Roteiros de Turismo Religioso em São Paulo

Roteiros de Turismo Religioso em São Paulo




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Turismo Religioso em São Paulo, região Sudeste

 

 

 

68. Além dos Túmulos – Os mistérios de São Paulo

 

96. Caminho da Fé

 

107. São Paulo, turismo para todos os gostos

 

109. Mercado Municipal, Vila Madalena e Estádio do Pacaembu. Turismo em São Paulo

 

 

 

68. Além dos Túmulos – Os mistérios de São Paulo – SP

Estado(s): São Paulo. Temas: Cultural, Religioso.

catedral_da_se_sao_paulo - Turismo Religioso em São Paulo

Catedral da Sé – São Paulo

Histórias de fantasmas, lendas, crendices e lugares mal-assombrados fazem parte deste roteiro diferente, com destaque para a Arte Tumular da cidade de São Paulo.
O passeio começa com a visita ao Cemitério da Consolação, o mais tradicional da cidade, onde diversas personalidades da nossa história foram sepultadas. Em seguida, um pouco sobre a história da casa mal-assombrada de Dona Yayá, palco de uma sucessão de terríveis episódios que acometeram sua dona, até que ela fosse declarada insana.

Outros cemitérios que marcam a história da cidade também são visitados, como o Araçá e o Redentor. São conhecidas, ainda, curiosidades fúnebres na evolução histórica de São Paulo, entre cortejos, velórios e o culto aos mortos. Lugares como o Vale do Anhangabaú, o antigo Largo da Forca, hoje Praça da Liberdade, onde fica a Igreja Santa Cruz dos Enforcados e outros atrativos que, segundo a crendice popular, espíritos perdidos vagueiam. O Castelinho da Rua Apa, uma das mais famosas moradas de fantasmas da capital, a alma penada que ronda o Largo São Francisco, o famoso túmulo de Júlio Frank, o fantasma da ópera do Teatro Municipal, o assombrado Edifício Joelma e as almas injustiçadas no Palácio da Justiça completam este roteiro.

 

Destinos deste roteiro

São Paulo São Paulo é, sobretudo, fascinante. Diferente de todas as cidades do Brasil, “Sampa” possui uma vida frenética de trabalho, compras, lazer, diversão e eventos.

Cemitério da Consolação É o mais antigo cemitério em funcionamento na cidade de São Paulo e uma das principais referências da arte tumular, com obras de arte de escultores como Victor Brecheret, Celso Antônio Silveira de Menezes, Nicola Rollo, Luigi Brizzolara e Galileo Emendabili.

Cemitério Araçá Criado em 1887, está localizado entre os bairros do Pacaembu e Pinheiros e atualmente possui 222.000m², com mausoléus de importantes e tradicionais famílias paulistanas. Nele, também está localizado o Mausoléu da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde estão enterrados os policiais que morreram em ação.

Igreja Santa Cruz dos Enforcados Situada na Praça da Liberdade foi palco de execuções de condenados, tanto antes da independência política, como posteriormente, quando vigorava a pena de morte, dada esta por asfixia pelo enforcamento.

Capela dos Aflitos Também localizada no bairro da Liberdade, a origem da capela está ligada ao Cemitério dos Aflitos, local onde eram sepultadas as pessoas de classes menos favorecidas e os condenados a enforcamentos. Construída em 1779 em taipa de pilão, a pequena capela conserva algumas características do projeto original.

Teatro Municipal Inaugurado em 1911, o imponente prédio tem em seu interior um imenso lustre, com 260 lâmpadas e 6 mil peças de cristal, parapeitos revestidos com ouro e forro decorado com uma pintura de Oscar Pereira da Silva.

Vale do Anhangabaú Localizado no centro da cidade, entre os Viadutos do Chá e Santa Ifigênia, tem em seu entorno o prédio da Prefeitura e do Teatro Municipal. A palavra Anhangabaú é de origem indígena e significa em tupi, rio ou água de mau espírito. Acredita-se que tenha sido batizado com este nome por conta de algum malefício feito pelos bandeirantes aos índios.

Palácio da Justiça Considerado monumento histórico de valor arquitetônico e interesse cultural, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) em dezembro de 1981. Sua fachada foi inspirada no Palácio da Justiça de Roma, com acabamentos luxuosos e ornamentados com símbolos do judiciário.

Faculdade de Direito do Largo de São Francisco Criada em 1827, a Academia de Direito de São Paulo instalou-se no Largo de São Francisco, no velho convento, que datava do século XVI e cujas respectivas igrejas ainda existem. Na década de 1930, foi construído um novo edifício, com projeto de Ricardo Severo, criado em estilo neocolonial. O edifício, hoje tombado como patrimônio histórico do Estado de São Paulo, abriga importante acervo cultural.

Castelinho da Rua Apa Construído em 1912, na Rua Apa, esquina com Avenida São João, foi o palácio de uma rica e tradicional família da cidade e cenário de um crime. A Sra. Maria Cândida Reis e seus filhos, Armando e Álvaro, foram mortos a tiros em 1937, fato nunca esclarecido e que hoje é uma lenda urbana da cidade, com pessoas que dizem ouvir e ver coisas no local.

Edifício Joelma Atualmente denominado Edifício Praça da Bandeira, foi inaugurado em 1971 com 25 andares e tornou-se conhecido nacionalmente quando, em fevereiro de 1974, um incêndio provocou a morte de 188 pessoas.

Catedral da Sé É uma das maiores igrejas do mundo em estilo gótico, com 111m de comprimento, 46m de largura e 16 torres. O templo atual começou a ser erguido em 1913 e foi inaugurado ainda incompleto em 1954, durante as comemorações dos 400 anos da cidade.

