Roteiros de Turismo Cultural em Alagoas

Roteiros de Turismo Cultural em Alagoas




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Turismo Cultural em Alagoas, região Nordeste

 

 

20. Roteiro Integrado Civilização do Açúcar – PB/PE/AL

 

72. Caminhos da história e aventura – Os Segredos do Rio São Francisco

 

 

20. Roteiro Integrado Civilização do Açúcar – Caminhos dos Engenhos – PB/PE/AL

Estado(s): Paraíba. Temas: Cultural, Rural, Ecoturismo, Experiência.

 

joao_pessoa_paraiba

João Pessoa – Paraíba

Berço da civilização do açúcar, o Estado da Paraíba teve um papel importante no desenvolvimento dessa atividade econômica no Brasil. Nos arredores da capital estão cidades – Cabedelo, Lucena, Santa Rita e Conde – que contribuíram muito no desenvolvimento do ciclo do açúcar no Nordeste. Ainda hoje elas mantêm equipamentos, serviços e atrativos que remetem ao Século XVIII.

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, é símbolo da resistência negra à escravidão, graças ao Quilombo dos Palmares, refúgio dos escravos fugitivos. Na cidade de Goiana, em Pernambuco, o Engenho Japumim é grande referência histórica, assim como são em Vicência os antigos engenhos Jundiá, Tabatinga, Iguape, Poço Comprido e a Usina Laranjeiras, com sua capela em estilo barroco. O Engenho São João, construído em 1747, na Ilha de Itamaracá, é um dos poucos ainda em condições de funcionamento.

Um roteiro que explica um pedaço da história do país!

 

Destinos deste roteiro

João Pessoa João Pessoa na Paraíba, praiana e ensolarada, é como aquele pequeno diamante que se destaca em brilho em meio às jóias do Nordeste.

Bananeiras Aventura nos exuberantes cenários da Serra da Borborema. Comece por visitar o Cruzeiro de Roma. Depois, na ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico de Goiamunduba, conheça a Cachoeira do Roncador, queda d’água de aproximadamente 15 m e o Engenho Goiamunduba.

Areia Principal município do Brejo paraibano e Patrimônio Histórico Nacional. Cidade natal do pintor Pedro Américo e a primeira cidade do País a libertar os escravos, antes da Lei Áurea. Essas e outras histórias estão em seu centro histórico. A riqueza dos engenhos pode ser testemunhada no Museu da Rapadura e Casa do Senhor de Engenho, além dos engenhos Triunfo e Mineiro.

Alagoa Grande Conheça o Engenho Lagoa Verde e a produção da Cachaça Volúpia.

Serraria Em Serraria (PB), o Engenho Baixa Verde ganha destaque por sua arquitetura. Nele há uma floresta conhecida como Mata do Grilo, com sua famosa Pedra da Furna, antiga residência de Índios.

Alagoa Nova Alagoa Nova (PB) é muito conhecida por sua natureza e ecossistema. Abriga importantes destinos como a unidade geoambiental do Planalto da Borborema e faz parte da bacia hidrográfica do Rio Mamanguape.

Goiana Em Goiana (PE) o Engenho Japumim é grande referência histórica, construído no século 16 e considerado uma das primeiras construções do município.

Vicência Vicência (PE) abriga os antigos engenhos Jundiá, Tabatinga, Iguape, Poço Comprido e a Usina Laranjeiras, com sua capela em estilo barroco.

Itamaracá O Engenho São João, construído em 1747, na Ilha de Itamaracá (PE), é um dos poucos ainda em condições de funcionamento. Foi onde nasceu o abolicionista João Alfredo.

Nazaré da Mata Nazaré da Mata (PE) é conhecida como a terra dos Maracatus. Em decorrência disso, o Carnaval é a festa mais esperada do ano, por unir diversas outras manifestações a essa marca tão presente na região.

Igarassu Importantes atrativos turísticos naturais de Igarassu (PE) são os manguezais situados nas áreas estuarinas do Canal de Santa Cruz / Rio Igarassu e Rio Timbó, além do Refúgio Ecológico Charles Darwin, reserva privada com remanescentes de mata atlântica, onde são desenvolvidas pesquisas do bioma mata atlântica.

Olinda Casario antigo, igrejas e conventos ancestrais, belíssimos mirantes. Esta é Olinda, berço da cultura brasileira, consagrada pela UNESCO “Cidade Patrimônio Mundial”. Todo o seu sítio histórico deve ser visto. Isso sem esquecer a magia do carnaval, com seus bonecos gigantes, clubes de frevo, caboclos de lança, bois, ursos, mascarados, maracatus e muita alegria.

