Roteiros de Turismo Rural em São Paulo

Roteiros de Turismo Rural em São Paulo




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Ecoturismo em São Paulo, região Sudeste

 

 

3. Circuito das Águas Paulista

 

74. Circuito das Frutas

 

104. Fazendas Históricas Paulistas

 

105. Caminho do Sol

 

 

 

3. Circuito das Águas Paulista – SP

Estado(s): São Paulo. Temas: Rural, Experiência.

serra_da_mantiqueira - Turismo Rural em São Paulo

Serra da Mantiqueira – São Paulo

O que você espera encontrar no Circuito das Águas? Pois é, muita, mas muita água se encontra por lá. As estâncias hidrominerais são a principal atração desse roteiro, mas há outros bons atrativos por lá! Cachaça, aventura, gastronomia, turismo rural, compras e muita tranquilidade. Oito cidades – Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Socorro, Jaguariúna e Pedreira – compõem o passeio.

Localizadas na Serra da Mantiqueira, as cidades têm clima ameno de montanha, ar puro e tranquilidade propícia ao repouso. Mas se engana quem pensa que o roteiro se resume a “sombra e água fresca”. Em todo o itinerário é possível praticar inúmeras modalidades de esportes de aventura, aprender mais história do Brasil, vivenciar um pouco da vida rural, acompanhar a produção artesanal de queijos, vinhos e cachaças e, obviamente, beber muita água mineral direto da fonte.

Alguns programas são essenciais, como o passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna, a visita a Pedreira e suas mais de 400 lojas com variados produtos de louça, porcelana, cerâmica, faiança e artesanato em geral, e a visita a Lindóia, onde há um empreendimento de turismo rural para degustação de vinho, cachaça e o famoso sorvete de queijo

 

Destinos deste roteiro

São Paulo São Paulo é, sobretudo, fascinante. Diferente de todas as cidades do Brasil, “Sampa” possui uma vida frenética de trabalho, compras, lazer, diversão e eventos.

Águas de Lindóia Considerada uma Estância Hidromineral e Turística, Águas de Lindóia oferece a seus turistas infra-estrutura e experiência na atividade turística para tornar a estada de seus visitantes ainda mais agradável. Entre seus atrativos estão o Mirante do Cristo, Balneário que é um dos principais do País e visita ao Shopping Monte Real.

Lindóia Há um empreendimento de turismo rural, “Cavalo de Troia”, para degustação de vinho, cachaça e o famoso sorvete de queijo.

Serra Negra Reúne muitas atividades turísticas. No centro, o turismo de compras se destaca entre as cidades da região. No turismo rural, propriedades abrem suas portas para visitação e venda de seus produtos. Para quem gosta de aventura, a cidade também reserva momentos emocionantes nos esportes radicais. O clima ameno é propício para momentos agradáveis com a família e amigos.

Jaguariúna Mesmo com o desenvolvimento, a cidade ainda preserva um significativo patrimônio histórico-ferroviário, fazendas centenárias, haras e antigos casarões. O passeio no trem turístico “Maria Fumaça” nos leva ao tempo dos Barões e dos grandes cafezais. A antiga Estação da Mogiana, hoje Centro Cultural, é um dos principais pontos de encontro da cidade, com barzinhos e música ao vivo.

Pedreira Pedreira é conhecida como “A Capital da Porcelana”. Com o comércio diversificado, podemos encontrar além de porcelanas e louças, uma infinidade de artigos domésticos e de adornos. Para quem gosta de aventura, não faltam atrativos: Acqua Ride, trilhas, passeios a cavalo, pesca e fauna e flora bastante variadas. Ladeada por montanhas e cortada pelo Rio Jaguari, Pedreira é a cidade dos artistas, maravilhoso recanto paulista, onde imigrantes italianos fizeram dele uma terra abençoada para se viver.

