Roteiros de Turismo Sustentável no Ceará

Roteiros de Turismo Sustentável no Ceará




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

10. Roteiro Integrado Delta/Lençóis/Jeri – MA/PI/CE

 

26. Costa Sol Poente

 

27. Chapada do Araripe – Terra dos Kariris

 

71. Rota das Falésias, Cenário de Cores

 

88. Costa Sol Nascente

 

94. Rede Tucum – Turismo Comunitário

 

 

10. Roteiro Integrado Delta/Lençóis/Jeri – MA/PI/CE

Estado(s): Ceará, Maranhão, Piauí. Temas: Comunitário, Ecoturismo, Experiência.

jeriquaquara_ceara - turismo sustentável no Ceará

Jericoacoara – Ceará

Cenários fabulosos o esperam nesse espetacular roteiro. Faltam adjetivos para descrever as belezas e a singularidade da região. Além das belezas naturais, o ecoturismo e o turismo de aventura são bastante procurados e servem também como chamariz para esta região abençoada pela natureza.

Lá se tem acesso a três das mais importantes e encantadoras áreas de proteção ambiental do Brasil. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com suas lagoas de águas cristalinas em meio a dunas de areia branca, é um dos paraísos. O Delta do Parnaíba, um dos únicos do mundo em mar aberto e o maior das Américas, com sua paisagem única, de dunas, mangues e ilhas fluviais. E Jericoacoara, vilarejo localizado dentro de um parque nacional, que possui um conjunto de belezas variadas, de cenários diferentes, reunidos num único local, onde o intenso contato com a natureza e seus moradores são os destaques.

Inúmeros lugares praticamente inexplorados pelo homem, entre dunas, lagoas, mangues, muito sol e água quente do mar revelam um Nordeste diferente e inesquecível. Apaixone-se!

 

Destinos deste roteiro

São Luís No caldeirão de São Luís tem de tudo. Capital fundada por franceses desfila também contribuições holandesas, portuguesas, africanas e indígenas.

Barreirinhas Barreirinhas é o caminho pra quem quer encontrar um dos maiores tesouros naturais do mundo, o Parque dos Lençóis Maranhenses.

Teresina A opala, pedra preciosa encontrada em poucos lugares além do Piauí é só uma das belezas dessa capital.

Parnaíba Se ao Piauí só coube um pouquinho do litoral nordestino (aproximadamente 66 km), restou-lhe também um dos seus mais belos trechos, o famoso Delta do Parnaíba.

Fortaleza As velas do Mucuripe se inflam com a brisa do Oceano. São os jangadeiros saindo pra pescar.

Jijoca de Jericoacoara Qualquer um vira um grande fotógrafo em um cenário de sonho como Jericoacoara. As esculturas naturais das falésias são obras do vento sempre presente, que desenha as dunas de até trinta metros de altura.

Araioses Araioses (MA) é uma das portas de entrada para o Delta do Rio Parnaíba, raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, em que os dedos representam as barras de Tutoia, Caju, Igaraçu, Canárias e Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico.

Chaval Chaval (CE) faz divisa com o Piauí, separada apenas pelo Rio Ubatuba. A cidade possui clima tropical quente semi-árido brando com chuvas de janeiro a maio, o que ameniza um pouco mais a temperatura sempre muito elevada da região.

Barroquinha Praia, dunas, coqueirais, nascentes e manguezais alguns intocados formam as belas paisagens que o turista encontra em Barroquinha (CE), um reduto de belezas naturais preservadas. A pesca artesanal é a principal atividade econômica, influenciando na culinária local. Os principais pratos são o caranguejo e peixe camurupim, iguaria abundante na região.

Santo Amaro do Maranhão Sempre em veiculo 4×4, saída para Santo Amaro, curtindo as trilhas. Santo Amaro é uma comunidade rústica, que guarda a Lagoa da Gaivota, além dos rios Alegre e Espigão, com passeio nas dunas brancas.

Luis Correia A Praia de Atalaia é a mais agitada, com uma estrutura de 70 bares e restaurantes, onde não falta cerveja gelada e peixe frito. No carnaval, se destaca pelo grande número de trios elétricos. A Praia do Coqueiro ostenta dunas de areias claríssimas e inúmeros coqueiros, com um mar manso e límpido.

Ilha Grande As belezas naturais da região formam paisagens que misturam praias, dunas e manguezais. Seus principais atrativos são a Pedra do Sal, o Mirante, com sua bela estátua de nossa Senhora dos Pobres, o artesanato local e a culinária, que é um espetáculo à parte.

Cajueiro da Praia O Projeto do Peixe Boi Marinho está aqui, em dos poucos locais do litoral brasileiro onde ainda se pode avistar este simpático mamífero aquático. Em cajueiro da Praia também se pode observar cavalos marinhos e o belo pôr-do-sol em Barra Grande.

