Roteiros de Turismo Rural no Rio Grande do Sul

Roteiros de Turismo Rural no Rio Grande do Sul




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

Confira opções de Turismo Rural no Rio Grande do Sul, região Sul do Brasil

 

 

80. Caminhos Temperados – Charme e Cultura do Sul

 

81. Caminho Farroupilha – Tradição e Cultura Gaúcha

 

82. Economia da Experiência – Uva e Vinho

 

116. Cânion Fortaleza e produção orgânica de alimentos – RS e SC

 

117. Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho e café rural – RS e SC

 

119. Turismo em Bom Jardim da Serra

 

121. Cambará do Sul e suas atrações turísticas. Aparados da Serra

 

 

 

80. Caminhos Temperados – Charme e Cultura do Sul – RS

Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural, Ecoturismo, Rural.

 

gramado-rio-grande-do-sul  - Turismo Rural no Rio Grande do Sul

Gramado, Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul sempre surpreende os turistas. Seus sabores, sotaques, cenários e principalmente por seus fortes costumes regionais. No centro de tudo isto está Porto Alegre, uma síntese de tudo que há no Rio Grande do Sul.

A cidade é referência em hotelaria, gastronomia e em turismo de eventos e negócios. Um simples passeio de ônibus pode revelar muitos encantos da cidade, que reúne complexos arquitetônicos impressionantes, como o prédio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e os edifícios e museus do Centro. Também chamam a atenção os charmosos parques e praças e a orla do Lago Guaíba, que se pode conhecer em passeio de barco.

Bem próximo, na européia Serra Gaúcha, Gramado, Canela, Garibaldi e Bento Gonçalves sobressaem com a gastronomia, o ambiente acolhedor dos cafés e hotéis, as convidativas adegas de vinhos e espumantes, o chocolate, a contagiante alegria do folclore e a exuberante paisagem de vales e montanhas. É bastante comum ver casais completamente apaixonados por lá…
E para quem curte mais aventuras e frio intenso, a dica é uma visita a Cambará do Sul, com destaque para o famoso Cânion do Itaimbezinho, cenário de filmes e novelas. Simplesmente uma viagem romântica e de muita personalidade.

 

Destinos deste roteiro

Porto Alegre Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna.

Bento Gonçalves Ir a Bento Gonçalves é uma experiência fascinante.

Gramado / Canela Gramado é uma cidade cheia de charme e romantismo. Canela, igualmente charmosa e irresistível.

Viamão Viamão é muito conhecido por sua hidrografia. A cidade é banhada pelas águas do Lago Guaíba e da Lagoa dos Patos, além da Barragem do Saint Hilaire, o lugar de onde sai a água para o Arroio Dilúvio, em Porto Alegre.

Canela Canela está na lista dos destinos mais procurados do Rio Grande do Sul. Entre seus roteiros, está o Mundo a Vapor, com réplicas da época da Revolução Industrial que resgatam o melhor da história da nossa gente; o Alpen Park, o primeiro parque de trenós do Brasil; e o Parque do Caracol, com sua principal atração: a Cachoeira do Caracol.

Cambará do Sul O principal atrativo de Cambará do Sul é o Parque Nacional dos Aparados da Serra, que conserva amostras das formações vegetais existentes na Unidade, e protege os aspectos geológicos e geomorfológicos da área.

Caxias do Sul Caxias do Sul soma de folclore, infra-estrutura de ponta e dos atrativos turísticos inigualáveis. Na cidade é possível conhecer vinícolas, castelos, cachoeiras, rios e museus, além do tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos nas mais lindas paisagens do sul.

Garibaldi Garibaldi oferece aos visitantes o prazer de desfrutar a paixão pelas coisas da terra, como parte da rota Estrada do Sabor, um passeio entre vinhas e vales, passando por grutas e capitéis, degustando os produtos coloniais sem esquecer os bons vinhos da região.

Nova Petrópolis Nova Petrópolis se destaca por sua encantadora paisagem e arquitetura. Entre suas atrações turísticas estão o Parque Aldeia do Imigrante, que conta a trajetória dos imigrantes alemães; e o seu comércio de malhas.

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

81. Caminho Farroupilha – Tradição e Cultura Gaúcha – RS

Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural, Rural,Ecoturismo.

