Roteiros de Turismo de Experiência em Santa Catarina

Roteiros de Turismo de Experiência em Santa Catarina




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Turismo de Experiência em Santa Catarina, região Sul do Brasil

 

 

Acolhida na Colônia – Agroturismo em Santa Catarina

 

Oktoberfest, muito além do chope. Tradição e cultura alemã

 

Festa Pomerana. Bem vindo a festa mais alemã do Brasil!

 

Mais de 1.000 metros de cavernas em Botuverá, Santa Catarina

 

Voo de Parapente em Balneário Camboriú

 

Passeio de Bike por Balneário Camboriú – Cicloturismo

 

 

Acolhida na Colônia – Agroturismo em Santa Catarina – SC

Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo, Rural, Cultural, Comunitário, Experiência.

acolhida-na-colonia_propriedade_rural - Turismo de Experiência em Santa catarina

O projeto, que começou na França, e hoje existe em vários países, começou no Brasil em 1999, e de lá para cá cresceu bastante. O principal objetivo do projeto é trazer a vivência do campo para os turistas, que se hospedam em estruturas preparadas para o turismo junto às residências dos moradores ou, em alguns casos, até mesmo na casa deles. Mas o principal é que todas as refeições são feitas juntos com eles, sentados na mesma mesa, acompanhadas de um ótimo bate papo, onde todos, turistas e moradores saem ganhando, conhecendo diferentes culturas e hábitos.

 

Além das propriedades que oferecem a hospedagem e as visitas guiadas, o roteiro conta também com propriedades para atividades durante o dia, onde, dentre outras coisas, você poderá colher suas próprias frutas do pé, como uvas, caquis e outros, conhecer o funcionamento de um engenho de cana movido a tração animal, fazer passeios a cavalo ou charrete, ou ainda fazer trilhas e visitar cachoeiras quase desconhecidas!

 

As propriedades do roteiro Acolhidas na Colônia possuem atrações para todos os gostos, por isso entre em contato com eles pelo site www.acolhida.com.br, informe sua disponibilidade e seus desejos, e eles montarem o roteiro mais adequado para você!

 

Veja mais sobre o projeto e as propriedades em Agroturismo = Ecoturismo + turismo rural + turismo comunitário + turismo cultural.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Oktoberfest, muito além do chope. Tradição e cultura alemã – SC

Estado(s): Santa Catarina. Temas: Cultural, Experiência.

oktober-fest_desfile-de-rua_blumenau_instrumentos-tipicos - Turismo de Experiência em Santa catarina

A festa Alemã que ocorre anualmente durante o mês de Outubro em Blumenau é famosa em todo o Brasil. Ano após ano a pequena e muito bem cuidada cidade de Blumenau, localizada no Vale Europeu, em Santa Catarina, recebe milhares de turistas durante seus 18 dias de festa. Uma festa inspirada na mundialmente conhecida Oktoberfest que acontece em Munique, na Alemanha, e que é muito famosa pela “abundancia” de diferentes tipos de chope.

 

Na Alemanha a festa original teve inicio em 1810, a partir de uma festa de casamento do Rei Luis I. A festança foi tão boa que passou a ser repetida anualmente. A festa hoje atrai anualmente cerca de 10 milhões de turistas. A curiosidade fica por conta do chope, que devido a lei seca só foi aparecer na festa a partir de 1918.

 

Aqui no Brasil a festa teve inicio no ano de 1984, após uma grande enchente ocorrida na cidade. Aproveitando-se das características Alemãs da cidade organizou-se o evento como meio de recuperar a economia local e levantar a autoestima dos habitantes. E Pelo jeito deu certo.

 

Hoje a festa é uma das maiores Oktober do mundo, ficando atrás apenas da original de Munique. Mas mais do que isso, a festa que teve inicio com o intuito de levantar o moral dos moradores, vem desempenhando este papel até hoje, e é motivo de muita preparação e orgulho para os Blumenauenses, que levam muito a sério a realização do evento.

 

Veja matéria completa sobre a festa em: Oktoberfest, muito além do chope. Tradição e cultura alemã

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

 

Festa Pomerana. Bem vindo a festa mais alemã do Brasil!

Estado(s): Santa Catarina. Temas: Cultural, Experiência.

Entrada Festa Pomerana - Turismo de Experiência em Santa catarina

Entrada Festa Pomerana

Por ter a maior parte de sua população de origem alemã, ter um alto índice de alfabetização, mão de obra qualificada, predominância da religião pomerana, grande número de construções enxaimel e muitas bandas musicais e sociedades de tiro, é que Pomerode, cidade localizada no norte de Santa Catarina, vizinha a cidade de Blumenau, é considerada a cidade mais alemã do Brasil.