Tutóia Conheça as Comunidades de Santo Antônio, Tutóia Velha e Lagoinha, além de passear pelo centro e o porto de Tutóia. Passeio Motorizado pelas praias de Tutóia com visita a comunidades de pescadores, muitas dunas de areia branca para encantar os olhos.

Paulino Neves Seguindo as trilhas dos “Pequenos Lençóis Maranhenses”, passar por comunidades tradicionais espalhadas pelo local. Alguns pontos de beleza notável são o Morro da Mendanha, a Praia do Amor, Campos de Rio Novo e a Foz do Rio Novo.

Camocim Chegar a Camocim por Jericoacoara de carro 4×4 pela praia já é um passeio indescritível. Em frente à Camocim está a Ilha do Amor, com banhos de mar, caminhadas e esqui nas dunas. E que tal saborear deliciosos caranguejos nas barracas da praia?

Cruz Município vizinho a Jijoca de Jericoacoara, também faz parte do Parque Nacional. Famoso pelas ótimas condições para o Wind Surf, por suas belas lagoas e a Praia do Preá

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

26. Costa Sol Poente – CE

Estado(s): Ceará. Temas: Ecoturismo, Experiência.

fortaleza_ceara - turismo sustentável no Ceará

Fortaleza – Ceará

O pôr-do-sol marca um compromisso obrigatório para quem está no roteiro da Costa do Sol Poente: subir a duna e apreciar o espetáculo da natureza enquanto o astro rei desce lentamente atrás das águas do Oceano. O ponto deste encontro fica em Jericoacoara, carro-chefe do litoral Oeste do Ceará, que reúne ainda muitos quilômetros de praias nos municípios de Cacucaia, São Gonçalo, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Cruz e Camocim. Para quem quiser mais do que praia e brisa fresca, a região é pólo de esportes náuticos, como surf, windsurf e kitesurf.

Este roteiro inesquecível tem como ponto de partida a sorridente Fortaleza, capital cearense. Depois de uma parada em Trairi segue-se para Jeri, famosa internacionalmente e procurada por viajantes do mundo inteiro, todos buscando os encantos do sol e as maravilhas que também se encontram fora da faixa de areia.

 

Destinos deste roteiro

Fortaleza As velas do Mucuripe se inflam com a brisa do Oceano. São os jangadeiros saindo pra pescar.

Caucaia Jóias como as praias do Icaraí e Cumbuco e a Barra do Cauipe, grande foco para a pratica de esportes como o Surf e Kitesurf. Na Lagoa do Banana ou no Lagamar do Cauipe os esportes náuticos também imperam.

São Gonçalo Os extensos coqueirais, as jangadas atracadas à beira-mar, as bicas de água doce que afloram dos rochedos e as areias brancas compõem o cenário de sonho em praias como Pedem e Taipa. Que tal um divertido passeio de pau-de-arara ou quadriciclo rumo à Lagoa das Almécegas?

Trairi Lar dos famosos festivais de Algas e do Côco, além de um belíssimo visual de dunas móveis de enorme extensão. A praia de Mundaú, protegida pela ponta do Mundaú oferece passeio de Catamarã pelo rio alem de um bom banho de mar.

Cruz Município vizinho a Jijoca de Jericoacoara, também faz parte do Parque Nacional. Famoso pelas ótimas condições para o Wind Surf, por suas belas lagoas e a Praia do Preá.

Jijoca de Jericoacoara Qualquer um vira um grande fotógrafo em um cenário de sonho como Jericoacoara. As esculturas naturais das falésias são obras do vento sempre presente, que desenha as dunas de até trinta metros de altura.

Camocim Chegar a Camocim por Jericoacoara de carro 4×4 pela praia já é um passeio indescritível. Em frente à Camocim está a Ilha do Amor, com banhos de mar, caminhadas e esqui nas dunas. E que tal saborear deliciosos caranguejos nas barracas da praia?

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

 

27. Chapada do Araripe – Terra dos Kariris – CE

Estado(s): Ceará. Temas: Cultural, Ecoturismo, Religioso.

chapada_do_araripe_ceara - turismo sustentável no Ceará

Chapada do Araripe – Ceará

O roteiro preparado para o viajante desvendar a Chapada do Araripe reúne, na verdade, quatro vertentes. Quem busca conhecer a religiosidade da terra do Padre Cícero Romão Batista, o “Padim Ciço”, maior líder espiritual do povo do sertão, pode seguir pelos “Caminhos dos Romeiros”. Quem quer conhecer a riqueza do patrimônio cultural e histórico do sertão, segue pelo “Cariri Histórico-Cultural”.

