Temas Variados » Roteiros turísticos em Belo Horizonte. Circuito Cultural Praça da Liberdade e Mercado Central

Roteiros turísticos em Belo Horizonte. Circuito Cultural Praça da Liberdade e Mercado Central



 


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Mapa de Minas Gerais - Roteiros turísticos em Belo Horizonte

 

 

Circuito Cultural Praça da Liberdade e Mercado Central – Turismo Cultural

Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior conjunto integrado de cultura do Brasil. Os espaços oferecem aos visitantes a possibilidade de vivenciar um universo de conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo de sua história. As sugestões do roteiro são verdadeiros locais de disseminação de conhecimento, descoberta de novos saberes e de reflexão. No circuito, ao todo, são onze espaços e museus em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro de Arte Popular Cemig, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro, Palácio da Liberdade,Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa, Cefar Liberdade e as atividades do Inhotim Escola, que ocorrem paralelas às obras de sua sede, além desses outros três espaços já estão em processo de implantação: A Casa Fiat de Cultura, CENA e o espaço Oi Futuro.

Outro ponto inesquecível e cheio de tradição é o Mercado Central, localizado em uma área privilegiada na região central da cidade é onde se encontram os sabores, cheiros, rimas e causos além da diversidade de ingredientes e de objetos vindos de todos os cantos de Minas. Ali, pessoas de todas as idades e classes sociais vão fazer suas compras ou tomar uma cervejinha enquanto provam os sabores da culinária local.
Uma verdadeira síntese de Minas no centro de Belo Horizonte.

 

Destinos

 

Mercado central - Roteiros turísticos em Belo Horizonte

Mercado Central

Sabe aqueles lugares incríveis que você conhece e não se esquece? Esse é o Mercado Central, hoje um dos principais pontos turísticos da capital e um espaço repleto de tradições, além de essencial para a história de Belo Horizonte. Com mais de 80 anos, desde a sua criação o mercado reflete aspectos culturais e sociais da identidade da cidade. Lá encontra-se de tudo um pouco, são cerca de 400 lojas que oferecem frutas, queijos, biscoitos caseiros, artesanato, cachaças, além de, uma gama de serviços.
Ao passar pelos corredores do Mercado Central não deixe de degustar comidas típicas ou saborear frutas pouco conhecidas pertencentes ao cerrado. É possível ainda assistir a manifestações artísticas, ver artesões criando novas peças, enfim, viver um pouco da atmosfera mineira.

É possível realizar o trajeto ao Mercado Central a pé, partindo da Praça Sete, no coração da cidade, está apenas a três quarteirões. Do mesmo modo, é possível realizá-lo a pé a partir da Praça da Liberdade, seguindo pela Av. Bias Fortes o Mercado Central está apenas a 1km

 

Entrada Gratuita
Av. Augusto de Lima, 744- Centro
Segunda a sábado, de 7h às 18h. Domingos e Feriados, de 7h às 13h.
Veja mais em www.mercadocentral.com.br

Ir Para Topo Da Página

 

 

Centro cultural Banco do Brasil - Roteiros turísticos em Belo Horizonte

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil, conta com uma ampla e dinâmica programação cultural, instalado em um prédio projetado em 1926, seu estilo é considerado eclético com influências neoclássicas e artdecó. O CCBB Belo Horizonte promove atividades nas áreas de artes plásticas, artes cênicas, música, programação educativa e conta com áreas para exposições temporárias. Além de aconchegantes ambientes de convivência, lazer, alimentação e loja para comercialização de produtos culturais.

 

Entrada gratuita
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
De Quarta a Segunda, das 9h às 21h (Fechado às terças-feiras)
Veja mais em www.bb.com.br/cultura 

Ir Para Topo Da Página

 

 

palácio da liberdade - Roteiros turísticos em Belo Horizonte

Palácio da Liberdade

Sede histórica do Governo do Estado o Palácio da Liberdade é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Uma das obras principais do conjunto arquitetônico da Praça da Liberade, o edifício foi palco de decisões políticas e sociais que marcaram a história do povo mineiro e brasileiro. A construção reflete a influência do estiloeuropeu na arquitetura da capital, podendo ser percebida através do estilo eclético e com predominância do neoclássico. Quanto à decoração, os estilos variam desde o Luis XV, ao mourisco e ao art nouveau. Como museu, são 30 cômodos que abrigam a exposição permanente “Palácio da Liberdade – Memórias e Histórias”, de Marcello Dantas, onde o público poderá conhecer seus salões, o piso em parquet, seus lustres de cristal, os painéis alegóricos, a beleza da escadaria principal vinda da Bélgica, o rico mobiliário e seu belo jardim.