 

E é em Pomerode que há 30 anos, no mês de Janeiro, é realizada a festa Pomerana, a festa mais alemã do Brasil! Acompanhe em uma série de duas reportagens como foi nossa visita a festa mais alemã do Brasil!

A festa é também considerada a primeira festa no Brasil com esta temática e teve sua primeira em 1984, devido a vontade da comunidade de comemorar os 25 anos da cidade de um jeito diferente, e já na primeira edição mais de 20.000 pessoas circularam pela cidade.

 

Hoje, 30 anos depois, cerca de 80.000 pessoas passam pelo Parque Municipal de Eventos durante os dias de festa.

 

Veja matéria completa sobre a festa em: Festa Pomerana. Bem vindo a festa mais alemã do Brasil!

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Mais de 1.000 metros de cavernas em Botuverá, Santa Catarina

Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo, Experiência.

Caverna de Botuverá

Em um feriado de fevereiro de 2016, fomos conhecer mais uma atração turística muito legal de Santa Catarina e que poucos catarinenses e pouquíssimos brasileiros conhecem.

Estamos falando das grandiosas e inacreditáveis cavernas de Botuverá. São cerca de 1.200 metros de cavernas, com alguns pontos com grandes salões de 20 metros de altura! Mais um daqueles lugares difíceis de imaginar que existam.

São alguns degraus até chegarmos na entrada da caverna que, como conta nosso guia, é uma das pouquíssimas alterações realizadas na caverna. Na época de sua descoberta, por caçadores locais, a entrada não passava de um pequeno buraco, e hoje, para facilitar a visitação, ela tem o tamanho de uma porta.

É só cruzarmos a entrada e a mudança é incrível! O ambiente fica muito úmido e escuro, e a temperatura, que lá fora girava em torno de uns 30° já despenca para 20°. Aqui uma curiosidade muito legal, independente da temperatura externa a temperatura interna da caverna é sempre 20°. Um ar condicionado ecológico e permanente, isso é a natureza!

 

Veja matéria completa sobre a festa em: Mais de 1.000 metros de cavernas em Botuverá, Santa Catarina

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

 

Voo de Parapente em Balneário Camboriú

Estado(s): Santa Catarina. Temas: Experiência.

voo_livre_balneario_camboriu_ecohospedagem

Vista da Praia Brava

Para os que curtem adrenalina e estiverem em Balneário Camboriú ou Itajaí, vale a visita ao Morro do Careca para experimentar o voo livre.

O voo livre com parapente é uma opção de turismo sustentável por não usar nenhum tipo de combustível, proporcionar total contato com a natureza e não causar danos a ela, além de ser uma experiência única. Nesse passeio quem manda é a natureza! Pois além depender da destreza e experiência do piloto, se o vento não colaborar, a atividade não acontece.

Os voos normalmente acontecem no período da tarde, pois é nesse período que as condições são seguras para a prática. Por volta de 13h a pista é aberta e começa a atividade.

São oito pilotos/instrutores que se revezam para acompanhar os corajosos que procuram o voo. Quem me conduziu foi o piloto Rafael, mais conhecido como Goiaba, que tem mais de 20 anos de experiência.

 

Veja matéria completa sobre como foi nosso voo em: Voo de Parapente em Balneário Camboriú

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

 

Passeio de Bike por Balneário Camboriú – Cicloturismo

Estado(s): Santa Catarina. Temas: Experiência.

passeio_bike_balneario_camboriu_ciclovia

Ciclovia beira mar

Uma ótima alternativa para conhecer a cidade que se está visitando, ter um contato mais próximo com a comunidade local e com a natureza é um passeio de bike, também conhecido por cicloturismo. Além de ser uma opção de baixo custo e baixo impacto no meio ambiente.

Hoje, felizmente, a quantidade de cidades que possuem opções para locação de bicicletas está aumentando cada vez mais.

E esta foi a opção que escolhemos para conhecer a orla de Balneário Camboriú, que possui quase 6 km de praia em sua área central, e possui uma ciclofaixa em toda extensão. Fizemos nosso passeio em um domingo de janeiro, então a cidade estava bem cheia. Como na ciclofaixa é compartilhada, isto é, nela podem circular bikes, patins, skates e corredores ela estava bem movimentada, mas com respeito ao próximo tudo funciona.

 

Veja matéria completa sobre como foi nosso passeio de bike em: Passeio de Bike por Balneário Camboriú – Cicloturismo

 

Ir Para Topo Da Página

 

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.