Roteiros de Turismo Comunitário em Santa Catarina

Roteiros de Turismo Comunitário em Santa Catarina




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Turismo Comunitário em Santa Catarina, região Sul do Brasil

 

 

109. Acolhida na Colônia – Agroturismo em Santa Catarina

 

113. Trilha da Costa da Lagoa. Turismo Comunitário, Cultural, Ecoturismo e Sol e Praia – Florianópolis

 

114. Um passeio diferente em Florianópolis. Trilha ecológica, comunidade local e construções históricas

 

116. Cânion Fortaleza e produção orgânica de alimentos – RS e SC

 

117. Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho e café rural – RS e SC

 

 

 

109. Acolhida na Colônia – Agroturismo em Santa Catarina – SC

Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo, Rural, Cultural, Comunitário, Experiência.

 

acolhida-na-colonia_propriedade_rural - Turismo Comunitário em Santa Catarina

O projeto, que começou na França, e hoje existe em vários países, começou no Brasil em 1999, e de lá para cá cresceu bastante. O principal objetivo do projeto é trazer a vivência do campo para os turistas, que se hospedam em estruturas preparadas para o turismo junto às residências dos moradores ou, em alguns casos, até mesmo na casa deles. Mas o principal é que todas as refeições são feitas juntos com eles, sentados na mesma mesa, acompanhadas de um ótimo bate papo, onde todos, turistas e moradores saem ganhando, conhecendo diferentes culturas e hábitos.

 

Além das propriedades que oferecem a hospedagem e as visitas guiadas, o roteiro conta também com propriedades para atividades durante o dia, onde, dentre outras coisas, você poderá colher suas próprias frutas do pé, como uvas, caquis e outros, conhecer o funcionamento de um engenho de cana movido a tração animal, fazer passeios a cavalo ou charrete, ou ainda fazer trilhas e visitar cachoeiras quase desconhecidas!

 

As propriedades do roteiro Acolhidas na Colônia possuem atrações para todos os gostos, por isso entre em contato com eles pelo site www.acolhida.com.br, informe sua disponibilidade e seus desejos, e eles montarem o roteiro mais adequado para você!

 

Veja mais sobre o projeto e as propriedades em Agroturismo = Ecoturismo + turismo rural + turismo comunitário + turismo cultural.

 

Ir Para Topo Da Página

 

113. Trilha da Costa da Lagoa. Turismo Comunitário, Cultural, Ecoturismo e Sol e Praia – Florianópolis – SC

Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo, Comunitário e Cultural.

trilha-da-costa-da-lagoa_florianopolis_santa-catarina_casa-azul - Turismo Comunitário em Santa Catarina

Uma trilha fácil, apesar de longa, em meio a muita natureza e passando por sete vilas de moradores, além de construções históricas e cachoeiras. Essa é a trilha da Costa da Lagoa, que passa por uma região de pescadores que ainda mantém viva parte da cultura típica de Floripa.

 

A trilha, que apesar de ser comprida, cerca de 7 km, é bem fácil, e leva cerca de 03h30min.  Para fazer a trilha completa pode-se iniciá-la no Canto dos Araçás ou no terminal Lacustre (embarcadouro) do Parque Florestal do Rio Vermelho.

 

Optamos por começar pelo Parque Florestal e entramos na trilha na altura do posto de parada de barcos número 22. Na área do Parque Florestal há local para estacionar o carro e também alguns trailers que vendem bebidas e comidas. Para os que estão de ônibus a recomendação é iniciar a trilha pelo Canto dos Araçás, visto que lá é possível chegar de ônibus.

 

Veja matéria completa sobre a trilha da Costa da Lagoa em: Trilha da Costa da Lagoa. Turismo Comunitário, Cultural, Ecoturismo e Sol e Praia

 

Ir Para Topo Da Página

 

114. Um passeio diferente em Florianópolis. Trilha ecológica, comunidade local e construções históricas – SC

Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo, Cultural e Comunitário.

santo-antonio-de-lisboa_florianopolis - Turismo Comunitário em Santa Catarina

Em um dia em Florianópolis é possível realizar três diferentes passeios. Em um dia ensolarado de Janeiro de 2013 fizemos a trilha para Naufragados e conhecemos como vive a comunidade local da praia, fomos conhecer os bairros históricos de Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa, conhecemos o projeto socioambiental do Instituto Ilhas do Brasil e ainda degustamos uma comida caseira à base de frutos do mar no Pântano do Sul.

 

Veja matéria completa sobre os passeios em: Um passeio diferente em Florianópolis. Trilha ecológica, comunidade local e construções históricas

 

Ir Para Topo Da Página

 

116. Cânion Fortaleza e produção orgânica de alimentos – RS e SC

Estado(s): Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temas: Ecoturismo, Comunitário e Rural.

canyon-fortaleza_aparados-da-serra - Turismo Comunitário em Santa Catarina

Assim como o Cânion (ou Caynon) do Itaimbezinho, o Fortaleza é um dos mais famosos da região, e muito se deve a trilha relativamente fácil no alto da formação. O passeio se destaca pelo Fortaleza ser o maior cânion da região e por suas visões deslumbrantes.

 

O acesso ao começo da trilha, via Cambará, leva cerca de 1 hora, e apesar de ter sido parcialmente asfaltado, ainda é bem pedregoso. É possível fazê-lo em qualquer tipo de veículo, mas não é aconselhável, visto que judia bastante do carro. A recomendação é que para esta trilha, o turista contrate uma agência da região e solicite para ir com o veículo da mesma.

 

Passando a entrada do parque nacional (ainda de carro) anda-se mais um pouco até chegar ao local de estacionamento. Onde (infelizmente) já encontramos algumas raposas que vêm até os carros à espera de comida, que normalmente é dada pelos turistas.

 

Dali são cerca de 1,5 km (1h30min) até o topo, nesta caminhada observa-se 95% do cânion e em dias claros é possível ver parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. As vistas são realmente deslumbrantes, algo que no Brasil, só pode ser visto naquela região.

 

Veja matéria completa sobre nosso passeio no Cânion Fortaleza em: Cânion Fortaleza e produção orgânica de alimentos

 

Ir Para Topo Da Página

 

117. Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho e café rural – RS e SC

Estado(s): Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temas: Ecoturismo, Rural, Comunitário.

trilha-do-rio-do-boi_canyon-itaimbezinho_aparados-da-serra - Turismo Comunitário em Santa Catarina

A trilha inicia-se a cerca de 12 km do centro de Praia Grande e só pode ser feita com guia credenciado e mediante cadastro na entrada da trilha. É uma das trilhas mais bonitas da região, mas, é também, umas das mais cansativas, com 15 km (ida e volta) e leva de 6 a 8 horas para ser completada.

 

As agências da região, além de fornecerem os guias credenciados, fornecem também as caneleiras usadas para a proteção contra picadas de cobras e esbarrões nas pedras que compõem o caminho.

 

Nos primeiros 400 metros a trilha é feita em mata fechada, mas bem tranquila, porém, a partir daí, nos próximos 10 km, a trilha é realizada pelo leito do Rio do Boi, uma caminhada feita por cima das muitas pedras do leito do rio e que dificultam, e muito, a jornada. Sem falarmos das várias travessias realizadas pelo rio, em que os turistas têm que atravessar de mãos dadas formando uma corrente para assim conseguir se equilibrar e vencer a força do rio.

 

Veja matéria completa sobre nossa trilha em: Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho e café rural

 

Ir Para Topo Da Página

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.