Amparo Primeira cidade do Circuito das Águas a ser considerada Estância Hidromineral, é conhecida também pelo clima ameno. Seus parques e praças, casarões centenários bem preservados, aliados a uma topografia montanhosa, fazem dela um dos mais belos municípios da região. Além da beleza natural, tem como atrativo cultural a Catedral de Amparo e o Museu Histórico Regional.

Socorro Além do turismo de compra, o visitante tem acesso a uma vasta riqueza natural, onde é possível conhecer Centro de Turismo Rural Campo dos Sonhos e aproveitar o segmento de turismo de lazer, com várias modalidades de esportes radicais como o rafting, boia-cross, canyoning, trilhas, mountain biking, trilhas de jeep, asa delta, trike, etc.

Monte Alegre do Sul Estância Hidromineral protegida pelas últimas ramificações da Serra da Mantiqueira, em pleno vale do Rio Camanducaia, Monte Alegre do Sul está a apenas duas horas de São Paulo. Local privilegiado, onde o visitante encontra plantações de morango, alambiques de cachaça e produção de vinhos. O Santuário e o Ateliê da Fonte também são atrativos da cidade.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

74. Circuito das Frutas – SP

Estado(s): São Paulo. Temas: Rural, Cultural.

festa_do_caqui_itatiba - Turismo Rural em São Paulo

Festa do Caqui, Itatiba – São Paulo

Grande produtor de frutas, o interior do Estado de São Paulo é boa parte da locomotiva que move o Brasil. Melhor ainda do que a imensa variedade de frutas são as inúmeras festas que ocorrem todo o tempo em função desse cultivo. As cidades contempladas por este roteiro ainda têm uma particularidade: são todas fortemente influenciadas pela imigração européia, o que torna cada município uma atração à parte.

Atibaia ganhou fama como “cidade dos morangos”. Indaiatuba se destaca pela produção de uvas e acerola. Itatiba planta caqui, morango e uva. Itupeva tem clima favorável à produção de uva, morango e pêssego. Jarinu produz morango, pêssego e ameixa, entre outros frutos. A “Terra da Uva” – Jundiaí – ganhou o apelido graças à produção de uva niágara rosada, mas também colhe pêssego, morango e caqui. Em Louveira uva niágara também é cultivada, além de caqui, figo, pêssego, ameixa e morango. Morungaba tem maracujá, figo, laranja e pêssego. Célebre pela produção de figo, Valinhos realiza anualmente duas das festas mais badaladas do Circuito das Frutas: a Festa do Figo e a Expo Goiaba. Vinhedo, como indica o próprio nome, orgulha-se de suas uvas.

Cada uma com sua especialidade, mas todas reunidas com um só propósito: fazer o turista feliz! Aproveite e leve bastante guardanapo!

 

Destinos deste roteiro

São Paulo São Paulo é, sobretudo, fascinante. Diferente de todas as cidades do Brasil, “Sampa” possui uma vida frenética de trabalho, compras, lazer, diversão e eventos.

Morungaba Assentada nas colinas suaves de um vale ao pé da Serra das Cabras, a cidade é um convite à tranquilidade, marcado pelas belíssimas estradas que levam ao município e constituem-se um atrativo por si só. A Estância Climática de Morungaba, com suas maravilhosas paisagens, destaca-se pela produção de maracujá, figo, laranja e pêssego, além das tradicionais compotas, doces e temperos conhecido em todo País.

Itatiba Localizada a 80 km de São Paulo é internacionalmente conhecida por seu setor moveleiro. No roteiro rural, os turistas poderão degustar um delicioso café típico da fazenda, visitar plantações de caqui, morango e uva, além de adquirirem os produtos produzidos nas propriedades.

Valinhos Conhecida pela produção de figo, a cidade nasceu de um pouso de tropeiros que rumavam para Goiás e cresceu pelas mãos dos imigrantes que se mudaram para a região. Valinhos realiza, anualmente, uma das festas mais conhecidas e visitadas do Circuito das Frutas, a Festa do Figo e a Expo Goiaba, reunindo exposições de frutas, produtos artesanais, manifestações culturais e variada gastronomia, que inclui diversos doces e receitas com frutas, entre elas o delicioso figo de chocolate.

