Roteiros de Turismo Sustentável no Rio de Janeiro

Roteiros de Turismo Sustentável no Rio de Janeiro




Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

2. Integrado Caminho Velho da Estrada Real – MG/RJ

 

5. Floresta e Mar

 

6. Serra e Mar

 

63. Economia da Experiência – Petrópolis: O Império

 

 

2. Integrado Caminho Velho da Estrada Real – MG/RJ

Estado(s): Minas Gerais, Rio de Janeiro. Temas: Cultural, Ecoturismo.

rio_de_janeiro - Turismo Sustentável no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Esse é o Roteiro que faz todo o caminho que as mercadorias e riquezas faziam no século XVII. É a famosa e charmosa Estrada Real, que vai de Ouro Preto – MG – a Paraty, no Rio de Janeiro. Com o intenso movimento, caminhos como esse se tornaram importantes para o desenvolvimento da Região Sudeste. Ao longo de suas margens nasceram vilas, arraiais e povoados que o turista não pode deixar de conhecer.

Ao percorrer essa inestimável rota, o turista visita minas de ouro, como a da Passagem, em Mariana, a maior do mundo aberta ao público, ou ainda apreciar as monumentais obras de Aleijadinho, em Congonhas. Outras belezas, como o Parque das Águas, em Caxambu, esperam pelos visitantes. Uma estrada por onde passavam, além de ouro e diamante, reis, rainhas, príncipes, princesas e toda a monarquia, com seus súditos, só poderia mesmo guardar encantos e muita beleza.

 

Destinos desse roteiro

Belo Horizonte Essa é BH, cidade de avenidas largas e arborizadas que encanta os visitantes por sua arquitetura ousada e vida cultural latente.

Ouro Preto Já em 1980 a cidade de Ouro Preto era declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.

Tiradentes Essa pequena cidade traz aos turistas grandes atrações. Com apenas 6.5 mil habitantes, Tiradentes é uma importante cidade histórica que preserva bastante o seu patrimônio arquitetônico.

Rio de Janeiro Difícil escrever sobre o Rio de Janeiro sem ser redundante. O Rio de Janeiro continua lindo, como já disse Gilberto Gil. E tem tudo para ficar ainda mais lindo.

Paraty Cheia de atrações, Paraty é um dos destinos mais visitados do estado do Rio de Janeiro.

Mariana A cidade nasceu às margens do Ribeirão do Carmo, no final do século XVII e hoje é um Monumento Nacional. Seus principais atrativos são a Basílica da Sé e Mina da Passagem.

Congonhas Congonhas abriga a obra Profetas de Aleijadinho. Esculpidas em pedra sabão pelo mestre Aleijadinho entre 1795 e 1805, os doze profetas são obras monumentais, verdadeiro cartão-postal da região. Declarados pela UNESCO, em 1985, Patrimônio Cultural da Humanidade, as esculturas são consideradas o maior conjunto estatuário barroco do mundo e a grande obra-prima da arte colonial brasileira.

São João Del-Rey Aqui ainda se mantém a bela e curiosa tradição colonial, a linguagem dos sinos. Conhecer a Igreja de São Francisco de Assis e fazer o passeio de trem, além de conhecer os ateliês dos santeiros, carpinteiros e sineiros são opções imperdíveis no turismo da cidade.

Caxambu Caxambu (MG) localiza-se na região da Serra da Mantiqueira. A cidade concentra um dos maiores complexos hidrominerais do mundo, nomeado Parque das Águas, com 12 fontes de água mineral.