 

cultura-gaucha  - Turismo Rural no Rio Grande do Sul

O Caminho Farroupilha é um poço de tradição e conhecimento dos costumes do gaúcho. Percorrer todos os destinos vai te fazer entender os valores desse povo tão progressista. Mergulhe no rico patrimônio cultural em meio a cenários heróicos, que contrastam com os pampas e as águas doces da região. A Revolução Farroupilha e o General Bento Gonçalves são as grandes atrações históricas da região.

Em Camaquã não deixe de visitar a Fazenda do Sobrado; em Pelotas as terras do charque remetem a um dos grandes motivos da Revolução; Em Piratini, o museu histórico e um passeio pelas ruas aguardam o turista. Vale a pena conhecer, em Alegrete, a Casa do General Bento Manoel Ribeiro, personagem polêmico da Revolução. A Praia do Laranjal, em Pelotas, é boa opção de lazer, assim como um passeio de barco pelo Arroio São Lourenço, onde Garibaldi construiu seus “lanchões”, barcos que podiam movimentar-se na água e em terra, como os atuais veículos anfíbios.

Depois de tudo isso você vai entender um pouco mais da história desse estado tão peculiar do Brasil. Percorrer estes caminhos é reviver essa história…

 

Destinos deste roteiro

Porto Alegre Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna.

Guaíba Guaíba guarda recordações importantes da época da Revolução Farroupilha na Casa Gomes Jardim e no Cipreste Histórico, onde os líderes farrapos planejaram a tomada da Capital da Província.

Camaquã Um dos principais destinos de Camaquã é o seu Centro Histórico, formado pelos prédios da Assessoria da Câmara de Vereadores e a Câmara de Vereadores, junto com o Coliseu, a Praça Sylvio Luiz e a Igreja Matriz.

São Lourenço do Sul São Lourenço do Sul possui praias de água doce, enfeitadas por figueiras e coqueiros. O destaque fica com a praia de Barrinha.

Pelotas Pelotas possui diversos atrativos turísticos, entre eles o Cine-Theatro Guarani, palco de grandes acontecimentos artísticos e culturais, e o Mercado Público, um dos patrimônios culturais da cidade, construído em estilo neoclássico.

São José do Norte São José do Norte é caracterizado por sua arquitetura colonial portuguesa. Possui um centro histórico com traçado orgânico, formado por ruas e quarteirões irregulares, remanescentes da época colonial que guardam características da habitação urbana tradicional.

Rio Grande Entre as atrações em Rio Grande, destacam-se a Loja Maçônica União Constante, prédio em estilo Gótico que guarda relíquias como estátuas em mármore; Barco Cuter Minuano, que faz a travessia Rio Grande e São José do Norte e a Catedral de São Pedro, igreja mais antiga do Rio Grande do Sul.

Piratini Piratini possui como destaque entre seus atrativos turísticos o Museu Histórico Farroupilha, prédio, em estilo colonial português, com acervo constituído principalmente por objetos utilizados durante a Revolução.

Bagé Bagé é muito conhecida por investir no turismo rural da região. Um importante pólo que influência essa importância é a Associação Rural de Bagé, considerada como uma das entidades mais antigas a realizar Exposições Feiras no País.

Caçapava do Sul Caçapava do Sul abriga interessantes destinos turísticos, como a Pedra do Segredo, com formato que lembra uma dupla de gorilas gigantes; Caverna da Escuridão, onde uma lenda regional diz que possa estar escondido o tesouro dos jesuítas; e a Toca das Carretas, que servia de abrigo aos combatentes da Farroupilha.

São Gabriel São Gabriel é conhecido como a Terra dos Marechais por ser o berço de militares como o Marechal João Propício Menna Barreto e Marechal Fábio Patrício Azambuja. A cidade possui um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Estado e um museu da FEB, considerado o segundo maior em acervo da II Guerra Mundial da América Latina.

Rosário do Sul Rosário do Sul está no meio do percurso do Rio Ibirapuitã, que tem suas nascentes no Brasil e no Uruguai.

Santana do Livramento Santana do Livramento é uma cidade hospitaleira com várias opções de lazer. O principal atrativo da região é o Parque Internacional, marco divisório de fronteiras entra Brasil e Uruguai.