União dos Palmares Um dos principais pontos turísticos de União dos Palmares é o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, é símbolo da resistência negra à escravidão, graças ao Quilombo dos Palmares, refúgio dos escravos fugitivos.

Rio Largo Em Rio Largo o turista vai poder contemplar a belíssima arquitetura da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, da Nossa Senhora da Conceição e do colégio Judith Paiva, com grande histórico cultural, além dos atrativos naturais, como a Cachoeira do Rio Largo e a Gruta da Virgem dos Pobres.

Pilar Almoce na Reserva Particular de Patrimônio Natural com produtos orgânicos, caminhe pelas trilhas da Mata Atlântica com banhos refrescantes de bica.

Marechal Deodoro Navegue por lagoas de águas calmas entre o verde vivo dos manguezais, conheça os casarios, igrejas, museus, além da famosa Praia do Francês.

Coruripe O pontal de Coruripe é um vilarejo de pescadores que abriga também a Associação das Artesãs do Pontal. Oferece também saborosa culinária típica.

Ir Para Topo Da Página

 

 

72. Caminhos da história e aventura – Os Segredos do Rio São Francisco – AL

Estado(s): Alagoas.Temas: Cultural, Ecoturismo.

 

piacabucu - Turismo Cultural em Alagoas

Piçabuçu – Alagoas

A importância e a imponência do Rio São Francisco para o Brasil e, em especial para a população do sertão brasileiro, são imensas como o próprio rio. Aqui a pujança do “Velho Chico” é também um convite para o olhar. A aventura começa desde a sua foz, no encontro com o Oceano Atlântico, onde 22 km de dunas móveis são o lar tranqüilo de tartarugas marinhas e aves migratórias. Rio acima, no extremo Sul de Alagoas, recortando paredões rochosos, as cidades banhadas pelo rio vão despontando e montando o cenário. Entre tão variados visuais, pode-se ver a escadaria de lavadeiras de Piaçabuçu, as torres das igrejas seculares da histórica Penedo, sem esquecer da cidade de Piranhas, que brota debruçada nas águas em meio à caatinga.

Venha escalar, fazer uma tirolesa, deslizar pelas dunas, nadar nas águas cristalinas, sobrevoar e navegar…aqui a aventura é possível.

 

Destinos deste roteiro

Maceió A Natureza caprichou em Maceió e a capital do Alagoas só podia crescer bela em meio a tanta beleza natural.

Piaçabuçu Imperdível passeio pelas dunas da Área de Proteção Ambiental. Visuais inesquecíveis. Escadaria de lavadeiras

Penedo Ostenta um centro histórico preservado e passeios a Marituba do Peixe – Área de Proteção Ambiental. Deslize nas dunas da região da foz do Velho Chico.

Porto Real do Colégio As famosas prainhas que a cidade (só “Colégio”, para os íntimos) oferece vem juntamente com um povo sorridente e acolhedor, que além do mais, são grandes artesãos em rendas.

São Brás O pôr-do-sol na Lagoa Comprida, entre a revoada de garças, é fenomenal e já encantou o imperador D. Pedro II em sua trilha por aquelas bandas.

Traipu Área de importante concentração indígena, famosa pelo pastoril, a quadrilha e a vaquejada. O povo local chama a margem do Rio São Francisco de “prainha”, local pra nadar e apreciar a vista.

Belo Monte O Miniterminal Turístico da praia do rio São Francisco é o local de banhos refrescantes e descanso. Mas o município também se orgulha das suas festas da padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, do Bom Jesus dos Navegantes, pelo carnaval animado e pelas vaquejadas.

Pão de Açúcar Centro do bordado “boa noite” e do “redendê” uma festa de artesanato.

Olho Dágua do Casado Encante-se no cânion do São Francisco, experimente a culinária regional desde o mirante sobre as águas esverdeadas.

Delmiro Gouveia Local da primeira hidrelétrica do Nordeste, com atrativos históricos, hoje convida o viajante para nadar e curtir.

Água Branca Uma das cidades mais antigas do Estado, convite a conhecer os casarões coloniais, além dos espetáculos naturais do Mirante do Cruzeiro ou a trilha ecológica da Cachoeira do Vaivém, com o cenário da caatinga.

Piranhas Marca o fim da história de Lampião, o Rei do Cangaço. O museu do sertão conta esta e outras histórias.

Ir Para Topo Da Página

 

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.