Roteiros de Turismo de Experiência no Maranhão

Roteiros de Turismo de Experiência no Maranhão




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Turismo de Experiência no Maranhão, região Norte do Brasil

 

 

10. Roteiro Integrado Delta/Lençóis/Jeri – MA/PI/CE

 

23. Chapada das Mesas

 

 

10. Roteiro Integrado Delta/Lençóis/Jeri – MA/PI/CE

Estado(s): Ceará, Maranhão, Piauí. Temas: Ecoturismo, Experiência, Comunitário.

jeriquaquara_ceara - Turismo de Experiência no Maranhão

Jericoacoara – Ceará

Cenários fabulosos o esperam nesse espetacular roteiro. Faltam adjetivos para descrever as belezas e a singularidade da região. Além das belezas naturais, o ecoturismo e o turismo de aventura são bastante procurados e servem também como chamariz para esta região abençoada pela natureza.

Lá se tem acesso a três das mais importantes e encantadoras áreas de proteção ambiental do Brasil. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com suas lagoas de águas cristalinas em meio a dunas de areia branca, é um dos paraísos. O Delta do Parnaíba, um dos únicos do mundo em mar aberto e o maior das Américas, com sua paisagem única, de dunas, mangues e ilhas fluviais. E Jericoacoara, vilarejo localizado dentro de um parque nacional, que possui um conjunto de belezas variadas, de cenários diferentes, reunidos num único local, onde o intenso contato com a natureza e seus moradores são os destaques.

Inúmeros lugares praticamente inexplorados pelo homem, entre dunas, lagoas, mangues, muito sol e água quente do mar revelam um Nordeste diferente e inesquecível. Apaixone-se!

 

Destinos deste roteiro

São Luís No caldeirão de São Luís tem de tudo. Capital fundada por franceses desfila também contribuições holandesas, portuguesas, africanas e indígenas.

Barreirinhas Barreirinhas é o caminho pra quem quer encontrar um dos maiores tesouros naturais do mundo, o Parque dos Lençóis Maranhenses.

Teresina A opala, pedra preciosa encontrada em poucos lugares além do Piauí é só uma das belezas dessa capital.

Parnaíba Se ao Piauí só coube um pouquinho do litoral nordestino (aproximadamente 66 km), restou-lhe também um dos seus mais belos trechos, o famoso Delta do Parnaíba.

Fortaleza As velas do Mucuripe se inflam com a brisa do Oceano. São os jangadeiros saindo pra pescar.

Jijoca de Jericoacoara Qualquer um vira um grande fotógrafo em um cenário de sonho como Jericoacoara. As esculturas naturais das falésias são obras do vento sempre presente, que desenha as dunas de até trinta metros de altura.

Araioses Araioses (MA) é uma das portas de entrada para o Delta do Rio Parnaíba, raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, em que os dedos representam as barras de Tutoia, Caju, Igaraçu, Canárias e Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico.

Chaval Chaval (CE) faz divisa com o Piauí, separada apenas pelo Rio Ubatuba. A cidade possui clima tropical quente semi-árido brando com chuvas de janeiro a maio, o que ameniza um pouco mais a temperatura sempre muito elevada da região.

Barroquinha Praia, dunas, coqueirais, nascentes e manguezais alguns intocados formam as belas paisagens que o turista encontra em Barroquinha (CE), um reduto de belezas naturais preservadas. A pesca artesanal é a principal atividade econômica, influenciando na culinária local. Os principais pratos são o caranguejo e peixe camurupim, iguaria abundante na região.

Santo Amaro do Maranhão Sempre em veiculo 4×4, saída para Santo Amaro, curtindo as trilhas. Santo Amaro é uma comunidade rústica, que guarda a Lagoa da Gaivota, além dos rios Alegre e Espigão, com passeio nas dunas brancas.

Luis Correia A Praia de Atalaia é a mais agitada, com uma estrutura de 70 bares e restaurantes, onde não falta cerveja gelada e peixe frito. No carnaval, se destaca pelo grande número de trios elétricos. A Praia do Coqueiro ostenta dunas de areias claríssimas e inúmeros coqueiros, com um mar manso e límpido.