Casa de Dona Yayá Um casarão localizado no bairro do Bixiga conta a história de Dona Yayá, que foi condenada a manter-se reclusa em seu cárcere particular por cerca de 40 anos, em função de uma doença mental. Sua família foi marcada por tragédias, com diferentes mortes dos 3 irmãos e dos pais. Hoje, a casa é aberta para visitação.

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

96. Caminho da Fé – SP

Estado(s): São Paulo. Temas: Religioso.

aparecida-sao-paulo - Turismo Religioso em São Paulo

Aparecida, São Paulo

Ele foi criado para dar estrutura aos que desejam fazer a peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida. São cinco pontos de partida: São Carlos, Cravinhos, Mococa, Divinolândia e Aguaí, todos rumando ao Santuário Nacional de Aparecida. A idéia é reproduzir a experiência do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. O peregrino leva consigo uma credencial desde o início da sua rota, documento que ele deve carimbar em pousadas ao longo do trajeto para ter direito a um certificado de conclusão ao fim da viagem.

A Associação Amigos do Caminho da Fé, que criou o projeto, existe desde 2003, com sede na cidade de Águas da Prata (SP). Era dali que o caminho partia inicialmente. Cerca de 300 km do trajeto corta a Serra da Mantiqueira, seja por estradas vicinais, trilhas e bosques, o trajeto propicia contato de perto com o verde da região. Para saber a direção a seguir, basta se orientar pelas setas amarelas. Ao fim da peregrinação, vale gastar um dia para conhecer as atrações de Aparecida, famosa pela sua basílica que reúne cristãos de todas as procedências.

 

Destinos deste roteiro

Águas da Prata Na divisa de São Paulo com Minas Gerais, tem fontes de água mineral e cachoeiras. Além de turistas que buscam sossego, a cidade tem atraído praticantes de esportes radicais (como escalada, rapel e arvorismo).

Aparecida Desde que a imagem de uma santa negra foi encontrada na região, em 1717, a pequena Aparecida se transformou em um dos maiores centros de peregrinação do mundo – a Basílica Nova recebe mais de 9 milhões de fiéis por ano. Tamanha demanda está impulsionando a construção de um centro de convenções religioso que deve receber a Conferência Nacional de Bispos do Brasil em 2011.

Guaratinguetá Conhecer a casa onde Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, viveu no século 18 (e levar suas famosas pílulas milagrosas para casa) é o objetivo da maioria dos turistas. De quebra, ainda é possível dar um pulinho na cidade vizinha, Aparecida, para visitar um dos maiores templos católicos do mundo.

Mococa Localizada na divisa com Minas Gerais, entre as bacias dos rios Pardo e Canoas. A 640 m de altitude, a cidade costuma ter temperaturas mais baixas que a capital paulista. O principal atrativo é o turismo rural.

São Carlos São Carlos ganhou duas novidades de peso. O Museu TAM, que ficou dois anos fechado para reformas, reabriu em junho de 2010, com o dobro do tamanho e 70 aeronaves em exposição. A gastronomia também ganhou reforço com a chegada do restaurante estrelado A Fonte Bistrô. Mas certas coisas continuam iguaizinhas – como a forte presença da USP e da Universidade Federal de São Carlos, que garantem a animação da vida noturna.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

107. Walktour gratuito pelo centro de São Paulo

Estado(s): São Paulo. Temas: Cultural, Religioso.

Igreja da Sé, São Paulo - Turismo Religioso em São Paulo

Igreja da Sé, São Paulo

São Paulo é a maior cidade da América do Sul, uma das 10 maiores do mundo, e onde o turista encontra muitas opções de passeios. Seja nos mundialmente famosos restaurantes, nas construção antigas do centro ou em algum dos parques da cidade.

Em um passeio a pé, cerca de 06 horas são mais do que suficientes para conhecer estes pontos turísticos e ainda almoçar em um bom restaurante e fazer compras em uma das inúmeras feiras da cidade.
O passeio pode iniciar-se no lugar mais adequado para tal, no marco zero de São Paulo, na Praça da Sé. De fácil acesso, via ônibus ou metrô, a praça, além de demarcar o marco zero da cidade, também abriga a imponente Catedral da Sé, a maior construção em estilo gótico do País e uma das maiores do mundo. O edifício tem 111m de comprimento e 46m de largura.

 

Veja matéria completa sobre uma opção de walktour gratuito em São Paulo.

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

109. Mercado Municipal, Vila Madalena e Estádio do Pacaembu. Turismo em São Paulo

Estado(s): São Paulo. Temas: Cultural, Religioso.

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Turismo Religioso em São Paulo

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

No centro de São Paulo, ao lado da rua 25 de Março, o centro popular de compras de São Paulo, encontramos um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, o Mercado Municipal. O Mercado, inaugurado em 1933, é um importante entreposto comercial de frutas e verduras da cidade.

 

Durante a noite e inicio da manhã são as vendas no atacado (para donos de restaurantes, lanchonetes e buffets) que movimentam o Mercadão, já no restante do dia, e principalmente nos finais de semana, os corredores e mesas do Mercado Municipal são tomados por turistas de todo o Brasil e do mundo.

 

Em uma visita a um dos restaurantes e bares localizados no segundo andar, é comum ouvir conversas em outros idiomas, situação que já influenciou os donos dos empreendimentos a incentivarem e pagarem cursos de Inglês para seus funcionários.

 

Veja matéria completa sobre alguns dos pontos turísticos mais famosos de  São Paulo.

 

Ir Para Topo Da Página

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.