Roteiros de Turismo de Experiência em São Paulo

Roteiros de Turismo de Experiência em São Paulo




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Turismo de Experiência em São Paulo, região Sudeste

 

 

3. Circuito das Águas Paulista

 

99. Roteiro dos Bandeirantes

 

106. As bicicletas e a cidade de São Paulo

 

 

 

3. Circuito das Águas Paulista – SP

Estado(s): São Paulo. Temas: Rural, Experiência.

serra_da_mantiqueira - turismo de experiência em São Paulo

Serra da Mantiqueira – São Paulo

O que você espera encontrar no Circuito das Águas? Pois é, muita, mas muita água se encontra por lá. As estâncias hidrominerais são a principal atração desse roteiro, mas há outros bons atrativos por lá! Cachaça, aventura, gastronomia, turismo rural, compras e muita tranquilidade. Oito cidades – Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Socorro, Jaguariúna e Pedreira – compõem o passeio.

Localizadas na Serra da Mantiqueira, as cidades têm clima ameno de montanha, ar puro e tranquilidade propícia ao repouso. Mas se engana quem pensa que o roteiro se resume a “sombra e água fresca”. Em todo o itinerário é possível praticar inúmeras modalidades de esportes de aventura, aprender mais história do Brasil, vivenciar um pouco da vida rural, acompanhar a produção artesanal de queijos, vinhos e cachaças e, obviamente, beber muita água mineral direto da fonte.

Alguns programas são essenciais, como o passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna, a visita a Pedreira e suas mais de 400 lojas com variados produtos de louça, porcelana, cerâmica, faiança e artesanato em geral, e a visita a Lindóia, onde há um empreendimento de turismo rural para degustação de vinho, cachaça e o famoso sorvete de queijo

 

Destinos deste roteiro

São Paulo São Paulo é, sobretudo, fascinante. Diferente de todas as cidades do Brasil, “Sampa” possui uma vida frenética de trabalho, compras, lazer, diversão e eventos.

Águas de Lindóia Considerada uma Estância Hidromineral e Turística, Águas de Lindóia oferece a seus turistas infra-estrutura e experiência na atividade turística para tornar a estada de seus visitantes ainda mais agradável. Entre seus atrativos estão o Mirante do Cristo, Balneário que é um dos principais do País e visita ao Shopping Monte Real.

Lindóia Há um empreendimento de turismo rural, “Cavalo de Troia”, para degustação de vinho, cachaça e o famoso sorvete de queijo.

Serra Negra Reúne muitas atividades turísticas. No centro, o turismo de compras se destaca entre as cidades da região. No turismo rural, propriedades abrem suas portas para visitação e venda de seus produtos. Para quem gosta de aventura, a cidade também reserva momentos emocionantes nos esportes radicais. O clima ameno é propício para momentos agradáveis com a família e amigos.

Jaguariúna Mesmo com o desenvolvimento, a cidade ainda preserva um significativo patrimônio histórico-ferroviário, fazendas centenárias, haras e antigos casarões. O passeio no trem turístico “Maria Fumaça” nos leva ao tempo dos Barões e dos grandes cafezais. A antiga Estação da Mogiana, hoje Centro Cultural, é um dos principais pontos de encontro da cidade, com barzinhos e música ao vivo.

Pedreira Pedreira é conhecida como “A Capital da Porcelana”. Com o comércio diversificado, podemos encontrar além de porcelanas e louças, uma infinidade de artigos domésticos e de adornos. Para quem gosta de aventura, não faltam atrativos: Acqua Ride, trilhas, passeios a cavalo, pesca e fauna e flora bastante variadas. Ladeada por montanhas e cortada pelo Rio Jaguari, Pedreira é a cidade dos artistas, maravilhoso recanto paulista, onde imigrantes italianos fizeram dele uma terra abençoada para se viver.

Amparo Primeira cidade do Circuito das Águas a ser considerada Estância Hidromineral, é conhecida também pelo clima ameno. Seus parques e praças, casarões centenários bem preservados, aliados a uma topografia montanhosa, fazem dela um dos mais belos municípios da região. Além da beleza natural, tem como atrativo cultural a Catedral de Amparo e o Museu Histórico Regional.

Socorro Além do turismo de compra, o visitante tem acesso a uma vasta riqueza natural, onde é possível conhecer Centro de Turismo Rural Campo dos Sonhos e aproveitar o segmento de turismo de lazer, com várias modalidades de esportes radicais como o rafting, boia-cross, canyoning, trilhas, mountain biking, trilhas de jeep, asa delta, trike, etc.