Itamonte Itamonte (MG) abriga corredeiras e cachoeiras cinematográficas, localizada bem próxima as Agulhas Negras no Parque Nacional do Itatiaia. A cidade é muito procurada para a prática do ecoturismo e esportes de aventura.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

5. Floresta e Mar – RJ

Estado(s): Rio de Janeiro. Temas: Cultural, Ecoturismo, Rural.

paraty_rio_de_janeiro  - Turismo Sustentável no Rio de Janeiro

Paraty – Rio de Janeiro

Um passeio que combina a beleza do litoral e das matas com o rico patrimônio histórico do Estado. Ao sul, o estado possui dezenas de ilhas paradisíacas, praias, enseadas e montanhas. Em Paraty, Patrimônio Nacional, a principal atração é o encantador centro histórico e as muitas ilhas espalhadas pelo recortado litoral. Na Baía de Angra dos Reis estão resorts de elevado padrão e a famosa Ilha Grande, excelente para esportes náuticos.

No leste do estado a beleza é diferente, mas igualmente linda: vegetação exuberante, cachoeiras e recantos paradisíacos e um imponente conjunto de formações rochosas. O Pico das Agulhas Negras, com mais de dois mil metros de altitude, sobressai nesse cenário. Situado no Parque Nacional de Itatiaia, o pico integra circuito muito procurado por montanhistas e adeptos do turismo ecológico.

Para completar, um pouco de história: as fazendas de Barra do Piraí, por exemplo, onde se conservam móveis e documentos antigos, são legados dos barões do café do século XIX.

 

Destinos deste roteiro

Rio de Janeiro Difícil escrever sobre o Rio de Janeiro sem ser redundante. O Rio de Janeiro continua lindo, como já disse Gilberto Gil. E tem tudo para ficar ainda mais lindo.

Angra dos Reis Com suas 365 ilhas, Angra dos Reis tem um litoral privilegiadíssimo. A beleza do mar e o charme da cidade a fazem um destino muito procurado por todo o ano.

Paraty Cheia de atrações, Paraty é um dos destinos mais visitados do estado do Rio de Janeiro.

Itatiaia O Pico das Agulhas Negras, com 2.787 metros de altitude, sobressai nesse cenário. Situado no Parque Nacional de Itatiaia, integra circuito muito procurado por montanhistas e adeptos do turismo ecológico.

Resende Resende é uma das mais belas cidades turísticas da Região das Agulhas Negras, no sul do Estado do Rio. Portanto, se você procura paz, tranqüilidade, belos cenários com natureza exuberante e preservada com suas matas, rios, cachoeiras, ar puro, o canto dos pássaros e diversidade de fauna e flora, você encontrou o seu lugar.

Valença Valença é muito famosa por abrigar o Balneário Ronco D’Água e as fazendas históricas de Rio das Flores.

Rio das Flores A paisagem que circunda o atrativo é representada pelo recorte de morros com cumes arredondados, recobertos com vegetação típica de pastos, onde se destacam trechos de plantio, de mata fechada e de capoeiras.

Vassouras Oferece a seus visitantes uma gama de atrativos naturais entre cachoeiras, rios e açude, além do Morro da Vaca, mirante onde se avista toda a cidade e arredores. As fazendas e museus são, também, passeios imperdíveis.

Barra do Piraí Local onde está o Santuário da Concórdia, local de proteção da fauna e flora silvestres, além da Cachoeira de Ipiabas e fazendas históricas, como a Ponte Alta, a São João da Prosperidade, a Taquara e a Arvoredo

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

6. Serra e Mar – RJ

Estado(s): Rio de Janeiro. Temas: Ecoturismo, Cultural.

cabo_frio_rio_de_janeiro - Turismo Sustentável no Rio de Janeiro

Cabo Frio – Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro é muito mais do que sua capital e suas espetaculares atrações. É o espaço de muitos encantos, como as regiões da Serra Verde Imperial e da Costa do Sol.

A Serra Fluminense – Petrópolis, Itaipava, Nova Friburgo e Teresópolis -, reúne a beleza da vegetação e o charme e requinte de sua gastronomia, seus atrativos culturais e históricos e a imensa variedade do comércio local. Subir a serra é prazeroso em qualquer época do ano. A região tem excelente estrutura voltada ao turismo e o clima convida às delícias da boa mesa. Os festivais de inverno são sempre um grande acontecimento. Do montanhismo ao turismo ecológico, a natureza também seduz com límpidas cachoeiras, trilhas e mata exuberante.