Para quem preferir um roteiro científico e pedagógico, repleto de arqueologia, geologia e paleontologia, percorre os caminhos da expedição “Desvendando a Pré-História” e encontra registros de até 110 milhões de anos, no GeoPark Araripe. Os aficionados pela natureza, aventura e ecologia, podem seguir os passos dos “Cantos e Encantos da Chapada do Araripe”.
Se tiver tempo, o bom mesmo é conhecer tudo!

 

Destinos deste roteiro

Fortaleza As velas do Mucuripe se inflam com a brisa do Oceano. São os jangadeiros saindo pra pescar.

Assaré Aqui está memorial do grande poeta Patativa do Assaré. A transição entre a Chapada do Araripe e o Sertão gera trilhas de beleza incomum, para todos os fôlegos Conheça o Aqua Park do açude e viaje no tempo em fazendas históricas.

Santana do Cariri Venha conhecer este pitoresco município de ruas estreitas cobertas de paralelepípedos. Destaca-se por ser o berço de um dos maiores depósitos de fósseis do período Cretáceo no mundo. Um passeio ecológico com visão de história e ciência.

Nova Olinda No sertão do Cariri é possível ver o verdadeiro parque dos dinossauros, nesta que é a maior reserva mundial de fósseis do cretáceo, quando essas criaturas incríveis passeavam pela Terra.

Crato Berço da cultura do Cariri, que se reinventa do popular ao contemporâneo. Cravada na Chapada do Araripe, um paraíso natural com generosas fontes de água cristalina.

Juazeiro do Norte Centro do turismo religioso, berço de Padre Cícero, de cuja estátua é possível avistar a região. Rico artesanato e festas populares remetem sempre à devoção.

Barbalha Devoção e riqueza cultural, representados principalmente pela Festa do Pau da Bandeira de Santo Antonio. Município que preserva importante patrimônio arquitetônico, com engenhos de cana em funcionamento. Conheça a fabricação da cachaça e da rapadura.

Missão Velha Guarda registros históricos importantes, como a primeira igreja erguida no Cariri pelos padres capuccinos. Confira o artesanato de barro e couro. Oferece a mais bela cachoeira da região com cânions belíssimos e os curiosos troncos fossilizados.

Brejo Santo Trilhas ecológicas no sertão aliado às delícias do turismo rural. Venha deliciar-se com o ritmo das velhas fazendas.

 

Ir Para Topo Da Página

 

71. Rota das Falésias, Cenário de Cores – CE

Estado(s): Ceará.Temas: Cultural, Ecoturismo.

canoa_quebrada_ceara - turismo sustentável no Ceará

Canoa Quebrada – Ceará

As praias estonteantes de dunas brancas e falésias de tantas tonalidades são o cenário da famosa Canoa Quebrada, que atrai turistas do mundo inteiro. Mas o roteiro não se resume apenas a isso: o litoral Leste do Ceará traz maravilha atrás de maravilha. São atrações históricas e naturais para encantar o viajante. O centro histórico de Aquiraz, o centro de artesanato de Cascavel e os passeios de jangada e bugue de Beberibe são alguns dos atrativos deste roteiro inesquecível.

A Rota das Falésias também reserva lugares ainda menos famosos, como Icapuí – a “terra da lagosta”-, a praia de Águas Belas em Cascavel, as praias de Morro Branco e das Fontes, em Beberibe e o Rio Mal Cozinhado. Em Aquiraz está o maior parque aquático da América Latina. Venha com a sua animação encontrar a hospitalidade cearense em sua melhor forma.

 

Destinos deste roteiro

Fortaleza As velas do Mucuripe se inflam com a brisa do Oceano. São os jangadeiros saindo pra pescar.

Aquiraz Município com rico patrimônio histórico e arquitetônico também possui 36 km de praias e o maior parque de águas da América Latina – Beach Park/Aqua Park.

Cascavel Praias aconchegantes, culinária excelente e artesanato variado, principalmente de cipó e cerâmica. Grande variedade de peixes, lagostas, camarões.

Beberibe Dunas, lagoas doces, areias coloridas, sol e praias exóticas. O mar contrasta com as bicas de água potável que brotam das falésias à beira-mar. O Monumento Natural das Falésias em Morro Branco é imperdível.

Aracati Patrimônio Arquitetônico com casario do século XVIII e residências com frontarias azulejadas. Canoa Quebrada, conhecida internacionalmente, é aqui. Com uma das noites mais animadas no Estado. A região também é centro de esportes de aventura.

Icapuí Além das praias Ponta Grossa, Redonda e Tremembé, o município é conhecido pela pesca da lagosta, especialidade da culinária local. Aqui as dunas são coloridas. As praias são calmas, ideais para banho e algumas quase desertas. Visite as salinas naturais.