 

Entrada gratuita
Praça da Liberdade, 680 – Funcionários
De Sábados, domingos e feriados -10h às 15h
Contato (31) 3217-9500

Ir Para Topo Da Página

 

 

Centro de arte popular - Roteiros turísticos em Belo Horizonte

Centro de Arte Popular

O Centro de Arte Popular Cemig é o espaço ideal para uma verdadeira imersão na nossa cultura de raiz. Espaço privilegiado de divulgação e apreciação da arte popular de todo o Estado de Minas Gerais. Por meio de suas obras, somos conectados às origens, histórias e crenças de um povo que traz nas mãos as referências de sua própria cultura. Um dos grandes destaques do museu é a sala Grandes Mestres. Neste único espaço, estão reunidas obras de grandes nomes como, GTO, Artur Pereira, Zefa, Zezinha, Placedina, Ulisses Pereira, Isabel Mendes e Noemiza.

 

Entrada gratuita
R. Gonçalves Dias, 1608 – Funcionários
3ª, 4ª e 6ª- 10h às 19h / 5ª- 12h às 21h / Aos sábados e domingos- 12h às 19h.
Veja mais em www.centrodeartepopular.mg.gov.br

Ir Para Topo Da Página

 

 

espaço do conhecimento UFMG - Roteiros turísticos em Belo Horizonte

Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes, contribuindo para o debate e a interlocução entre a academia e outros ambientes de formação. O Espaço abriga um moderno planetário, um terraço astronômico, e várias salas que mostram ao público, de uma forma interativa e lúdica, a criação do universo, a vida na Terra e o meio ambiente. Uma atividade que desperta a atenção é a simulação de como você seria caso tivesse as características físicas de outro grupo humano, a de um oriental, por exemplo.

 

Entrada gratuita
Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Terças a domingos- 10h às 17h / Quintas-feiras- 10h às 21h
Veja mais em www.espacodoconhecimento.org.br

Ir Para Topo Da Página

 

 

Memorial Minas Gerais - Roteiros turísticos em Belo Horizonte

Memorial Minas Gerais – Vale

Destacar o patrimônio cultural e histórico mineiro como importante fonte de experiências e emoções – esta é a proposta do Memorial Minas Gerais – Vale. Localizado na esquina da Alameda da Educação com a rua Gonçalves Dias, ao lado do Museu das Minas e do Metal, o espaço reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas, que instigam o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história e as características do Estado. A construção no estilo eclético, adotado para todos os prédios projetados pela Comissão Construtora da Cidade, foi inaugurada juntamente com a nova capital, em 1897. Nele encontram-se obras de artistas símbolos de Minas Gerais, como os sertões de Guimarães Rosa, os temas que inspiram Drummond a “não arte” de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado. Uma das atrações imperdíveis do memorial é a sala “História de Belo Horizonte” que narra a construção da cidade e algumas de suas lendas urbanas.

 

Entrada gratuita
Praça da Liberdade, s/nº – Funcionários
3ª, 4ª, 6ª e Sábados- 10h às 17h30 / Quintas-10h às 21h30
Veja mais em www.memorialvale.com.br

Ir Para Topo Da Página

 

 

Museu Mineiro - Roteiros turísticos em Belo Horizonte

Museu Mineiro

Seu riquíssimo acervo documenta, de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura do Estado. Atualmente, são mais de dois mil e seiscentos objetos, reunidos em trinta e seis coleções vindas de acervos particulares e de outras instituições. São pinturas históricas, achados arqueológicos, mobiliário, conjunto de moedas e de armas, imagens sacras, e equipamentos litúrgicos, datados dos séculos dezoito e dezenove. Ao visitar o Museu Mineiro não deixe de conferir as obras “A Má Notícia”, pintura de autoria de Belmiro de Almeida , bem como, os quadros do Mestre Ataíde, e a escultura de São Miguel Arcanjo atribuída a Joaquim José da Natividade.