Monte Alegre do Sul Estância Hidromineral protegida pelas últimas ramificações da Serra da Mantiqueira, em pleno vale do Rio Camanducaia, Monte Alegre do Sul está a apenas duas horas de São Paulo. Local privilegiado, onde o visitante encontra plantações de morango, alambiques de cachaça e produção de vinhos. O Santuário e o Ateliê da Fonte também são atrativos da cidade.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

 

 

99. Roteiro dos Bandeirantes – SP

Estado(s): São Paulo. Temas: Cultural, Experiência.

mina-de-ouro-de-aracariguama - turismo de experiência em São Paulo

Mina de Ouro em Araçariguama, São Paulo

Eis uma bela seleção de museus, fazendas, trilhas e caminhos que seguem os passos dos antigos bandeirantes. A aventura original partiu da Vila de São Paulo de Piratininga e destrinchou o então desconhecido território brasileiro. O roteiro passa por cidades com centros históricos preservados, reservas ambientais, trilhas ecológicas, diversidade gastronômica e eventos. traz oito cidades paulistas ao longo de 180 km, a partir de Santana do Parnaíba, que possui o maior conjunto arquitetônico preservado do estado. A seguir vem Pirapora do Bom Jesus, que foi um vilarejo missionário e também é conhecida como berço do samba paulista.

Araçariguama teve um início próspero em 1648, mas com a abertura de estradas posteriores, entrou num ostracismo que nem a descoberta de ouro conseguiu vencer. Conhecida como “a terra da pinga”, Cabreúva fica dentro de uma área de preservação ambiental. Além de seus produtos de tamanho exagerado, Itu também atrai pela sua história e belezas naturais e Salto surgiu no século XVII como aldeamento indígena. Já em Porto Feliz vale visitar o Parque das Monções, a Casa da Alfândega e o Museu Histórico e Pedagógico das Monções. Por fim, Tietê guarda longa história na agricultura desde que prosperou com o cultivo de cana de açúcar. É ela encerra esse rico roteiro pelo interior paulista.

 

Destinos deste roteiro

Araçariguama Localizada às margens da Rodovia Castello Branco, a cidade é um importante pólo industrial do interior paulista. Nos fins de semana, um dos lugares mais visitados é a Mina de Ouro, herança descoberta pelos bandeirantes em 1590. O Morro do Mombaça, com 984 metros de altitude, atrai praticantes de voo duplo (Elemento Ar, R$ 150, 7864-4755). Outra atração é Cachoeira do Rio Acima, com quedas de aproximadamente 3 metros, que formam uma piscina natural propícia para banhos. Para visitar as atrações, contrate um guia na Secretaria de Turismo, 4204-1443.

Cabreúva Fica numa região de relevo montanhoso, dominada pela Serra do Japi. Mas, apesar dos atrativos naturais, Cabreúva segue sendo destino de turistas de negócios – recentemente, o maior centro de distribuição da Avon no Brasil e uma unidade da Siemens se instalaram no Distrito Industrial do município.

Itu Hoje, é difícil pensar em Itu sem lembrar que ela é a “cidade do exagero” (a lenda surgiu nos anos 60, quando o comediante Simplício dizia no programa A Praça da Alegria que tudo na sua cidade natal era grande demais). O caricato orelhão gigante ainda leva muita gente à Praça da Matriz, é verdade, mas muitos visitantes vêm a Itu em busca das bem-estruturadas hospedagens nos arredores.

Santana de Parnaíba É lembrada por ter uma das mais famosas festas de Corpus Christi do país. Para o evento religioso, celebrado com missas e procissões, os habitantes se unem para enfeitar as principais ruas da cidade com flores e serragem colorida. O ponto alto da festividade acontece no lardo da Igreja Matriz. O Centro Histórico, com preservados casarões dos séculos 17 a 19, também é um passeio agradável.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

106. As bicicletas e a cidade de São Paulo

Estado(s): São Paulo. Temas: Experiência.

Bicicletas no Pátio do Colégio - turismo de experiência em São Paulo

Bicicletas no Pátio do Colégio

O trânsito cada vez mais caótico da cidade de São Paulo faz com que muitas pessoas prefiram as bicicletas à utilizar carros e, até mesmo, o transporte público, que em algumas horas do dia transporta um número muito maior de passageiros do que o ideal, trazendo desconforto à todos os usuários.

 

Fica claro que o melhor caminho a ser seguido por qualquer cidade é a integração, pacífica, entre os diferentes meios de transportes. Ao morador ou turista, deve ser dada a opção de se chegar ao seu destino final utilizando apenas os transportes menos poluentes, como o transporte público e a bicicleta. É preciso haver integração entre eles, permitindo, por exemplo, que uma pessoa deixe sua casa de bicicleta, vá pedalando até a estação de metro mais próxima, deixei sua bicicleta por lá, e então pegue o metro até seu trabalho.

 

Veja matéria completa sobre o cicloturismo em São Paulo.

 

Ir Para Topo Da Página

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.