 

Ir Para Topo Da Página

 

88. Costa Sol Nascente – CE

Estado(s): Ceará.Temas: Ecoturismo, Experiência.

fotim_ceara - turismo sustentável no Ceará

Fortim – Ceará

Na capital Fortaleza, de influência européia e indígena, a vida é uma festa na orla magnífica. De dia, as águas verdes e mornas das belas praias, as feiras de artesanato que estendem pelo passeio, o povo sorridente e acolhedor. De noite, vários agitos nos bares e restaurantes, especialmente no Centro Cultural Dragão do Mar, onde casas de espetáculos e boates esperam o viajante de todos os gostos e idades.

Deixando Fortaleza rumo ao litoral Leste, a Costa Sol Nascente reserva ao turista a emblemática Canoa Quebrada. Mas esta famosa praia é uma entre tantas outras pérolas que cada vez mais ficam conhecidas por visitantes de todo o mundo. Majorlândia, Lagoa do Mato, Quixaba, Morro Branco, Redonda e Ponta Grossa são os nomes destes recantos. A história também está presente, nos testemunhos que o ciclo do açúcar deixou na região. Ainda hoje é possível visitar engenhos em funcionamento, que produzem de forma artesanal a autêntica cachaça, a rapadura e outros derivados. Venha ver e degustar.

 

Destinos deste roteiro

Fortaleza As velas do Mucuripe se inflam com a brisa do Oceano. São os jangadeiros saindo pra pescar.

Aquiraz Município com rico patrimônio histórico e arquitetônico também possui 36 km de praias e o maior parque de águas da América Latina – o Beach Park/Aqua Park.

Pindoretama Delícias no Engenho Terra Sã, tomar um Café Regional com passeios de charrete ou cavalo visitando plantações de cana-de-açúcar e caju.

Cascavel Praias aconchegantes, culinária excelente e artesanato variado, principalmente de cipó e cerâmica. Grande variedade de peixes, lagostas, camarões.

Beberibe Dunas, lagoas doces, areias coloridas, sol e praias exóticas. O mar contrasta com as bicas de água potável que brotam das falésias à beira-mar. O Monumento Natural das Falésias em Morro Branco é imperdível.

Fortim Oferece famosos passeios, seja de bugue pela orla, de jangada, ou de barco pelo Rio Jaguaribe. Conheça as ilhas fluviais em Fortim, ou simplesmente caminhe à beira-mar, curtindo a brisa.

Aracati / Canoa Quebrada A fama de Aracati corre o mundo, com sua praia conhecida internacionalmente, Canoa Quebrada.

Icapui Além das praias Ponta Grossa, Redonda e Tremembé, o município é conhecido pela pesca da lagosta, especialidade da culinária local. Aqui as dunas são coloridas. As praias são calmas, ideais para banho e algumas quase desertas. Visite as salinas naturais.

 

Ir Para Topo Da Página

 

94. Rede Tucum – Turismo Comunitário – CE

Estado(s): Ceará.Temas: Turismo Comunitário.

prainha-do-canto-verde-ceara-turismo-comunitario-rede-tucum - turismo sustentável no Ceará

Prainha do Canto Verde – Ceará

A Rede Tucum é um projeto pioneiro de turismo comunitário no Ceará voltado para a construção de uma relação entre sociedade, cultura e natureza que busque a sustentabilidade sócio-ambiental.

Para o mercado nacional e internacional, oferece um produto turístico genuíno e de qualidade, projetado para a interação entre povos e culturas, atento a proteger e valorizar culturas e territórios, economicamente integrado às atividades tradicionais e com a finalidade de produzir recorrentes benefícios à toda a comunidade.

A Tucum é formada por comunidades localizadas na zona costeira cearense e está sendo construída a muitas mãos. Atualmente, conta com a participação de dez comunidades costeiras, entre indígenas, pescadores e moradores de assentamentos rurais, dois pontos de hospedagem solidária em Fortaleza, além de duas ong’s que fazem o apoio institucional à rede – Instituto Terramar (Brasil) e Associação Tremembé (Itália).

A Rede busca o fortalecimento da proposta de turismo comunitário, oferecendo belas paisagens aliadas ao compromisso social. Juntas, cada comunidade se fortalece, fomentando a troca de experiências e a cooperação, tendo em vista o compartilhamento de saberes e a construção de estratégias coletivas de superação dos desafios a serem enfrentados.

Veja mais em www.tucum.org.

 

Ir Para Topo Da Página

 

Fonte: www.turismobrasil.gov.br

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



2 Respostas para Roteiros de Turismo Sustentável no Ceará

  1. simone diz:

    Gostaria de uma sugestão e orçamento de 07 dias a partir de 12 de setembro. Primeira viagem Eco

    • Simone como vai? Não vendemos nenhum roteiro, apenas divulgamos algumas opções de turismo sustentável no Brasil.

      para mais detalhes e orçamentos é necessário entrar em contato diretamente com as empresas.

      Thiago Cagna
      Portal EcoHospedagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.