Temas Variados » Sitio Recanto da Natureza. Nossa primeira parada do roteiro pelo interior de Santa Catarina

Sitio Recanto da Natureza. Nossa primeira parada do roteiro pelo interior de Santa Catarina



acolhida-na-colonia_sitio-recanto-da-natureza_witmarsum_entrada

 

No final da tarde do dia 17 de janeiro de 2013, chegamos a Witmarsum, uma pequena cidade no interior de Santa Catarina, e de lá seguimos para a menor ainda Comunidade de Gnatental, a cerca de 12 km do centro da cidade.Mas não se assuste com os nomes, indo por Blumenau ou Rio do Sul, o caminho é bem tranquilo.

 

Na chegada ao sítio, logo depois de atravessar um caminho cercado de Araucárias (que são plantadas ali mesmo na propriedade), fomos recebidos por Edi e sua mãe, dona Emília, além dos quatro cachorros do sítio.

 

A propriedade faz parte do roteiro Acolhida na Colônia, da qual já falamos na matéria Acolhida-na-colonia-turismo-no-sul-do-brasil, e por esse motivo, tem toda uma estrutura adequada e preparada para receber o turista. Logo que chegamos fomos levados ao quarto em que dormiríamos aquela noite, uma construção que ficava em frente a casa principal, e conta com 3 quartos, banheiro, sala de estar e cozinha.

 

acolhida-na-colonia_sitio-recanto-da-natureza_witmarsum_plantacao-de-morangos

Morangos orgânicos

Tudo decorado de forma simples mas muito bonito e, principalmente, muito bem cuidado! Funciona como uma verdadeira pousada,com  estrutura apropriada, quartos e banheiros arrumados, toalhas disponíveis em cima das camas, roupa de cama lavada e perfumada.

 

Toda a adaptação do sítio para poder receber turistas foi feita com financiamento, sem juros, realizado pela Associação Acolhida na Colônia, que também oferece treinamentos, palestras e visitas técnicas.

 

Mas o grande diferencial da pousada é não parecer uma pousada, porque, apesar de toda a estrutura adequada para receber o turista, no sítio todas as refeições são realizadas junto com os moradores, em sua casa, acompanhadas de um ótimo bate-papo.

 

EM NOSSA LOJA você pode comprar artesanato, alimentos orgânicos ou provenientes de produção familiar, equipamentos para reduzir o consumo de energia e água, entre muitos outros
ecohospedagem.lojaintegrada.com.br

 

Além das refeições o turista pode conhecer também a propriedade, e ver da onde vem a maior parte dos produtos consumidos nas refeições. Por lá, Edi e dona Emília, que além de cuidarem da limpeza dos aposentos e de prepararem as refeições, cuidam também da roça e dos animais, de onde saem grande parte das frutas, verduras e grãos consumidos no sítio (Tudo orgânico!), além de ovos, leite e outros produtos.

 

acolhida-na-colonia_sitio-recanto-da-natureza_witmarsum_quarto-e-banheiro

 

Vale ressaltar que por lá, como na maioria das propriedades da Acolhida na Colônia, a maioria dos alimentos produzidos nas propriedades e consumidos pelos turistas são orgânicos.

 

Voltando a nossa visita, depois de acomodados fomos jantar. O prato do dia foi uma deliciosa torta de legumes acompanhada de queijo, linguiça, pão, geleia, nata e café com leite.  E durante o jantar pudemos descobrir um pouco mais sobre as duas moradoras.

 

acolhida-na-colonia_sitio-recanto-da-natureza_witmarsum_ervilhas

Visita à propriedade

Descobrimos, por exemplo, que depois do falecimento do marido de dona Emília, ela e sua filha Edi, teriam que deixar a propriedade e irem viver na cidade, pois as duas não dariam conta de sobreviver apenas do campo, já que não tinham condições físicas de cuidar de toda a produção necessária para seu sustento e para manter o sítio. Mas graças ao convite da Acolhida na Colônia e as facilidade oferecidas, mãe e filha, optaram por trabalhar com o Agroturismo, e hoje, apesar de ainda não sobreviverem apenas com o dinheiro do turismo, já têm mais de 50% de sua renda vinda desta fonte.

 

Um trabalho, segundo elas, mais leve e mais prazeroso. Além de cuidar da lavoura, dos animais e dos turistas, Edi e sua mãe também fazem geleias e licores com as frutas da propriedade e os vendem para os turistas.

 

Depois de uma noite muito bem dormida, sem nenhum barulho, exceto os sons da natureza, na manhã seguinte, aproveitando o belo sol que acabava de nascer, fomos conhecer a propriedade e vimos as plantações de morangos e amoras orgânicas, todo o tipo de verduras e legumes, vacas e galinhas, e muitas outras coisas produzidas por lá. Inclusive, na ocasião, vi pela primeira vez em minha vida, um pé de canela, árvore da qual a casca é seca e usada como a canela que conhecemos e que possui folhas com um agradável aroma de canela.

 

 

 

 

acolhida-na-colonia_sitio-recanto-da-natureza_witmarsum_janta

Comida caseira do interior!

 

No final da manhã partimos em direção a nossa próxima parada, o Sítio Warmeling, que oferece o curioso e diferente sistema de colhe e pague, onde você mesmo colhe suas frutas direto do pé. Mas isso é assunto para a próxima postagem.

 

Fica aqui nosso convite para que conheça o Sítio Recanto da Natureza e suas duas encantadoras proprietárias, Edi e sua mãe Dona Emília, e aproveitem para saborear uma bela comida caseira feita por Dona Emília ou um de seus bons, e quentes, licores! E não deixem também de conhecer um pouco mais a propriedade, e ver a diferença de cuidados que se deve ter com uma plantação orgânica de alimentos.

 

 

acolhida-na-colonia_sitio-recanto-da-natureza_witmarsum_horta-organica-e-araucarias

Horta orgânica e mini Araucárias

 

 

 

 

 

Veja as outras matérias sobre os roteiros da Acolhida na Colônia

 

 

 

O Projeto Acolhida na Colônia

Veja como começou e como funciona o Projeto Acolhida na Colônia

 

 

A produção do FUMO e seus malefícios

Como o turismo ajudou várias famílias a se livrarem das plantações de fumo

 

 

Sítio Walmeling e Sítio Vida Nova

Pernoite, visita à propriedade com foco na agroecologia e frutas orgânicas no sistema colhe e page

 

 

Sítio Colina 

Pernoite, visita à propriedade com foco na agroecologia, trilha para cachoeira e passeio a cavalo

 

 

Sítio Vô Bubi e Sítio do Nono

Pernoite, trilha para cachoeira, visita ao engenho colonial, passeio de charrete e produção de flores.

 

 

Recanto Ecológico e Morada Ekoa

Pernoite, produção orgânica, turismo pedagógico, educação ambiental e trilha para praia.

 

 

Sítio Recanto da Natureza – www.facebook.com/pages/Pousada-Recanto-Da-Natureza/ ou [email protected]

Acolhida na Colônia – www.acolhida.com.br

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



2 Respostas para Sitio Recanto da Natureza. Nossa primeira parada do roteiro pelo interior de Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.