Alegrete A fama de Alegrete está em suas águas. Rios, afluentes, ilha e lagoas formam a região. A cidade é cortada pelo Rio Ibirapuitã, que à sua direita possui as terras mais próprias para agricultura e à esquerda, terras melhores para a pecuária.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

82. Economia da Experiência – Uva e Vinho – RS

Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural, Religioso, Experiência, Rural.

 

festa-da-uva-caxias-do-sul  - Turismo Rural no Rio Grande do Sul

Festa da Uva, Caxias do Sul

Quando se entra no interior do Estado do Rio Grande do Sul já é possível ter uma idéia do que vem pela frente. A imigração européia mantém suas raízes e costumes por ali… e não por acaso! O clima também é bem parecido com o europeu: frio e muito verde. Os imensos parreirais embelezam a paisagens e o paladar, com os vinhos produzidos na região. Nesse pedaço da Serra Gaúcha o turista vai passar por experiências memoráveis.

Bento Gonçalves é a capital brasileira da uva e do vinho. Caxias realiza a famosa Festa da Uva. Cotiporã, antiga Monte Vêneto, destaca-se pela fabricação de jóias. Garibaldi, a “terra do champanhe”, chega a ter uma Rota dos Espumantes. Nova Prata reúne imigrantes italianos, poloneses, alemães, árabes, portugueses e africanos. Protásio Alves, antiga Colônia do Chimarrão, abriga possivelmente o último armazém legítimo do tipo “secos & molhados” do país. Veranópolis orgulha-se de ser o “berço nacional da maçã e a “terra da longevidade”. Em Vila Flores, de colonização italiana, não falta alimento: aves, suínos, leite e hortifrutigranjeiros são abundantes na cidade.

Enfim, vá com disposição e saiba que seu paladar nunca mais será o mesmo!

 

Destinos deste roteiro

Porto Alegre Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna.

Nova Prata Nova Prata é pode ser comparada a Babel, porque reúne imigrantes italianos, poloneses, alemães, árabes, portugueses e africanos. Como não poderia deixar de ser, toda a cultura desses povos esta presente nas e nos costumes tradições locais.

Vila Flores Em Vila Flores, de colonização italiana, não falta alimento: aves, suínos, leite e hortifrutigranjeiros são abundantes na cidade.

Veranópolis Veranópolis é uma das cidades brasileiras com o melhor percentual de longevidade. O foco principal do turismo da região é a qualidade de suas vinícolas.

Cotiporã Cotiporã é famosa pela beleza das jóias fabricadas na cidade. Ganha também o título de pioneira nos esportes radicais, tendo como mais conhecido o rafting.

Garibaldi Garibaldi oferece aos visitantes o prazer de desfrutar a paixão pelas coisas da terra, como parte da rota Estrada do Sabor, um passeio entre vinhas e vales, passando por grutas e capitéis, degustando os produtos coloniais sem esquecer os bons vinhos da região.

Caxias do Sul Caxias do Sul soma de folclore, infra-estrutura de ponta e dos atrativos turísticos inigualáveis. Na cidade é possível conhecer vinícolas, castelos, cachoeiras, rios e museus, além do tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos nas mais lindas paisagens do sul.

Protásio Alves Protásio Alves possui diversos atrativos turísticos. Entre eles está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, visitada por aqueles que buscam um lugar tranquilo para balbuciar suas preces; e a Casa de Palha, ponto de referência para o artesanato do município.

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

116. Cânion Fortaleza e produção orgânica de alimentos – RS e SC

Estado(s): Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temas: Ecoturismo, Comunitário e Rural.

 

canyon-fortaleza_aparados-da-serra  - Turismo Rural no Rio Grande do Sul

Assim como o Cânion (ou Caynon) do Itaimbezinho, o Fortaleza é um dos mais famosos da região, e muito se deve a trilha relativamente fácil no alto da formação. O passeio se destaca pelo Fortaleza ser o maior cânion da região e por suas visões deslumbrantes.

