Roteiros de Turismo Cultural no Ceará

Roteiros de Turismo Cultural no Ceará




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Turismo Cultural no Ceará, região Nordeste

 

 

27. Chapada do Araripe – Terra dos Kariris

 

71. Rota das Falésias, Cenário de Cores

 

 

 

27. Chapada do Araripe – Terra dos Kariris – CE

Estado(s): Ceará. Temas: Cultural, Ecoturismo, Religioso.

chapada_do_araripe - turismo Cultural no Ceará

Chapada do Araripe – Ceará

O roteiro preparado para o viajante desvendar a Chapada do Araripe reúne, na verdade, quatro vertentes. Quem busca conhecer a religiosidade da terra do Padre Cícero Romão Batista, o “Padim Ciço”, maior líder espiritual do povo do sertão, pode seguir pelos “Caminhos dos Romeiros”. Quem quer conhecer a riqueza do patrimônio cultural e histórico do sertão, segue pelo “Cariri Histórico-Cultural”.

Para quem preferir um roteiro científico e pedagógico, repleto de arqueologia, geologia e paleontologia, percorre os caminhos da expedição “Desvendando a Pré-História” e encontra registros de até 110 milhões de anos, no GeoPark Araripe. Os aficionados pela natureza, aventura e ecologia, podem seguir os passos dos “Cantos e Encantos da Chapada do Araripe”.
Se tiver tempo, o bom mesmo é conhecer tudo!

 

Destinos deste roteiro

Fortaleza As velas do Mucuripe se inflam com a brisa do Oceano. São os jangadeiros saindo pra pescar.

Assaré Aqui está memorial do grande poeta Patativa do Assaré. A transição entre a Chapada do Araripe e o Sertão gera trilhas de beleza incomum, para todos os fôlegos Conheça o Aqua Park do açude e viaje no tempo em fazendas históricas.

Santana do Cariri Venha conhecer este pitoresco município de ruas estreitas cobertas de paralelepípedos. Destaca-se por ser o berço de um dos maiores depósitos de fósseis do período Cretáceo no mundo. Um passeio ecológico com visão de história e ciência.

Nova Olinda No sertão do Cariri é possível ver o verdadeiro parque dos dinossauros, nesta que é a maior reserva mundial de fósseis do cretáceo, quando essas criaturas incríveis passeavam pela Terra.

Crato Berço da cultura do Cariri, que se reinventa do popular ao contemporâneo. Cravada na Chapada do Araripe, um paraíso natural com generosas fontes de água cristalina.

Juazeiro do Norte Centro do turismo religioso, berço de Padre Cícero, de cuja estátua é possível avistar a região. Rico artesanato e festas populares remetem sempre à devoção.

Barbalha Devoção e riqueza cultural, representados principalmente pela Festa do Pau da Bandeira de Santo Antonio. Município que preserva importante patrimônio arquitetônico, com engenhos de cana em funcionamento. Conheça a fabricação da cachaça e da rapadura.

Missão Velha Guarda registros históricos importantes, como a primeira igreja erguida no Cariri pelos padres capuccinos. Confira o artesanato de barro e couro. Oferece a mais bela cachoeira da região com cânions belíssimos e os curiosos troncos fossilizados.

Brejo Santo Trilhas ecológicas no sertão aliado às delícias do turismo rural. Venha deliciar-se com o ritmo das velhas fazendas.

 

Ir Para Topo Da Página

 

71. Rota das Falésias, Cenário de Cores – CE

Estado(s): Ceará.Temas: Cultural, Ecoturismo.

canoa_quebrada - turismo Cultural no Ceará

Canoa Quebrada – Ceará

As praias estonteantes de dunas brancas e falésias de tantas tonalidades são o cenário da famosa Canoa Quebrada, que atrai turistas do mundo inteiro. Mas o roteiro não se resume apenas a isso: o litoral Leste do Ceará traz maravilha atrás de maravilha. São atrações históricas e naturais para encantar o viajante. O centro histórico de Aquiraz, o centro de artesanato de Cascavel e os passeios de jangada e bugue de Beberibe são alguns dos atrativos deste roteiro inesquecível.

A Rota das Falésias também reserva lugares ainda menos famosos, como Icapuí – a “terra da lagosta”-, a praia de Águas Belas em Cascavel, as praias de Morro Branco e das Fontes, em Beberibe e o Rio Mal Cozinhado. Em Aquiraz está o maior parque aquático da América Latina. Venha com a sua animação encontrar a hospitalidade cearense em sua melhor forma.

 

Destinos deste roteiro

Fortaleza As velas do Mucuripe se inflam com a brisa do Oceano. São os jangadeiros saindo pra pescar.

Aquiraz Município com rico patrimônio histórico e arquitetônico também possui 36 km de praias e o maior parque de águas da América Latina – Beach Park/Aqua Park.

Cascavel Praias aconchegantes, culinária excelente e artesanato variado, principalmente de cipó e cerâmica. Grande variedade de peixes, lagostas, camarões.

Beberibe Dunas, lagoas doces, areias coloridas, sol e praias exóticas. O mar contrasta com as bicas de água potável que brotam das falésias à beira-mar. O Monumento Natural das Falésias em Morro Branco é imperdível.

Aracati Patrimônio Arquitetônico com casario do século XVIII e residências com frontarias azulejadas. Canoa Quebrada, conhecida internacionalmente, é aqui. Com uma das noites mais animadas no Estado. A região também é centro de esportes de aventura.

Icapuí Além das praias Ponta Grossa, Redonda e Tremembé, o município é conhecido pela pesca da lagosta, especialidade da culinária local. Aqui as dunas são coloridas. As praias são calmas, ideais para banho e algumas quase desertas. Visite as salinas naturais.

 

Ir Para Topo Da Página

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.