Temas Variados » Sustentabilidade não é só moda, é evolução.

Sustentabilidade não é só moda, é evolução.




Nos dias de hoje, tudo que vem a ser sustentável é considerado como moda. Porém, muito mais interessante do que estar na moda é tomar alguma atitude por algo que realmente faz sentido e que necessita da ajuda e empenho de todos.

Essa “moda” chegou ao turismo. E de boa forma. Hotéis de vários lugares do mundo resolveram tomar esse princípio sustentável como frente. Hoje, os que aderiram essa idéia vão muito além do fato de apenas receberem hóspedes: eles agregam algo ao mundo e a sociedade.

O Turismo sustentável, na verdade, é aquele que adapta todas as reais necessidades de um hotel aos padrões ecológicos e sociais. O hóspede, por sua vez, faz sua parte aceitando essas pequenas e necessárias mudanças para que possa contribuir de alguma forma com o nosso planeta.

hotel-raya-panarea-09_047

Hotel Raya

Certa vez, tive a oportunidade de me hospedar em um desses hotéis e pude sentir que estava fazendo alguma diferença. Ficar no Hotel Raya, que fica na pequena ilha de Panarea, na Sicília, fez eu perceber que pequenas atitudes como a fabricação própria do sabonete em barras, economia na lavagem de toalhas, piscinas com águas naturais e uso constante de materiais recicláveis e biodegradáveis, fizeram com que eu sentisse que eu estava valorizando de alguma forma, aquele tipo de turismo. Substituindo os hotéis exagerados e convencionais pelos sustentáveis.

O fato é que os hotéis ecológicos estão crescendo cada vez mais em nosso país e a melhor forma de prestigiá-los e incentivá-los é hospedando-se neles. Uma vez que passamos a comprar produtos que poluem menos a natureza, porque não usar serviços que acrescentam alguma coisa em nosso planeta? Afinal, está na moda! E que essa moda pegue…

Eduardo Bottene Virtuoso
www.eduardovirtuoso.com

 

eduardo-virtuoso

 

Nosso novo colaborador, Eduardo Virtuoso,é formado em Rádio e Televisão e em Fotografia. Tem como paixão viajar e fotografar. Como fotógrafo, apresenta uma síntese de imagens capturadas em viagens realizadas no Brasil e no Mundo. Fruto dessa paixão, lançou em 2011 o livro “Destino”, com cerca de 100 páginas que trazem fotos e relatos sobre suas andanças mundo afora… O livro pode ser visto em formato online no site

www.eduardovirtuoso.com

 

 

Comentários sobre este post? Clique aqui.

 

Participe de nosso fórum e de sua opinião sobre este e outros empreendimentos sustentáveis.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.