Temas Variados » Sítio Colina, uma grata surpresa no interior de Santa Catarina

Sítio Colina, uma grata surpresa no interior de Santa Catarina



acolhida-na-colonia_sitio-colina_presidente-nereu_propriedade

 

Depois de passarmos a noite no Sítio Vida Nova, nos dirigimos para o Sítio Colina, local onde almoçamos, conhecemos o sítio durante a tarde e no final do dia tomamos o sempre gostoso café da tarde.

 

 

-> Veja publicação sobre o projeto Acolhida na Colônia <-

-> Veja publicação sobre o Sítio Vida Nova <-

 

Logo na chegada ao sítio já fomos surpreendidos com a beleza do local, que possui um grande lago em frente a casa principal. O Sítio Colina é uma das poucas propriedades da Acolhida em que os filhos dos proprietários continuam na propriedade e, talvez por isso, tudo por lá é muito bem preparado para receber o turista. Afinal são mais seis mãos para ajudar o casal de proprietários.

 

 

 

acolhida-na-colonia_sitio-colina_presidente-nereu_passeio-a-cavalo

Passeio à cavalo

 

E como nos conta Cleiton, o filho mais novo, hoje não há porque eles saírem de lá, afinal eles trabalham com uma coisa que gostam, em um lugar muito bonito, têm acesso a internet, televisão e outras coisas e, quando querem, a cidade está ali perto.

 

Esse é um grande exemplo de um dos benefícios que o turismo pode trazer à estas propriedades de interior, onde normalmente os filhos estudam e vão para as cidades e os pais, com o passar do tempo, não tem mais condição física para trabalhar na lavoura e acabam vendendo a propriedade para grandes fazendeiros que trabalham com monoculturas.

 

 

 

acolhida-na-colonia_sitio-colina_presidente-nereu_estufa-de-fumo

Estufa de secagem de fumo desativada

 

Outro benefício que o turismo trouxe para esta família foi a substituição da cultura do fumo. Por lá, até pouco tempo atrás, toda a terra era ocupada pelo fumo, uma produção que traz malefícios para todos os envolvidos.

 

Por lá toda a família trabalhava no plantio e colheita do fumo, inclusive os três filhos. Como nos conta a mãe, o filho mais novo chegava a vomitar na roça, devido aos enjoos causados pelo contato com a folha verde do fumo.

 

-> Do Fumo ao Turismo. Uma mudança boa para a saúde a para a natureza <-

 

Cerca de 5 anos atrás, a propriedade foi procurada pela Secretaria do Turismo da cidade, que havia começado a desenvolver o projeto com a Acolhida na Colônia, e foi convidada a participar do programa. No início os turistas apenas iam passar o dia no sítio, já que o mesmo ainda não possuía quartos. Dois anos mais tarde os 05 quartos, com capacidade para receber até 16 pessoas foram construídos e o turista passou a ter a opção de se hospedar por lá, e assim conhecer com mais calma as belezas do lugar.

 

acolhida-na-colonia_sitio-colina_presidente-nereu_estrutura

 

Voltando a nossa visita, enquanto aguardávamos o almoço fomos conhecer um pouco mais da estrutura para receber os turistas. Com a ajuda do fundo Generosidade do Projeto Acolhida na Colônia, a família construiu uma estrutura anexa à casa da família com 05 quartos, banheiros e salão para refeições. Tudo muito bonito e mantendo o tema de fazenda, já que os quartos foram construídos no antigo rancho do sítio, fazendo com que os turistas sintam estar em uma verdadeira fazenda.

 

acolhida-na-colonia_sitio-colina_presidente-nereu_lampadas-de-garrada-pet

Lâmpadas de garrafa pet

Além da construção chamar a atenção por ser muito adequada para receber o turista e ainda manter um padrão rústico, foram usadas algumas práticas de sustentabilidade nos ambientes, como o uso de madeira em grande parte da estrutura, evitando o uso de cimento, a implementação de “lâmpadas solares”, em que garrafas pet são colocadas nos telhados e funcionam até melhor do que lâmpadas comuns e a conscientização para que os hóspedes adotem práticas sustentáveis durante a viagem.

 

No sítio ainda é realizada a captação de água de chuva, tratamento natural de esgoto com sistema de raízes, uso de lâmpadas econômicas, além de outras ações que podem ser vistas AQUI. Um exemplo para muitos empreendimentos.

 

-> Veja todas as ações socioambientais desenvolvidas no sítio Colina <-

 

Depois de conhecer as acomodações do sítio fomos almoçar com a família, e que família grande! Na mesa estavam o casal de proprietários, Claudio e Roseli, seus três filhos Clovis, Cleber e Cleiton e a namorada do filho mais novo, Beatriz. E para variar a comida estava muito boa! Nos deliciamos com arroz, feijão, verduras e legumes, costelinha de porco, carne de vaca e purê de mandioca.

 

acolhida-na-colonia_sitio-colina_presidente-nereu_familia-e-almoco

 

Depois do almoço, Clovis nos levou para conhecer um pouco mais do sítio. Por lá eles plantam de tudo, são mais de 25 variedades de produtos. Desde de legumes, verduras e frutas à grãos como feijão, milho e etc. E o principal é que tudo é orgânico! Fomos também conhecer os animais criados no sítio, são vacas, galinhas, porcos, cavalos, peixes e outros. Se hospedar no sítio Colina é poder ter contato com todas as coisas típicas do interior, é poder aproximar as crianças dos animais e da natureza e mostrar a importância dessas plantas para a vida de todos nós.

 

Além dessa aproximação entre os turistas e a vida na fazenda, o sítio oferece opções de trilhas e passeios a cavalo. Uma das atrações são as duas cachoeiras da propriedade, que são acessíveis por trilha de dificuldade média e em meio a mata fechada.  Pode-se também subir no alto do morro que existe na propriedade e ter uma vista panorâmica de toda a região. Tudo isso acompanhado pelos próprios moradores, que são os guias de lá!

 

acolhida-na-colonia_sitio-colina_presidente-nereu_cachoeiras

 

No final da tarde tomamos um belo café para recuperar as energias e saímos em direção a nosso próximo destino, onde passaríamos a noite, o Sítio Vô Bubi, em Vidal Ramos.

 

Fica nosso convite para você se hospedar e conhecer as belezas do Sítio Colina. Apesar de ser uma fazenda, eles tem uma estrutura muito boa e adequada para receber turistas, além de ter ótimas opções de passeios de turismo rural e ecoturismo.

 

 

 

acolhida-na-colonia_sitio-colina_presidente-nereu_visita-guiada

Visita guiada à propriedade

 

 

 

 

 

Veja as outras matérias sobre os roteiros da Acolhida na Colônia

 

 

 

O Projeto Acolhida na Colônia

Veja como começou e como funciona o Projeto Acolhida na Colônia

 

 

A produção do FUMO e seus malefícios

Como o turismo ajudou várias famílias a se livrarem das plantações de fumo

 

 

Sítio Recanto da Natureza

Pernoite e visita à propriedade que realiza produção para subsistência e para turistas

 

 

Sítio Walmeling e Sítio Vida Nova

Pernoite, visita à propriedade com foco na agroecologia e frutas orgânicas no sistema colhe e page

 

 

Sítio Vô Bubi e Sítio do Nono

Pernoite, trilha para cachoeira, visita ao engenho colonial, passeio de charrete e produção de flores.

 

 

Recanto Ecológico e Morada Ekoa

Pernoite, produção orgânica, turismo pedagógico, educação ambiental e trilha para praia.

 

 

Acolhida na Colônia – www.acolhida.com.br

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.