Roteiros de Turismo Religioso no Rio Grande do Sul

Roteiros de Turismo Religioso no Rio Grande do Sul




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Turismo Religioso no Rio Grande do Sul, região Sul do Brasil

 

 

36. Pedras e Águas que Encantam

 

41. Roteiro Integrado Iguaçu – Misiones – PR/SC/RS

 

 

36. Pedras e Águas que Encantam – RS

Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural, Religioso, Ecoturismo.

 

salto-yucuma-derrubas - Turismo religioso no Rio Grande do Sul

Salto Yucumã, Derrubas

Nos caminhos que as águas do Rio Uruguai percorrem, as belezas vão construindo um cenário incrível. A terra vermelha que foi pisada pelas missões jesuíticas deixou uma rica herança preservada até hoje. São Miguel das Missões, Patrimônio Cultural da Humanidade, é um espetáculo à parte! As festas folclóricas mostram a cultura regada de conflitos e religiosidade.

Sítios arqueológicos se confundem com o crescimento de cidades voltadas ao agronegócio e exportadoras de alimentos e implementos agrícolas. No encanto das pedras – ametista e calcita – de terras guaranis, podem-se conhecer jazidas. No total, onze cidades integram o roteiro, com estâncias hidrominerais, ruínas, parques, reservas indígenas e museus.

A natureza também foi generosa com árvores centenárias que margeiam as águas do “grande roncador”, o Salto do Yucumã. Este é o cenário: passado e futuro se misturam e formam um destino único traduzido numa só palavra: fascínio.

 

Destinos deste roteiro

Porto Alegre Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna.

Frederico Westphalen Frederico Westphalen possui um grande potencial natural por ficar próximo dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica do Norte do Estado do Rio Grande do Sul, Parque Estadual do Turvo, Área Indígena do Guarita e Terra Indígena de Nonoai.

Tenente Portela Tenente Portela possui diversos atrativos turísticos que revelam um pouco mais sobre a cultura do Rio Grande do Sul. Entre eles estão o Centro Cultural, monumento O Índio, Salto do Yucumã e parte da reserva indígena Guarita.

Derrubas Uma das mais importantes atrações turísticas de Derrubas é o Parque Estadual do Turvo, cujo atrativo principal é o Salto do Yucumã, “grande roncador”, na divisa com a Argentina, considerado uma das maiores quedas longitudinais do mundo.

Ametista do Sul Entre os pontos turísticos de Ametista do Sul encontramos a Pirâmide Esotérica, que simboliza o poder místico das pedras; a Igreja são Gabriel, construída com toneladas da pedra ametista; e o Ametista Parque Museu, com mais de mil exemplares de pedras preciosas e raras.

Horizontina Em decorrência da imigração, Horizontina tem forte influência cultural alemã, italiana e polonesa. Cidade pequena e tranquila abriga como principais atrativos destinos como a Cascata do Rio Buricá e o Morro Bela Vista.

Santa Rosa Santa Rosa possui um museu em homenagem a Xuxa Meneghel, nascida na cidade. Além disso, é reconhecida por ser grande produtora de soja e possui outro museu, este destinado a contar a história da chegada do grão na cidade.

Santo Cristo Santo Cristo é muito conhecida por realizar diversas manifestações culturais. Além disso, possui atrativos turísticos relacionados a vinícolas, espaços de artesanato parques para a prática de esportes, como é o caso do Parque Aquático Lago Azul.

Santo Ângelo Entre os atrativos turísticos de Santo Ângelo, destacam-se a Catedral Angelopolitana, de estilo neoclássico / barroco missioneiro, e o Espetáculo Angelus, que conta a história do santo que dá nome a cidade.

Entre-Ijuís Entre-Ijuís tem sua fama concentrada na produção de vinhos e em seus atrativos históricos e culturais, como o Arqueológico de São João Batista e o Museu Capela São João Batista.

São Miguel das Missões Abriga um encantador conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo.

Ijuí Ijuí possui diversos atrativos turísticos naturais e históricos. Entre eles estão o Parque da Fonte Ijuí, com infra-estrutura para recreação e prática de esportes, e o Museu Antropológico Diretor Pestana com peças relacionadas ao índio pré-missioneiro.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

41. Roteiro Integrado Iguaçu – Misiones – PR/SC/RS

Estado(s): Paraná. Temas: Cultural, Ecoturismo, Religioso.

 

sao-miguel-das-missoes  - Turismo religioso no Rio Grande do Sul

São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

Quase na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai há um roteiro que une nove patrimônios da humanidade. Eis uma excelente oportunidade de conhecer locais que, histórica e geograficamente, se complementam, num cenário rico de belezas naturais e raízes comuns. Juntas, as regiões oferecem grande diversidade de opções relacionadas à aventura, ao ecoturismo e à cultura.

Na Argentina, o turista pode conhecer o Parque Nacional del Iguazú e as Reducciones Jesuiticas de San Ignácio Mini, Santa Ana, Santa Maria la Mayor e Nuestra Señora de Loreto. Já do lado brasileiro temos o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e o sítio arqueológico São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. Em terras paraguaias, as atrações são a Reducción Santísima Trinidad del Paraná e a Reducción Jesus de Tavarangue.

Muita cultura e belezas naturais neste roteiro internacional.

 

Destinos deste roteiro

Foz do Iguaçu 275 quedas d’água e um cenário simplesmente deslumbrante. Essa é Foz do Iguaçu, localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Puerto Iguazú e Posadas Puerto Iguazú, San Ignácio e Posadas são uma cidades argentinas que integram este roteiro por abrigarem parte das cataratas existentes no Paraná.

Missiones e Encarnación Misiones e Encarnación são uma cidades paraguaias e integram este roteiro pelo mesmo motivo das cidades argentinas, abrigam outra parte das cataratas existentes no Paraná.

Santo Ângelo Entre os atrativos turísticos de Santo Ângelo destacam-se a Catedral Angelopolitana, de estilo neoclássico / barroco missioneiro, e o Espetáculo Angelus, que conta a história do santo que dá nome a cidade.

São Miguel das Missões Abriga um encantador conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.