 

O acesso ao começo da trilha, via Cambará, leva cerca de 1 hora, e apesar de ter sido parcialmente asfaltado, ainda é bem pedregoso. É possível fazê-lo em qualquer tipo de veículo, mas não é aconselhável, visto que judia bastante do carro. A recomendação é que para esta trilha, o turista contrate uma agência da região e solicite para ir com o veículo da mesma.

 

Passando a entrada do parque nacional (ainda de carro) anda-se mais um pouco até chegar ao local de estacionamento. Onde (infelizmente) já encontramos algumas raposas que vêm até os carros à espera de comida, que normalmente é dada pelos turistas.

 

Dali são cerca de 1,5 km (1h30min) até o topo, nesta caminhada observa-se 95% do cânion e em dias claros é possível ver parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. As vistas são realmente deslumbrantes, algo que no Brasil, só pode ser visto naquela região.

 

Veja matéria completa sobre nosso passeio no Cânion Fortaleza em: Cânion Fortaleza e produção orgânica de alimentos

 

Ir Para Topo Da Página

 

117. Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho e café rural – RS e SC

Estado(s): Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temas: Ecoturismo e Rural.

trilha-do-rio-do-boi - canyon-itaimbezinho  - Turismo Rural no Rio Grande do Sul

A trilha inicia-se a cerca de 12 km do centro de Praia Grande e só pode ser feita com guia credenciado e mediante cadastro na entrada da trilha. É uma das trilhas mais bonitas da região, mas, é também, umas das mais cansativas, com 15 km (ida e volta) e leva de 6 a 8 horas para ser completada.

 

As agências da região, além de fornecerem os guias credenciados, fornecem também as caneleiras usadas para a proteção contra picadas de cobras e esbarrões nas pedras que compõem o caminho.

 

Nos primeiros 400 metros a trilha é feita em mata fechada, mas bem tranquila, porém, a partir daí, nos próximos 10 km, a trilha é realizada pelo leito do Rio do Boi, uma caminhada feita por cima das muitas pedras do leito do rio e que dificultam, e muito, a jornada. Sem falarmos das várias travessias realizadas pelo rio, em que os turistas têm que atravessar de mãos dadas formando uma corrente para assim conseguir se equilibrar e vencer a força do rio.

 

Veja matéria completa sobre nossa trilha em: Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho e café rural

 

Ir Para Topo Da Página

 

119. Turismo em Bom Jardim da Serra – RS

Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Rural e Ecoturismo.

bom-jardim-da-serra  - Turismo Rural no Rio Grande do Sul

A cidade é Bom Jardim da Serra, que apesar da distância de 130 km de Cambará do Sul e de estar em outro estado, tem seu território cortado por Aparados da Serra, mesma formação rochosa de Cambará.

 

Bom Jardim é uma pequena cidade no alto das Serras Gaúchas, vizinha das famosas Urubici e São Joaquim, e é considerada a “capital das águas”, pois existem no município 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro da cidade.

 

Além das cachoeiras, Bom Jardim é também um dos acessos para os cânions das Laranjeiras, do Funil e da Ronda. E é um dos municípios catarinenses em que as tradições gaúchas, por incrível que pareça e mesmo sendo de outro Estado, são preservadas com mais afinco até hoje.

 

Veja matéria completa sobre a região em: Turismo em Bom Jardim da Serra, RS

 

Ir Para Topo Da Página

 

121. Cambará do Sul e suas atrações turísticas. Aparados da Serra – RS

Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural e Rural.

quintais-de-cambara_cambara-do-sul - Turismo Rural no Rio Grande do Sul

Para os turistas que queiram visitar os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho por cima, a melhor opção é hospedar-se em Cambará do Sul. A cidade que além de estar muito próxima a estes atrativos naturais, também atrai muitos turistas por suas baixas temperaturas no inverno, que podem passar dos -5° em algumas ocasiões.

 

Além das atrações citadas, a cidade ainda é famosa por ter um dos melhores mel do Brasil, além das medicinais árvores de Cambará e de sua árvore lunar. Além de várias opções de ecoturismo, como visita e rapel em cachoeiras, passeios de bicicleta e cavalo pela região e passeio de bote no rio Camisas.

Veja matéria completa sobre a cidade em: Cambará do Sul e suas atrações turísticas. Aparados da Serra, RS

 

Ir Para Topo Da Página

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.