Vinhedo Vinhedo é uma cidade cheia de charme. Suas belas ruas e avenidas arborizadas, seus jardins e praças são um eterno convite ao desfrute da cidade, que se caracteriza pela gastronomia variada, incluindo restaurantes e pela vida noturna sempre agitada. Vinhedo realiza, anualmente, a Festa da Uva, que se destaca pelos inúmeros atrativos culturais, dança, música e exposição de frutas.

Louveira Privilegiada pelo acesso fácil e com atrativos o ano todo, o município se destaca pelas belezas naturais, riquezas histórico-culturais e gastronomia variada. O grande destaque é a produção da uva Niágara. Caquis, figos, pêssego, ameixas e morangos. É realizada todo ano a tradicional Festa da Uva, com pratos típicos e passeio rural, além dos sucos, vinhos, saborosos doces, geléias, licores e delicioso café da manhã na Fazenda.

Indaiatuba Sua topografia plana é uma característica marcante que incentiva os passeios de bicicleta por suas largas e belas ruas e avenidas. No meio rural, a cidade conta com a produção de uvas e acerola orgânica, entre diversos outros tipos de cultivo. As festas da Tradição e das Nações Unidas são atrações à parte e imperdíveis de Indaiatuba.

Itupeva Itupeva tem belas paisagens que se dá a um conjunto de morros arredondados e de pequenos vales. Lá é produzido uva, mel, cachaça, vinho, morango, pêssego, leguminosas e verduras. A implantação de um parque aquático, que atrai anualmente milhões de pessoas, é uma atração na cidade. O município ainda conta com áreas naturais para desenvolver passeios a cavalos, caminhadas e ciclismo. Um roteiro ideal para você e sua família.

Jundiai Nacionalmente conhecida como “Terra da Uva”, a cidade é marcada pela presença imigrante, pela cultura e pelo enorme patrimônio histórico, fruto de um desenvolvimento que marcou o crescimento do Estado de São Paulo. Atualmente, é a maior produtora de uva Niágara do País, produzindo também pêssego, morango, caqui e outras frutas. Destacam-se as Festas do Morango e da Uva, além da Festa De La Colônia Italiana. Possui ainda inúmeras belezas naturais, dentre elas a Serra do Japi, patrimônio ambiental do Estado

Jarinu Renomada por sua paisagem bucólica e sua culinária variada e saborosa, Jarinu é um município que ainda mantém características interioranas. Com temperatura entre 18°C e 28°C, possui o melhor clima do mundo, segundo os dados da UNESCO. Jarinu produz morango, pêssego, ameixa, entre outras frutas. Seu calendário de eventos destaca-se pela Festa da Ameixa, realizada no mês de dezembro e a Festa do Morango, com inúmeros pratos típicos, realizada no mês de junho.

Atibaia Atibaia é uma Estância Climática privilegiada por sua localização. A 60 km de São Paulo, no entroncamento das rodovias Fernão Dias e Don Pedro I, a “cidade dos morangos” tem diversos atrativos turísticos naturais, o mais conhecido deles é a Pedra Grande, a 1.450 metros acima do nível do mar. As atividades culturais do município e as suas festas típicas formam um conjunto de atrações turísticas de muita riqueza, atraindo visitantes de diferentes partes do País.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

104. Fazendas Históricas Paulistas – SP

Estado(s): São Paulo. Temas: Rural.

fazenda-dona-carolina-itatiba - Turismo Rural em São Paulo

Fazenda Dona Carolina – Itatiba

Um passeio pela história econômica do estado em propriedades rurais históricas dos séculos 18 e 19. Existem no mercado pacotes que incluem algumas chances de também fazer essa descoberta entre os que são voltados para o turismo rural e natural. Eles ainda valorizam gastronomia, tradições, valores regionais, além, é claro, do patrimônio histórico arquitetônico. Não é um prazer acordar com o cheiro do café torrado recém-coado par depois conhecer o processo de torrefação em fazendas paulistas que foram cenário da primeira pujança econômica do estado?

