Melhores Práticas » Todas as boas práticas já publicadas no Portal

Todas as boas práticas já publicadas no Portal



 

Já são mais de dois anos de Portal EcoHospedagem, e nesses quase 26 meses já foram mais de 60 publicações apenas para mostrar boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas por empreendimentos que já visitamos.

 

E para os leitores novos, que começaram a nos acompanhar recentemente, dividido em duas matérias, iremos trazer algumas das boas práticas que já citamos no Portal. É nosso incentivo para que você hoteleiro, adote algumas destas práticas em seu empreendimento.

 

EM BREVE -> Segunda parte da matéria com as boas práticas de sustentabilidade já publicadas no Portal

 

Pousada Encantos da Terra – Móveis de Papelão

14/11/2013 – Que tal utilizar móveis de papelão em seu empreendimento ou casa? Eles são bonitos, modernos e ecológicos! Veja o exemplo da Pousada Encantos da Terra, que adotou esta solução para seu empreendimento.

 

Disponibilize artesanato local em seu meio de hospedagem

03/11/2013 – Que tal utilizar artesanato local para decorar seu empreendimento? E por que não criar uma espaço para vender os produtos de produtores locais? É uma forma de ajudar a comunidade local e ainda garantir que seu hóspede adquira produtos realmente autênticos.

 

BeeW Hostel – Bicicletas feitas de garrafa pet

22/10/2013 – Que tal utilizar bicicletas feitas de garrafa pet para alugar ou emprestar para seus hóspedes? Esta foi a opção encontrada pelo BeeW Hostel, localizado em São Paulo, como forma de agradar seus hóspedes e ao mesmo tempo ajudar a natureza.

 

Pousada Caraguatá – Empréstimo para funcionários

27/09/2013 – Empréstimos sem juros para colaboradores. A pousada Caraguatá, localizada na Ilha do Mel, possui uma política de fornecer pequenos empréstimos para colaboradores sem cobrar juros. Os empréstimos são pagos em pequenas parcelas descontadas dos salários dos colaboradores.

 

Cambará Eco Hotel – Hóspedes plantam mudas de árvores

16/09/2013 – Durante nossa visita ao Cambará Eco Hotel, nossa equipe participou da ação que incentiva os hóspedes a plantaram uma muda de árvore. Veja como funciona a atividade e quais os benefícios para o meio ambiente e para o empreendimento.

 

Pousada Villa Allegro – Chave eletrônica

03/09/2013 – A pousada Villa Allegro, localizada em Canela, Rio Grande do Sul, possui um dos mais modernos sistemas de economizador de energia para quartos. Veja como funciona, o custo do produto e onde comprá-lo.

 

Pousada Recanto da Lua – Conscientização para sustentabilidade

22/08/2013 – A pousada Recanto da Lua possui várias placas de conscientização que convidam e incentivam o turista a participar das ações sustentáveis da pousada. Afinal de que adianta seu empreendimento desenvolver várias ações socioambientais se o seu hóspede não fica sabendo?

 

Pousada Green – Mesas feitas de carretel

12/08/2013 – Transforme carretéis de fio elétrico em mesas! É uma ótima forma de evitar que esses produtos vão parar no lixo e ainda economizar dinheiro com a compra de uma mesa. Sem falar que ficam muito bonitos e modernos!

 

Pousadas da Ilha do Mel – Apoio as mulheres da comunidade

29/07/2013 – Durante nossas visitas a empreendimentos da Ilha do Mel, no litoral do Paraná, descobrimos que três, das quatro pousadas que visitamos, apoiam e participam diretamente do grupo Emilias, União das Mulheres da Ilha do Mel. Veja mais sobre o grupo.

 

Estalagem Taj Mauá – Reuso de garrafas de vidro

18/07/2013 – Pousada Taj Mauá transforma garrafas de vidro em lindos enfeites! Uma ótima forma de reutilizar esse material que iria parar em algum lixão e demorar milhões de anos para se decompor. Veja como foi feito.

 

Cambará Eco Hotel – Painel de sustentabilidade e culinária local

04/07/2013 – O Cambará Eco Hotel foi um dos hotéis visitados por nossa equipe que mais desenvolve ações de sustentabilidade, entre elas podemos destacar o painel de sustentabilidade na entrada do hotel e os pratos típicos da culinária local oferecidos no restaurante.

 

Pousada do Engenho – Iluminação Natural

21/06/2013 – A Pousada do Engenho, localizada em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, desenvolve boas ações de sustentabilidade. Entre elas podemos destacar o uso de luz natural em grande parte do empreendimento. Veja mais sobre esta ação.

 

Hotel Quinta do Bucanero – Suporte para tolhas feito em Bambu

10/06/2013 – A pousada Quinta do Bucanero, localizado na Praia do Rosa, em Santa Catarina, utiliza um suporte para tolhas feito em Bambu, reconhecido por ser umas das plantas de menor impacto da natureza.Veja mais sobre essa prática.

 

Sítio Colina – Lâmpada de garrafa Pet

28/05/2013 – A lâmpada de Pet produz iluminação muito similar a das lâmpadas econômicas brancas, com o benefício de não custarem quase nada, não gastarem energia e ajudarem a despoluir o meio ambiente! Veja como ela foi instalada no Sítio Colina.

 

Cambará Eco Hotel – Trilha guiada pela região

20/05/2013 – No Cambará Eco Hotel o proprietário do empreendimento leva, diariamente, turistas e crianças de escolas da região para realizarem uma visita guiada pela propriedade e arredores. É uma forma de conciliar o meio ambiente com a história e cultura da região.

 

Novotel Morumbi, Accor – Tratamento natural de esgoto

06/05/2013 – O Novotel Morumbi, da rede Accor de hotéis, trata 100% dos esgoto produzido por sua operação. Com investimentos de R$ 247.000,00 foi implantado um sistema que trata, de forma natural, os resíduos líquidos produzidos pelo empreendimento.

 

Cambará Eco Hotel – Lixeiras sem saco plástico e adesivos nos vasos

25/04/2013 – O Cambará Eco Hotel foi um dos hotéis visitados por nossa equipe que mais desenvolve ações de sustentabilidade, entre elas podemos destacar a não utilização de sacos plásticos nas lixeiras e o uso de adesivos indicando a vazão de água.

 

 

EM BREVE -> Segunda parte da matéria com as boas práticas de sustentabilidade já publicadas no Portal

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Tem uma boa prática? Conte para nós.

 

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.