Para completar, um pouco de história: as fazendas de Barra do Piraí, por exemplo, onde se conservam móveis e documentos antigos, são legados dos barões do café do século XIX.

 

Destinos deste roteiro

Rio de Janeiro Difícil escrever sobre o Rio de Janeiro sem ser redundante. O Rio de Janeiro continua lindo, como já disse Gilberto Gil. E tem tudo para ficar ainda mais lindo.

Angra dos Reis Com suas 365 ilhas, Angra dos Reis tem um litoral privilegiadíssimo. A beleza do mar e o charme da cidade a fazem um destino muito procurado por todo o ano.

Paraty Cheia de atrações, Paraty é um dos destinos mais visitados do estado do Rio de Janeiro.

Itatiaia O Pico das Agulhas Negras, com 2.787 metros de altitude, sobressai nesse cenário. Situado no Parque Nacional de Itatiaia, integra circuito muito procurado por montanhistas e adeptos do turismo ecológico.

Resende Resende é uma das mais belas cidades turísticas da Região das Agulhas Negras, no sul do Estado do Rio. Portanto, se você procura paz, tranqüilidade, belos cenários com natureza exuberante e preservada com suas matas, rios, cachoeiras, ar puro, o canto dos pássaros e diversidade de fauna e flora, você encontrou o seu lugar.

Valença Valença é muito famosa por abrigar o Balneário Ronco D’Água e as fazendas históricas de Rio das Flores.

Rio das Flores A paisagem que circunda o atrativo é representada pelo recorte de morros com cumes arredondados, recobertos com vegetação típica de pastos, onde se destacam trechos de plantio, de mata fechada e de capoeiras.

Vassouras Oferece a seus visitantes uma gama de atrativos naturais entre cachoeiras, rios e açude, além do Morro da Vaca, mirante onde se avista toda a cidade e arredores. As fazendas e museus são, também, passeios imperdíveis.

Barra do Piraí Local onde está o Santuário da Concórdia, local de proteção da fauna e flora silvestres, além da Cachoeira de Ipiabas e fazendas históricas, como a Ponte Alta, a São João da Prosperidade, a Taquara e a Arvoredo

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

6. Serra e Mar – RJ

Estado(s): Rio de Janeiro. Temas: Ecoturismo, Cultural.

cabo_frio_rio_de_janeiro - Ecoturismo no Rio de Janeiro

Cabo Frio – Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro é muito mais do que sua capital e suas espetaculares atrações. É o espaço de muitos encantos, como as regiões da Serra Verde Imperial e da Costa do Sol.

A Serra Fluminense – Petrópolis, Itaipava, Nova Friburgo e Teresópolis -, reúne a beleza da vegetação e o charme e requinte de sua gastronomia, seus atrativos culturais e históricos e a imensa variedade do comércio local. Subir a serra é prazeroso em qualquer época do ano. A região tem excelente estrutura voltada ao turismo e o clima convida às delícias da boa mesa. Os festivais de inverno são sempre um grande acontecimento. Do montanhismo ao turismo ecológico, a natureza também seduz com límpidas cachoeiras, trilhas e mata exuberante.

Já a Costa do Sol e suas badaladas cidades de Armação dos Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo abrigam centenas de praias e lagoas belíssimas. É roteiro perfeito para quem gosta de sol, mar, vento, esportes aquáticos, gente bonita e boa comida. Tudo isso está disponível numa das mais belas regiões da costa brasileira.

 

Destinos deste roteiro

Rio de Janeiro Difícil escrever sobre o Rio de Janeiro sem ser redundante. O Rio de Janeiro continua lindo, como já disse Gilberto Gil. E tem tudo para ficar ainda mais lindo.

Petrópolis Conhecida por abrigar a residência da família real brasileira, Petrópolis é um museu ao ar livre dos mais bem conservados do mundo.

Teresópolis Teresópolis conjuga a beleza de sua vegetação e de suas escarpas com o charme de sua gastronomia requintada, seus atrativos histórico-culturais e as oportunidades de compras.

Nova Friburgo Nova Friburgo é repleta de pontos turísticos, com parada praticamente obrigatória no Parque Estadual dos Três Picos, no Encontro dos Rios, na Estrada Terê-Fri, no Jardim do Nego e no Orquidário Aranda.

Búzios Búzios é ponto turístico mundialmente conhecido. Suas praias paradisíacas encantam a todos que visitam a cidade, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Tucuns, Brava e Olho-de-Boi.

Cabo Frio Entre os atrativos de Cabo Frio, está o Canal de Itajurú, Rua do Canal, Praia do Forte, Forte São Mateus, Convento de Nossa Senhora dos Anjos, Praias da Conchas e do Peró.

Arraial do Cabo Arraial do Cabo abriga centenas de praias e lagoas belíssimas. É roteiro perfeito para quem gosta de sol, mar, vento, esportes aquáticos, gente bonita e boa comida.

 

Ir Para Topo Da Página

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.