O que posso fazer? » Sistema de aluguel de bicicletas se espalha pelo Brasil

Sistema de aluguel de bicicletas se espalha pelo Brasil



Da próxima vez que for viajar pesquise se a cidade ou o hotel que você vai visitar possui um sistema de aluguel de bicicletas

 

 

O aluguel de bicicletas é um sistema em que nós, turistas ou moradores, podemos alugar bicicletas em um ponto da cidade e devolvê-lo em outro. Os preços do aluguel variam, e em alguns casos os primeiros 30 ou 60 minutos são gratuitos.

 

estação de aluguel de bicicletas

Estação no Rio de Janeiro

 

Esse sistema é uma ótima opção para conhecer as cidades mais de perto, passar por aqueles locais em que os carros não chegam…Ver além do que todos veem. E o melhor de tudo é fazer isso gastando pouco e diminuindo seu impacto na natureza.

 

Como contamos em nossa postagem Cidade Criativa, muitas cidades ao redor do mundo já possuem o sistema. É o caso de Paris, França, cidade em que, desde 2007, turistas e moradores já podem alugar suas bicicletas em mais de 750 pontos distribuídos pela capital.

 

Clique aqui e veja como funciona o sistema em Paris e no Rio de Janeiro.

 

No Brasil, o caso mais famoso é o do Rio de Janeiro, fruto de uma parceria entre o Banco Itaú e a Prefeitura da cidade. Por lá, já são mais de 60 estações de aluguel e devolução de bikes, e hoje, as famosas bicicletas laranjas já são vistas por toda a cidade. Veja aqui como funciona e quanto custa o aluguel de bikes no Rio de Janeiro. Em dez meses foram realizados nada mais nada menos do que 1 milhão de viagens com as laranjinhas.

 

Mas como falamos no começo do texto, o aluguel de bikes está se espalhando por todo o Brasil! A cidade de São Paulo, por exemplo, já conta com o BIKESAMPA, que disponibiliza mais de 300 bicicletas em mais de 30 estações. A previsão é ter mais de 100 estações até o final de 2012.

 

Em Dezembro de 2012, a cidade de São Paulo, também sancionou uma lei que obriga que todos os estacionamentos, públicos ou não, disponibilizem 5% de suas vagas para as bicicletas. Veja mais sobre a lei AQUI.

 

 

 

 

aluguel-de-bikes-sao-paulo-bikesampa

Estação Cinemateca de locação em São Paulo

 

Além do Rio de Janeiro e São Paulo, cidades como João Pessoa na Paraíba e Campinas, Sorocaba e Santos em São Paulo já adotaram o sistema.

 

Ainda na onda do incentivo ao uso de bicicletas, alguns hotéis, pousadas e resorts passaram a disponibilizar bicicletas para seus hóspedes como forma de incentivá-los a conhecer mais de perto a comunidade local e de evitar o uso de transportes que utilizem combustíveis derivados do petróleo. Essa é uma ótima forma de agradar seu hóspede e deixar seu empreendimento um pouco mais sustentável. É sustentabilidade pura!

 

Alguns hotéis cadastrados em nosso Portal já disponibilizam bicicletas para os hóspedes conheça algum deles:

 

pousada-tajmaua-visconde-de-maua-rio-de-janeiro

Pousada Taj Mauá

 

TajMaua, Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

 

Pousada dos Sonhos, Florianópolis, Santa Catarina

 

 

Verdegreen, João Pessoa, Paraíba

 

 

Então da próxima vez que for viajar pesquise se a cidade ou o hotel visitado possuem algum sistema de empréstimo de bicicletas! Sua viagem ficará muito mais completa e mais amiga da natureza.

 

Veja aqui outras formas para tornar sua viagem mais sustentável.

 

Clique aqui para ver outras dicas simples de sustentabilidade.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.