 

Entrada gratuita
Avenida João Pinheiro, 342 – Lourdes
3ª, 4ª, 6ª- 10h às 19h / Quintas- 12h às 21h / Sábados e domingos- 12h às 19h
Veja mais em www.mmgerdau.org.br

Ir Para Topo Da Página

 

 

Museu das Minas e do Metal

Museu das Minas e do Metal - Roteiros turísticos em Belo HorizonteO imponente edifício do Museu das Minas e do Metal, popularmente conhecido como “Prédio Rosa” da Praça da Liberdade, abriga um importante acervo de duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia.Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, em sua fachada se destacam as grandes colunas avermelhadas, executadas em pedras de calcário corado, semelhante ao mármore. Outra grande atração são as pinturas decorativas parietais em estilo eclético, descobertas embaixo de até nove camadas de tinta durante a restauração para abrigar o Museu das Minas e do Metal. Colocando a metalurgia e a mineração sob uma perspectiva histórica, as 18 salas do Museu apresentam de forma criativa o fascinante universo dos metais, dos minerais e de seus componentes. São 44 atrações sobre o tema, sendo 11 instalações dedicadas às principais minas do Estado. Ao visitar o Museu das Minas e do Metal, não deixe de conferir a atração “Ouro”. Trata-se de um verdadeiro resgate do passeio de Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina à Mina de Morro Velho, em Nova Lima, feito em um elevador virtual que desce até 2.450 metros de profundidade na companhia dos ilustres monarcas.

 

Entrada gratuita
Praça da Liberdade, 680 – Funcionários
Terça a domingo- 12h às 18h / Quintas-feiras- 12h às 22h.
Veja mais em www.mmgerdau.org.br

Ir Para Topo Da Página

 

 

Casa Fiat de Cultura

casa Fiat de Cultura - Roteiros turísticos em Belo HorizonteA Casa Fiat de Cultura está instalada no Palácio dos Despachos, edifício que integra o conjunto arquitetônico e histórico do Palácio da Liberdade. A instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat, realizou completa revitalização do prédio, implantando a mais moderna tecnologia museológica. Considerada um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil, a Casa Fiat de Cultura destaca-se pelo alto valor histórico, artístico e educativo da sua programação. Além de grandes mostras inéditas reunindo acervos dos mais importantes museus e coleções do Brasil e do mundo, a instituição realiza, ainda, programa de palestras, sessões de cinema e atividades educativas, e destaca-se por oferecer experiências qualificadas e enriquecedoras para todos os públicos. Sempre com programação gratuita, entre seus objetivos, estão a valorização do patrimônio, a circulação dos bens culturais, a difusão das culturas brasileira e mundial, a formação de público e a ampliação do acesso às artes como forma de promover o desenvolvimento humano e social.

 

Entrada gratuita
Pça. da Liberdade, 10- Funcionários
3ª a 6ª-feira- 10h às 21h | Sábados, domingos e feriados- 14h às 21h
Consultor programação atual em www.casafiatdecultura.com.br

 

Para informações sobre as linhas de transporte público favor consultar o site da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte: www.bhtrans.pbh.gov.br

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

 

Veja também:

 

02. Rota Verde – Pampulha – Meio Período

03. Rota Niemeyer – Pampulha – Meio Período

04. Instituto Inhotim – Brumadinho – Um Dia

05. Rota das Grutas Peter Lund – Circuito das Grutas – Dois Dias ou Mais

06. Ouro Preto e Parque Estadual do Itacolomi – Dois Dias ou Mais

07. Rota Horizontes da Cidade – Serra do Curral e Mangabeiras – Meio Período

 

 

Maiores informações sobre o roteiro nos sites:
www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/roteiros

 

A iniciativa do Passaporte verde

Os Roteiros Passaporte Verde propõem um novo olhar sobre os destinos, um convite à explorar as cidades de uma maneira mais autêntica, através de experiências que possibilitam um contato maior com a natureza, degustação de pratos saborosos da culinária local em espaços especiais, vivenciar dias em meio às culturas tradicionais, descobrir e valorizar os Patrimônios Mundiais da Humanidade no Brasil, praticar o ecoturismo e o turismo de aventura nos parques, descobrir a cidade à pé, de bicicleta ou transporte público. Além de deixar benefícios para os locais visitados, você poderá descobrir os destinos de uma maneira diferenciada, fazer novas amizades e, principalmente, vivenciar experiências inesquecíveis. Veja mais em www.passaporteverde.org.br

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.


Confira outros roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil. Buscar por:

Estado ⇐                                   ⇒ Tipos de Turismo ⇐


 

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.