A hospedagem é organizada num bem preservado conjunto patrimonial das fazendas de café, como a Fazenda Paraíso, em Atibaia, especializada na produção de cachaça. Mas também pode-se aproveitar a exuberância das matas e dos riachos e cachoeiras em passeios ecológicos, de aventura, rural ou musical. Quem gosta de cavalgar ou pretende aprender essa atividade ainda pode escolher viajar para Itu, onde uma refeição é servida numa casa da época dos Bandeirantes. Um roteiro focado exclusivamente nas fazendas vem sendo desenvolvido, o que deve aprimorar esse curioso nicho do mercado de turismo no estado.

 

Destinos deste roteiro

Atibaia Durante muito tempo, o turismo em Atibaia resumiu-se aos passeios até a Pedra Grande, principal cartão-postal da cidade. Hoje, a realidade é outra. De carona no slogan de que o clima da região é um dos mais agradáveis do país, os hotéis apostam cada vez mais numa dobradinha: o contato do hóspede com a natureza e as terapias de bem-estar. Quem vem em busca de boas compras sai do município com um sorriso no rosto e sacolas carregadas de cerâmicas, flores, bonsais, doces portugueses e tapetes arraiolos.

Dourado Próxima a Brotas, tem belas paisagens rurais, que podem ser exploradas em passeios a cavalo ou durante a prática de esportes radicais. Outra atração são as fazendas que produzem café e mussarela de búfala. Suas populares festas de São João ocorrem nos fins de semana de julho, com feiras de artesanato, comida típica e shows.

Itatiba Conhecida pelo clima ameno e cercada de verde, Itatiba tem bons hotéis, afastados do Centro. A Fazenda Dona Carolina tem estrutura bacana para hospedar famílias, o 7 Voltas ficou famoso por seu spa e a Fazenda Vila Rica tem quartos de charme com ar de antigamente. A principal atração da cidade segue sendo o Zooparque, que abriga animais de várias partes do mundo.

Itu Hoje, é difícil pensar em Itu sem lembrar que ela é a “cidade do exagero” (a lenda surgiu nos anos 60, quando o comediante Simplício dizia no programa A Praça da Alegria que tudo na sua cidade natal era grande demais). O caricato orelhão gigante ainda leva muita gente à Praça da Matriz, é verdade, mas muitos visitantes vêm a Itu em busca das bem-estruturadas hospedagens nos arredores.

Jaú As lojas de calçados são o grande motor do turismo local. A cidade organiza vários eventos ao longo do ano – como a Expo Jaú, feira agropecuária com shows musicais, rodeio e uma renomada exposição de cavalos mangalarga.

Mococa Localizada na divisa com Minas Gerais, entre as bacias dos rios Pardo e Canoas. A 640 m de altitude, a cidade costuma ter temperaturas mais baixas que a capital paulista. O principal atrativo é o turismo rural.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

105. Caminho do Sol – SP

Estado(s): São Paulo. Temas: Rural.

fazenda-aguas-de-sao-pedro - Turismo Rural em São Paulo

Fazenda em Águas de São Pedro – São Paulo

Que tal caminhar em meio a áreas rurais respirando ar puro e sem pressa, só determinação? O Caminho do Sol é um roteiro montado a partir de uma caminhada de 241 km entre Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro, também inspirada pelo famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Quase todo o trajeto recorta fazendas. Nascida em 2001, a idéia é valorizar a introspecção e o despojamento material. Os organizadores aproveitaram a coincidência de a data de fundação de Águas de São Pedro ser 25 de julho, dia do apóstolo Santiago.