Ilha Grande As belezas naturais da região formam paisagens que misturam praias, dunas e manguezais. Seus principais atrativos são a Pedra do Sal, o Mirante, com sua bela estátua de nossa Senhora dos Pobres, o artesanato local e a culinária, que é um espetáculo à parte.

Cajueiro da Praia O Projeto do Peixe Boi Marinho está aqui, em dos poucos locais do litoral brasileiro onde ainda se pode avistar este simpático mamífero aquático. Em cajueiro da Praia também se pode observar cavalos marinhos e o belo pôr-do-sol em Barra Grande.

Tutóia Conheça as Comunidades de Santo Antônio, Tutóia Velha e Lagoinha, além de passear pelo centro e o porto de Tutóia. Passeio Motorizado pelas praias de Tutóia com visita a comunidades de pescadores, muitas dunas de areia branca para encantar os olhos.

Paulino Neves Seguindo as trilhas dos “Pequenos Lençóis Maranhenses”, passar por comunidades tradicionais espalhadas pelo local. Alguns pontos de beleza notável são o Morro da Mendanha, a Praia do Amor, Campos de Rio Novo e a Foz do Rio Novo.

Camocim Chegar a Camocim por Jericoacoara de carro 4×4 pela praia já é um passeio indescritível. Em frente à Camocim está a Ilha do Amor, com banhos de mar, caminhadas e esqui nas dunas. E que tal saborear deliciosos caranguejos nas barracas da praia?

Cruz Município vizinho a Jijoca de Jericoacoara, também faz parte do Parque Nacional. Famoso pelas ótimas condições para o Wind Surf, por suas belas lagoas e a Praia do Preá

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

23. Chapada das Mesas – MA

Estado(s): Maranhão. Temas: Ecoturismo, Experiência.

chapada_das_mesas - Turismo de Experiência no Maranhão

Chapada das Mesas – Maranhão

O grande pólo turístico Chapada das Mesas, no sul do Maranhão é mais uma joia deste estado mundialmente famoso por suas belezas naturais. Em seus cânions, morros e chapadas o tempo esculpiu paredões rochosos em formatos impressionantes. Em meio a toda essa beleza, os rios caudalosos formam diversas cachoeiras em pleno sertão. O encontro de ecossistemas pinta a área da chapada com cenários de beleza exemplar, para qualquer lado que a vista alcance.

A região é formada pelos municípios de Carolina, Riachão e Imperatriz. Alguns destaques, só para dar um gostinho: o recanto de Pedra Caída possui uma cachoeira com mais de 50 metros de altura, cercada por incríveis paredões de rocha, constituindo verdadeiro santuário ecológico. E também – para os mais aventureiros – as cachoeiras de São Romão e da Prata, que ficam dentro do Parque Nacional, que abriga mais de 400 nascentes de rios.

 

Destinos deste roteiro

São Luís No caldeirão de São Luís tem de tudo. Capital fundada por franceses desfila também contribuições holandesas, portuguesas, africanas e indígenas.

Imperatriz É o portão de entrada da região, dispondo de aeroporto com vôos regulares. Tem uma Beira-Rio movimentada, com vários restaurantes típicos. Uma grande atração por lá são os passeios de lanchas no Rio Tocantins.

Carolina Centro da Chapada das Mesas, um festival de cachoeiras, como Itapecuruzinho, Pedra Furada, São Romão, Pedra Caída. Esta última é especialmente palco de vários esportes radicais como rapel, tirolesa, descida em botes infláveis. Contemple o visual do Morro do Chapéu e caminhe pelas belezas naturais maranhenses. Passeie de barco pelo Rio Tocantins até seu encontro com o Rio Manoel Alves Grande.

Riachão Mergulhe na bela Cachoeira de Santa Bárbara e surpreenda-se com a nascente de águas cristalinas, não por acaso chamada de Encanto Azul.

 

Ir Para Topo Da Página

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.