Roteiros de Turismo de Experiência no Rio Grande do Sul

Roteiros de Turismo de Experiência no Rio Grande do Sul




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Turismo de Experiência no Rio Grande do Sul, região Sul do Brasil

 

 

82. Economia da Experiência – Uva e Vinho

 

 

 

82. Economia da Experiência – Uva e Vinho – RS

Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural, Religioso, Experiência, Rural.

 

festa-da-uva-caxias-do-sul - Turismo de Experiência no Rio Grande do Sul

Festa da Uva, Caxias do Sul

Quando se entra no interior do Estado do Rio Grande do Sul já é possível ter uma idéia do que vem pela frente. A imigração européia mantém suas raízes e costumes por ali… e não por acaso! O clima também é bem parecido com o europeu: frio e muito verde. Os imensos parreirais embelezam a paisagens e o paladar, com os vinhos produzidos na região. Nesse pedaço da Serra Gaúcha o turista vai passar por experiências memoráveis.

Bento Gonçalves é a capital brasileira da uva e do vinho. Caxias realiza a famosa Festa da Uva. Cotiporã, antiga Monte Vêneto, destaca-se pela fabricação de jóias. Garibaldi, a “terra do champanhe”, chega a ter uma Rota dos Espumantes. Nova Prata reúne imigrantes italianos, poloneses, alemães, árabes, portugueses e africanos. Protásio Alves, antiga Colônia do Chimarrão, abriga possivelmente o último armazém legítimo do tipo “secos & molhados” do país. Veranópolis orgulha-se de ser o “berço nacional da maçã e a “terra da longevidade”. Em Vila Flores, de colonização italiana, não falta alimento: aves, suínos, leite e hortifrutigranjeiros são abundantes na cidade.

Enfim, vá com disposição e saiba que seu paladar nunca mais será o mesmo!

 

Destinos deste roteiro

Porto Alegre Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna.

Nova Prata Nova Prata é pode ser comparada a Babel, porque reúne imigrantes italianos, poloneses, alemães, árabes, portugueses e africanos. Como não poderia deixar de ser, toda a cultura desses povos esta presente nas e nos costumes tradições locais.

Vila Flores Em Vila Flores, de colonização italiana, não falta alimento: aves, suínos, leite e hortifrutigranjeiros são abundantes na cidade.

Veranópolis Veranópolis é uma das cidades brasileiras com o melhor percentual de longevidade. O foco principal do turismo da região é a qualidade de suas vinícolas.

Cotiporã Cotiporã é famosa pela beleza das jóias fabricadas na cidade. Ganha também o título de pioneira nos esportes radicais, tendo como mais conhecido o rafting.

Garibaldi Garibaldi oferece aos visitantes o prazer de desfrutar a paixão pelas coisas da terra, como parte da rota Estrada do Sabor, um passeio entre vinhas e vales, passando por grutas e capitéis, degustando os produtos coloniais sem esquecer os bons vinhos da região.

Caxias do Sul Caxias do Sul soma de folclore, infra-estrutura de ponta e dos atrativos turísticos inigualáveis. Na cidade é possível conhecer vinícolas, castelos, cachoeiras, rios e museus, além do tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos nas mais lindas paisagens do sul.

Protásio Alves Protásio Alves possui diversos atrativos turísticos. Entre eles está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, visitada por aqueles que buscam um lugar tranquilo para balbuciar suas preces; e a Casa de Palha, ponto de referência para o artesanato do município.

 

 

Ir Para Topo Da Página

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.