O Caminho do Sol que leva 11 dias para ser percorrido a pé ou de bicicleta termina na Casa de Santiago, onde hoje fica uma imagem do apóstolo, desde 2003 padroeiro de Águas de São Pedro. Munidos de um guia, os caminhantes percorrem 13 km de Santana de Parnaíba a Pirapora, de 24 km de Pirapora do Bom Jesus a Cabreúva, 26 km de Cabreúva à Fazenda Cana Verde em Itú, 18 km da Fazenda Cana Verde à Fazenda Vesúvio em Salto, 23 km da Fazenda Vesúvio a Elias Fausto, 21 km Elias Fausto à Fazenda Milhã em Capivari, mais 20 km da Fazenda Milhã a Mombuca, 24 km de Mombuca ao Clube Arapongas, a mesma distância entre o clube e Monte Branco, de lá a Artemis (Piracicaba) e desta a Águas de São Pedro.

 

Destinos deste roteiro

Águas de São Pedro Muitos turistas ainda procuram os banhos de águas sulfurosas que fizeram a fama do local – seja por curiosidade, para relaxar ou como tratamento alternativo para doenças de pele e problemas reumáticos. Em um dos menores municípios do país (com apenas 3,6 km²), a circulação se restringe a praticamente uma avenida.

Cabreúva Fica numa região de relevo montanhoso, dominada pela Serra do Japi. Mas, apesar dos atrativos naturais, Cabreúva segue sendo destino de turistas de negócios – recentemente, o maior centro de distribuição da Avon no Brasil e uma unidade da Siemens se instalaram no Distrito Industrial do município.

Capivari Terra natal de grandes artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral, Amadeu Amaral e Rodrigues de Abreu, Capivari ainda preserva seu patrimônio histórico e cultural através das antigas propriedades rurais abertas à visitação, onde é possível passear a cavalo, fazer trilhas e arvorismo.

Elias Fausto A pequena cidade do interior paulista recebe muitos peregrinos que percorrem semanalmente a rota Caminhos do Sol, inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, que acontece na Espanha. A região também se destaca pela produção agrícola, principalmente de cana-de-açúcar.

Itu Hoje, é difícil pensar em Itu sem lembrar que ela é a “cidade do exagero” (a lenda surgiu nos anos 60, quando o comediante Simplício dizia no programa A Praça da Alegria que tudo na sua cidade natal era grande demais). O caricato orelhão gigante ainda leva muita gente à Praça da Matriz, é verdade, mas muitos visitantes vêm a Itu em busca das bem-estruturadas hospedagens nos arredores.

Piracicaba A novidade é o Museu Prudente de Moraes – o casarão no Centro foi completamente restaurado e está reaberto à visitação. As margens do Rio Piracicaba, com bares e restaurantes, continuam sendo o lugar do agito, seja nos fins de tarde ou nos almoços de sábado e domingo. Durante a semana, os hotéis costumam encher com turistas de negócios e universitários (é recomendável fazer reserva).

Santana de Parnaíba É lembrada por ter uma das mais famosas festas de Corpus Christi do país. Para o evento religioso, celebrado com missas e procissões, os habitantes se unem para enfeitar as principais ruas da cidade com flores e serragem colorida. O ponto alto da festividade acontece no lardo da Igreja Matriz. O Centro Histórico, com preservados casarões dos séculos 17 a 19, também é um passeio agradável.

 

Ir Para Topo Da Página

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Roteiros de Turismo Rural em São Paulo

  1. emilio antonio urbano diz:

    o que posso observar é que quando procuramos um local ,como por exemplo bairro bela vista,que é um dos bairros mais antigos da cidade,a informação não aparece,seria bom e conveniente se a informação sobre todos os bairros estivessem no site e que fica um pouco a desejar pois os turistas que são fã do joão paulo,as vezes não encontram a antiga praça bela vista ,que hoje se denomina praa joão paulo e muitos turitas perguntam o que aconteceu com o palco,que na gestão anterior foi retirado e ninguem se prontificou para recolocar no lugar,como alguns turistas disseram:destruir é fácil manter é dificil…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.