O que posso fazer? » Sustentabilidade do começo ao fim de sua viagem

Sustentabilidade do começo ao fim de sua viagem



O primeiro passo para uma boa viagem é a escolha do roteiro. Este é o momento de saber qual tipo de emoção você está procurando, algo para relaxar? Um lugar para ficar próximo à natureza? Ou que tal um pouco de emoção? Prefere sol e praia?

 

flutuacao na rppn rio da prata, bonito, mato grosso do sulIndependente de sua preferência existem opções de roteiros e destinos que dão mais atenção ao meio ambiente e a comunidade local, veja em nossa página de Roteiros, quais as opções de destinos em todo o Brasil.

 

Depois de escolher seu destino chegou a hora de escolher onde se hospedar e que atividades fazer.Nessa hora é importante pesquisar quais empresas desenvolvem ações socioambientais, e realmente preocupam-se com o turista.

 

Lembre-se, uma empresa que tem a sustentabilidade inserida em sua estratégia, além de lhe proporcionar uma experiência muito mais autêntica e singular, também é garantia de um serviço de melhor qualidade, pois ela se preocupa também com o bem estar de seus funcionários, comunidade local e clientes.

 

Em nosso portal você confere quais hotéis possuem ações sustentáveis e quais são essas ações. Veja aqui.

 

Você também pode nos ajudar nessa luta, incentivando que empreendimentos que ainda não façam nada pelo meio ambiente e sociedade passem a fazê-lo! Você, amigo turista, pode imprimir (em papel reciclado!) um check list de algumas ações que podem ser implementadas nesses hotéis, e ser você mesmo um auditor da sustentabilidade! Veja aqui o check list.

 

E lembre-se, estando no destino, aproveite ao máximo as belezas da natureza e as singularidades da cultura local, mas preservando-as para seus filhos e netos poderem aproveitá-las daqui a 10,20 ou 50 anos! Veja algumas dicas simples:

 

Desligue da tomada! Desligue aparelhos eletro-eletrônicos da tomada e todas as luzes antes de sair de casa para viajar.

 

comercio local - feira turismo e sustentabilidade

Use baterias recarregáveis! É bom para o ambiente e para seu bolso. Elas custam mais caro, mas duram muito mais…É uma questão de inteligência!

 

Pague um preço justo! Barganhe com humor e lembre-se que uma pequena quantia economizada por você pode ser uma quantia significante para o vendedor.

 

Peça permissão antes de tirar fotos de pessoas e de suas casas e não sinta-se ofendido se estes negarem seu pedido.

 

Alugue carro apenas em último caso. Usando transporte público, bicicleta e caminhando você agride menos o ambiente e terá a oportunidade de conhecer mais de perto a cultura local.

 

Guias de viagem são boas fontes de informação, mas conheça profundamente o destino através de conversas com moradores, visitando locais fora do “eixo turístico” e criando seu próprio itinerário.

 

crianças indigenas turismo e sustentabilidadeDoe seu guia de viagem e brochuras já utilizados para outros turistas ou, quando possível, deixe-os em sua última acomodação.

 

Informe o responsável do hotel caso encontre vazamentos de água ou desperdícios de energia.

 

Dê preferência a vôos sem escalas e por companhias que possuem programa de neutralização de carbono.

 

Veja mais em nossas dicas da semana.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.