Já a Costa do Sol e suas badaladas cidades de Armação dos Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo abrigam centenas de praias e lagoas belíssimas. É roteiro perfeito para quem gosta de sol, mar, vento, esportes aquáticos, gente bonita e boa comida. Tudo isso está disponível numa das mais belas regiões da costa brasileira.

 

Destinos deste roteiro

Rio de Janeiro Difícil escrever sobre o Rio de Janeiro sem ser redundante. O Rio de Janeiro continua lindo, como já disse Gilberto Gil. E tem tudo para ficar ainda mais lindo.

Petrópolis Conhecida por abrigar a residência da família real brasileira, Petrópolis é um museu ao ar livre dos mais bem conservados do mundo.

Teresópolis Teresópolis conjuga a beleza de sua vegetação e de suas escarpas com o charme de sua gastronomia requintada, seus atrativos histórico-culturais e as oportunidades de compras.

Nova Friburgo Nova Friburgo é repleta de pontos turísticos, com parada praticamente obrigatória no Parque Estadual dos Três Picos, no Encontro dos Rios, na Estrada Terê-Fri, no Jardim do Nego e no Orquidário Aranda.

Búzios Búzios é ponto turístico mundialmente conhecido. Suas praias paradisíacas encantam a todos que visitam a cidade, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Tucuns, Brava e Olho-de-Boi.

Cabo Frio Entre os atrativos de Cabo Frio, está o Canal de Itajurú, Rua do Canal, Praia do Forte, Forte São Mateus, Convento de Nossa Senhora dos Anjos, Praias da Conchas e do Peró.

Arraial do Cabo Arraial do Cabo abriga centenas de praias e lagoas belíssimas. É roteiro perfeito para quem gosta de sol, mar, vento, esportes aquáticos, gente bonita e boa comida.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

63. Economia da Experiência – Petrópolis: O Império – RJ

Estado(s): Rio de Janeiro. Temas: Cultural.

catedral_petropolis_rio_de_janeiro - Turismo Sustentável no Rio de Janeiro

Catedral de Petrópolis – Rio de Janeiro

Este roteiro é uma apresentação da monarquia brasileira. Lá está boa parte da história do Brasil, apresentada em museus, palácio e casarões de grandes personagens do país.

Petrópolis – a Cidade Imperial – foi escolhida para abrigar a casa de verão de D. Pedro II. Hoje, os visitantes podem apreciar o rico conjunto arquitetônico do século XIX, que emoldura as avenidas arborizadas e floridas do centro histórico. Seus principais atrativos são o testemunho dos períodos do Segundo Reinado e da República: Museu Imperial, Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, Museu Casa de Santos Dumont, Casa da Ipiranga e Palácio Rio Negro, entre outros.

A cultura da cidade recebeu influência também de imigrantes alemães, italianos, portugueses, franceses e árabes. Itaipava e arredores também são uma boa pedida, com muitos restaurantes, hotéis, shoppings e muitas opções para o ecoturismo.

 

Destinos deste roteiro

Rio de Janeiro Difícil escrever sobre o Rio de Janeiro sem ser redundante. O Rio de Janeiro continua lindo, como já disse Gilberto Gil. E tem tudo para ficar ainda mais lindo.

Petrópolis Conhecida por abrigar a residência da família real brasileira, Petrópolis é um museu ao ar livre dos mais bem conservados do mundo.

Itaipava Itaipava possui diversos ateliês de artistas, feira de artesanato, Hortomercado Municipal, Cerâmica Luiz Salvador, Vale dos Gourmets, Sitio do Moinho (horta orgânica e produção de pães e loja de produtos orgânicos).

 

Ir Para Topo Da Página

 

 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Confira opções de empreendimentos e as ações sustentáveis desenvolvidas por eles utilizando os links abaixo.

hotéis sustentáveis restaurantes sustentáveis
Meios de Hospedagem Restaurantes

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.